Buscar

Prova estrutura e funcionamento da educação básica

Prévia do material em texto

Parte inferior do formulário
É incorreto afirmar que função da Educação Básica é:
Escolha uma:
A escola precisa instrumentalizar os alunos, dando-lhes as chaves de decifração do conhecimento.
Capacita-los a ler, interpretar, explicar, comparar, analisar, justificar, opinar, abstrair e extrair conclusões.
Sua função primordial é produzir o conhecimento de forma imperceptível. 
Transmitir o conhecimento, objetivar o desenvolvimento de habilidades cognitivas em seus alunos.
Questão 2
A escola deverá estabelecer os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum dos princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar, exceto:
Escolha uma:
A. A importância da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.
B. Em algumas escolas, deverá ser garantida a igualdade de acesso dos alunos a uma base nacional comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. 
C. As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas na interação entre os processos de conhecimento, linguagem e afetivos, como resultado das relações entre as distintas identidades dos diversos participantes do contexto escolarizado, através de ações Inter e intrassubjetivas.
D. As variáveis experiências de vida dos alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar, anuncia através de diversas formas de diálogo, devem contribuir para constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar atuações solidárias e autônomas de constituição de conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.
Questão 3
Os termos “jovens e adultos” no EJA indicam que:
Escolha uma:
A. Em todas as idades e época da vida é possível se formar. 
B. Não há necessidade de pressa para concluir a Educação Básica.
C. Quanto mais experiente para formar, melhor aproveitamento de estudos.
D. Deve respeitar o desejo dos cidadãos de estudar posteriormente.
Questão 4
Desde que a Educação de Jovens e Adultos passou a fazer parte constitutiva da Lei de Diretrizes e Bases tornou-se modalidade da Educação Básica e é reconhecida como direito público subjetivo na etapa do Ensino Fundamental. 
( V  ) A LDB, determina em seu artigo 37, o acesso do jovem e adultos à escola de modo a permitir o prosseguimento de estudos em caráter regular tendo como referência a base nacional comum dos componentes curriculares. 
( F   ) A oferta desta modalidade é opção dos poderes públicos na medida em que jovens e adultos queiram fazer uso do seu direito público subjetivo. 
(   V ) Eles devem ser avaliados de acordo com o Lei de 9394/96. 
( V  ) É importante que a realização dos exames sejam autorizadas, pelos órgãos responsáveis, em instituições oficiais ou particulares, principalmente credenciadas e avaliadas para esse fim. 
Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
Escolha uma:
A. V, F, V, V 
B. V, F, V, F
C. F, V, V, F
D. F, F, F, V
Questão 5
Sobre o Ensino Fundamental, podemos afirmar:
Escolha uma:
A. O Ensino Fundamental é obrigatório e gratuito nas escolas públicas. 
B. O ensino Fundamental é obrigatório, mas há uma ajuda financeira da família à instituição, mesmo nas escolas públicas.
C. O Ensino Fundamental é opcional aos pais e gratuito nas escolas públicas.
D. O ensino Fundamental é obrigatório, porém o aluno juntamente aos pais pode decidir a melhor data para início.
Questão 6
Os objetivos da educação podem ser considerados sob uma perspectiva genérica, de conteúdo ___ÉTICO________, relacionada com a sacralidade da pessoa humana, sua dignidade, sua situação ___PARTICULAR________ e histórica e suas exigências e peculiaridades. Esses últimos objetivos são contemplados na lei maior da educação brasileira: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº______9394/96____ que insiste especialmente na formação da cidadania, que é uma exigência democrática indiscutível, e na preparação para o trabalho voltada para a tecnologia e a produção modernas.
Complete a frase de acordo com as palavras correspondentes:
Escolha uma:
A. Ético, particular, 9394/96. 
B. Político, pública, 9394/96.
C. Político, financeira, 9496/94.
D. Ético, financeira, 9394/94.
Questão 7
A Educação Infantil é o primeiro nível da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos, considerando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social e completando a ação da família e da comunidade. Segundo o artigo 29 da LDB, é oferecida em dois níveis:
Escolha uma:
A. Creches para crianças até dois anos de idade; Pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
B. Creches para crianças até três anos de idade; Pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade. 
C. Creches para crianças até quatro anos de idade; Pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
D. Creches para crianças até três anos de idade; Pré-escolas, para crianças de cinco a seis anos de idade.
Sua resposta está correta.
Questão 8
A preparação básica para o trabalho terá como referência a mudança nas demandas do mercado de trabalho, dando importância ao desenvolvimento da capacidade de continuar aprendendo em todos os componentes curriculares, em consonância com os quatro pilares para a educação no século XXI.
Esses quatro pilares são:
Escolha uma:
A. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. 
B. Aprender a conhecer, aprender a ter, aprender a querer, aprender a ser.
C. Aprender a conhecer, aprender a ter, aprender a fazer, aprender a ser.
D. Aprender querer, aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a ser.
Sua resposta está correta.
Questão 9
Em se tratando da EJA (Educação de Jovens e Adultos) “Nada mais significativo e importante para a construção da cidadania do que a compreensão de que a cultura não existiria sem a socialização das conquistas humanas. O sujeito anônimo é, na verdade, o grande artesão dos tecidos da história.” Logo, não se deve confundir a noção de reparação com a de suprimento. 
Qual o parecer que expressa Sistemas provêm do grego “systema” e significa reunião, grupo, conjunto de elementos inter-relacionados. Para Dermeval Saviani, sistema é a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante.
I. A estrutura sistêmica máxima exige para seu bom funcionamento um conjunto de regras orientadoras, normatizadoras da vida em sociedade. Isso significa dizer que a base de sustentação do macrossistema vem traduzida na Constituição Federal.
II. Sistema educacional é o mais amplo de todos os sistemas existentes no tocante à educação, pois abarca processos de ensinar e de aprender que têm raiz na família, na escola, nos partidos políticos, na mídia, nas relações interpessoais, nas associações dos mais diferentes matizes.
III. Educação formal é aquela edificada dentro da instituição socialmente reconhecida como escola. O processo ensino-aprendizagem traduzido por esse sistema é obrigatoriamente sistematizado, ou seja, vem organizado dentro de parâmetros específicos encontrados no mundo da escola.
IV. O sistema de ensino pode ter uma composição múltipla, ou seja, admite-se a organização do sistema de ensino brasileiro em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de período de estudos, com base na idade, na competência e em outros critérios, sempre que o processo de aprendizagem assim recomendar. 
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:A. I e II estão corretas.
B. I , II e IV estão corretas.
C. Todas as alternativas estão corretas. 
D. II, III e IV estão corretas.
7) Em se tratando da EJA (Educação de jovens e adultos) “Nada mais significativo e importante para a construção da cidadania do que a compreensão de que a cultura não existiria sem a socialização das conquistas humanas. O sujeito anônimo é, na verdade, o grande artesão dos tecidos da história.” Logo, não se deve confundir a noção de reparação com a de suprimento. Qual o parecer que expressa a afirmativa acima?
a. Parecer CNE/CEB n° 4/98 
 b. Plano Nacional de Educação 10.172/2001 
c. Constituição Federal de 1988.
 d. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes