Buscar

Questionário Sociologia da Comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Elaborar e analisar de maneira mais adequada para os dias de hoje. O fundamental de todos autores visto é mostrar que existe uma linha de pensamento comum, ela aponta para 2 questões: de um lado a formação crítica do sujeito e do outro lado a formação ética.
Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	Qual das duas tendências apontadas oferece condições para análise da comunicação social no Brasil?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A análise crítica contemporânea.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: C
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	Qual seria a dimensão especial da comunicação social que constitui objeto central da SC?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
a construção intencional da comunicação ampliada.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: E
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	Segundo o que foi visto, qual seria o foco principal de estudo da SC?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Elaboração, recepção e efeitos sociais da indústria cultural.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: D
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	Sobre o conceito de sociedade de massas aponte a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Massa como uniformidade, não se aplica a uma sociedade individualista.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: A
	
	
	
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A comunicação de uma ordem real, ou a comunicação de uma sentença durante o período colonial, era feita com toda pompa, rufado de tambores etc. Qual sentido dessa prática?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Era demonstração de reafirmação do poder e não apenas a divulgação da informação.
	Feedback da resposta:
	R: C
Comentário: todo aparato que cercava a comunicação do rei e de seus mandatários com os súditos, durante o período colonial, demonstrava a importância e o poder do rei (e de seus mandatários). Todavia, esse processo de reafirmação do poder nas comunicações dos poderosos não se limitou ao período colonial: continua nos dias atuais como parte da apresentação pública do poder, em geral, das autoridades, quando se dirigem ao público.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As modalidades de discurso aparecem combinadas nos meios de comunicação. Nesse sentido, pode-se dizer que (aponte a alternativa correta):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Uma modalidade de discurso não substitui a outra, elas devem ser articuladas, dependendo da adequação ao conteúdo.
	Feedback da resposta:
	R: D 
Comentário: é importante ter claro que o texto não substitui a imagem, nem o som substitui os dois. A comunicação social, especialmente pelos meios de comunicação, combina as modalidades de discurso, obtendo assim maior penetração junto à recepção, mas essa combinação (articulação) depende da modalidade de conteúdo e, sobretudo, do público (recepção) a atingir.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As pesquisas de mercado e de opinião pública não se instalam por pressuporem um modelo de sociedade de massa, mas por estarem voltadas para caracterizar diferenças de toda sorte, além das de renda. Portanto, instala-se uma contradição entre a suposição de uma sociedade igualitária e homogênea e a ênfase na diferenciação? Como se resolve essa contradição no campo teórico e procedimental? Escolha a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
No campo teórico e procedimental do funcionalismo não se coloca contradição, mesmo porque a base da concepção teórica de sociedade é caracterizada pela possibilidade e pela expectativa de consumo; portanto, de inserção na sociedade de mercado.
	Feedback da resposta:
	R: C 
Comentário: para o funcionalismo, a homogeneidade da qual decorreriam as segmentações por renda, ou outras quaisquer, não consiste em uma situação real, mas em uma possibilidade e uma expectativa geral (social) para o consumo, ou integração na sociedade de mercado. Como essa “inclinação” é geral, ela constitui a base da “homogeneidade”, mas sempre como expectativa.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Como se explica a peculiar contradição entre homogeneidade e diferença instaurada entre a atuação dos meios de comunicação, que são de massa, e as segmentações da sociedade de consumo, fundadas na diferença? Escolha a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
A contradição é aparente, visto que os meios de comunicação devem ser considerados de massa pela amplitude de alcance das mensagens, mas elas mesmas estimulam e se apoiam na segmentação do consumo, portanto, na diferença.
	Feedback da resposta:
	R: D 
Comentário: os meios de comunicação são também suportes da sociedade de mercado ou de consumo. Consequentemente, operam ampliando a comunicação (e nesse sentido atuam como meios massivos), mas eles divulgam as diferenças de consumo e os valores implicados nessas diferenças (e nesse sentido estimulam a segmentação social, ou acentuam essa diferenciação).
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Do século XVIII aos meados do XIX, o capitalismo industrial, iniciado no Reino Unido, foi expandido, promovendo mudanças significativas na vida social em todo o mundo. Nas assertivas a seguir são apontadas algumas das mudanças sociais no período, as quais, numeradas, foram organizadas em conjuntos abaixo. Qual desses conjuntos compreende apenas assertivas verdadeiras para a sociedade brasileira?
I. As economias coloniais e nacionais são inseridas no circuito da produção e do consumo mundial, em condições diferenciadas.
II. O escravismo, que já era francamente condenado, foi abolido.
III. A hegemonia da ordem burguesa foi decididamente instalada, desbancando nobreza e clero dos centros de poder.
IV. As colônias se rebelam, alcançam autonomia política, ou se articulam com maior autonomia no âmbito dos impérios coloniais.
V. O eixo da vida social se desloca do campo para as cidades, centros políticos e da agricultura de exportação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 IV, V, I
	Feedback da resposta:
	R: D 
Comentário: por qual motivo o conjunto D é o correto? Porque em I, na expansão do capitalismo, no período em foco, realmente as economias coloniais foram inseridas no mercado internacional, em condições distintas (a economia brasileira se manteve com a agricultura de exportação, como café. Outros países desenvolveram, desde muito cedo, um setor industrial). Os EUA são um exemplo da afirmação em IV: eles alcançaram a autonomia política no século XVIII, mas se integraram na economia industrial e, mesmo rivalizando com o império inglês, realmente a vida social passou por deslocamento do âmbito rural para o urbano, acompanhando a industrialização, sendo o que afirma a proposição V.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Dos meados do século XIX para seu final, a sociedade se transformara sensivelmente, dada a expansão do capitalismo industrial. Algumas das tendências então instaladas são apontadas a seguir, mas quais delas podem ser aplicadas ao Brasil? Escolha um dos conjuntos citados nas alternativas.
I. As contradições entre capital e trabalho industrial dão origem a lutas sociais e também à formação das ciências sociais, que elegem como objeto essa gente que vive, trabalha, fala e escreve.
II. Contradições de interesse entre segmentos das elites tradicionais e delas em face do alcance do poder centralizador do Estado, provocam insurreições, revoluções e guerras civis em vários países, com abalos nos regimes políticos.
III. Grandes contingentes de população se tornam desnecessários às economias nacionais e se deslocam em fluxos imigratórios.
IV. A preservação da ordem interna e os interesses do capital internacional justificam a intensificação da participação de militares nas políticas nacionais.
V. A imprensa passou a constituir um espaço de debate filosófico, literário e científico, em acréscimo às notícias e às atualidades.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
 II, III, IV
	Feedback da resposta:
	R: B 
Comentário: os processos apontados no conjunto B são os que diretamente afetaram o Brasil, por exemplo: o século XIX presenciou várias revoltas resultantes das contradições entre interesses das elites, por exemplo, no Rio Grande do Sul; também no século XIX chegam ao Brasil as primeiras levas de imigrantes europeus e asiáticos (mas esse processo não aconteceu somente no Brasil); a participação dos militares na política, não somente no Brasil, adquire relevância no século XIX, não somente para a preservação da ordem interna, mas também como suporte de interesses do capital internacional, sendo a chamada Guerra do Paraguai um exemplo.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Entre as várias tendências da SC, há distinções de abordagem, mas qual o traço mais significativo que diferencia abordagens críticas e das consideradas não críticas? Aponte a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
A metodologia adotada na elaboração da análise, seja de fundo marxista ou não, é um traço significativo das abordagens críticas, enquanto o sentido pragmático está presente nas abordagens não críticas.
	Feedback da resposta:
	R: D 
Comentário: na medida em que as abordagens não críticas são voltadas para finalidades pragmáticas (aplicação), a preocupação central é voltada para os níveis de audiência e não para análise do conteúdo divulgado, ou para os reflexos desse conteúdo na sociedade.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Estas quatro imagens podem ser tomadas isoladamente ou em associação, como peças de comunicação que exemplificam modalidades de mediação. A seguir, há algumas alternativas nesse sentido. Quais delas estão corretas?
I- Sonoridade em imagem: figuras 1 e 2.
II- Sonoridade em imagem: apenas figuras 2 e 3.
III- Mediação simbólica, um mesmo significante para significados distintos: figura 1.
IV- Negação da realidade na representação por imagem: figura 4.
V- Associação de duas formas discursivas, produzindo o mesmo sentido: figuras 2 e 4.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Somente III e IV
	Feedback da resposta:
	R: C
Comentário: na figura 1, um mesmo significante: a palavra Reforma remete à Reforma Protestante (a cena de Lutero pregando as teses na porta da igreja) e para reforma (conserto e atualização do site). Na figura 4, a frase (“Isto não é um cachimbo”) alerta para o fato de a representação (imagem) do cachimbo não ser o objeto, negando a realidade da representação. A ilusão de que a representação seja a realidade é um recurso largamente utilizado na publicidade.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Nas alternativas seguintes, duas são centrais e básicas à elaboração da teoria crítica, nos moldes da Escola de Frankfurt, outras podem ser consideradas decorrentes, seja porque focalizam aspectos mais específicos, ou porque refletem posições de autores distintos, mas pertencentes à mesma corrente; mas uma está errada, qual é ela?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
A integração da produção cultural “de cima para baixo” implica intencionalidade política; portanto, nessa produção, o sujeito-consumidor é “rei” em suas preferências.
	Feedback da resposta:
	R: A
Comentário: na verdade, exatamente porque há integração “de cima para baixo”, o sujeito (aquele receptor de um conteúdo intencionalmente preparado) não é “rei”, mas objeto da comunicação. Logo, suas preferências são pressupostas e ele é levado a aceitar aquilo que é divulgado, sejam padrões de moda ou valores e atitudes, além de objetos.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Qual seria a dimensão especial da comunicação social que constitui objeto central da SC?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A construção intencional da comunicação ampliada.
	Feedback da resposta:
	R: E
Comentário: para a SC, a dimensão especial a ser estudada é exatamente o alcance social que adquire um conteúdo divulgado pelos meios de comunicação social, esse alcance (ampliação) vai se refletir em padrões, normas e mesmo valores correntes em uma dada sociedade. O fato de ele resultar de uma intencionalidade acrescenta a importância que assume a comunicação. 
	
	
	
Unidade II
Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	A aplicação da lógica social e econômica teria implicações na elaboração de conteúdo, em sociologia da comunicação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Sim, implicações econômicas (custos) estéticas (diagramação), estilo (ordem direta), publicitárias e de mercado.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: B
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	A construção da cidadania é um projeto de caráter político. Nesse caso, deve-se pensar que (aponte a alternativa correta).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Um projeto dessa natureza seria beneficiado, desde que o conteúdo fosse elaborado com tal finalidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: C
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	A indústria cultural brasileira tem controle ideológico e formou a cultura de massas, vulgar e simplificada?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A diversificação de meios afeta o controle ideológico e a massificação da cultura.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: C
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	O conteúdo da produção simbólica abrange:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Sentidos para objetos, práticas e valores para a vida individual e coletiva, modo de ver o mundo e o Outro.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: B
	
	
	
]
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A vivência da política constitui faceta da vida cotidiana, mas Baudrillard (1981) a considera em desaparecimento nas democracias contemporâneas, na medida em que o campo político passou a ser um espelho do econômico e as categorias com as quais se representava o político, como “o povo”, os “cidadãos”, “a vontade do povo”, a “classe”, o “proletariado” perderam o poder de representação, substituídas pelo comportamento do consumidor que manifesta sua escolha entre “produtos” similares ao votar em um candidato. Os meios de comunicação exerceram papel significativo na construção desse modelo. Nesses termos, quais das proposições a seguir focalizam corretamente aspectos da manifestação política na sociedade brasileira? Leia as proposições e escolha a alternativa que combina apenas as corretas.
I. Os festivais de música brasileira dos anos 60, originalmente programas de TV, deram início a esse processo de substituição da manifestação política por um comportamento de consumidor; no caso, preferência por um cantor ou ritmo.
II. A militância ativa de grupos (negros, gays, índios, mulheres) que representam “minorias” permanece como forma de manifestação política no seu sentido tradicional, embora não expressando a “vontade do povo” ou do “proletariado”, mas como processo de construção de uma plena cidadania.
III. Formas contemporâneas de comunicação virtual substituíram parcialmente as antigas modalidades de “atos públicos”, “comícios”, “passeatas” e “ocupações”, mantendo conteúdo e abrangência de manifestação política.
IV. A participação política deixou de ser importante para os jovens brasileiros na medida em que eles se tornaram responsáveis pelo próprio futuro de sucesso em uma sociedade competitiva e individualista como a brasileira.
V. Algumas tendências atuais da música popular brasileira e do cinema nacional, desenvolvidas por músicos, compositores e cineastas atuais, preservam o papel de peculiar expressão política, na medida em que focalizam o cotidiano da democracia à brasileira.
Resposta Selecionada:
	b. 
 II, III e V
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: II. Realmente, grupos ativos (minorias participativas, segundo Baudrillard) exercem a militância política de várias formas, inclusive inovadoras, exercendo ação significativa na construção da cidadania e dos direitos civis na sociedade atual. III. Redes sociais, e-mails e blogs são recursos utilizados como instrumentos de militância e mobilização, articulados às formas de manifestação política, especialmente passeatas, atos públicos e ocupações, isso tanto no Brasil como no exterior. V. Tendências musicais em vários ritmos e do cinema nacional mantêm como tema a análise das condições sociais brasileiras, exercendo papel crítico e de natureza política.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Como a comunicação de massa, na internet e nas redes sociais, pode implicar em individualização, alterando o sentido social das relações? Escolha a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
A internet e as redes sociais ampliaram o campo de expressão individual, uma informando e a outra criando um espaço ampliado de manifestação sobre vários temas, inclusive a manifestação política, mas o sentido social dessas relações não foi alterado, nem poderia ser.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: a modalidade de conteúdo da manifestação não foi alterada, porque a internet e as redes sociais não construíram outra sociedade, apenas abriram novos espaços de comunicação na sociedade humana, aproximaram ou distanciaram social e politicamente grupos e povos. Sem dúvida que essas formas de comunicação têm impacto sobre a sociabilidade, mas não foi inaugurado outro sentido para a sociabilidade humana.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Considerando a cultura de massas, aquela que circula pelos meios de comunicação de massa, coexistindo com as demais clivagens culturais, quais das proposições a seguir aplicam corretamente o conceito? Escolha a alternativa correta.
I. A imprensa foi o primeiro meio de comunicação a construir a cultura de massa, mas nem toda produção impressa, a partir do século XVI, pode ser considerada “de massa”.
II. Revistas são produtos da cultura de massa, portanto, um exemplar da Revista Illustrada, de O Malho, a IHGB (Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) e títulos como Veja, Bravo, Pato Donald, Boa Forma, dentre tantas outras são todas peças da cultura de massa.
III. A cultura de massa não teve seu início na imprensa, mas em uma modalidade particular de produção jornalística, os folhetins, a exemplo do Caderno B, do Jornal do Brasil, ou do Suplemento Mais!, do jornal Folha de S.Paulo.
IV. O surgimento da imprensa não marca o aparecimento da cultura de massa, ela se caracteriza a partir de uma modalidade particular de produção literária divulgada pela imprensa, o folhetim, a exemplo do romance “Meu destino é pecar”, de Suzana Flag.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 I e IV
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: a questão solicita a aplicação correta do conceito “cultura de massa” e apenas as proposições de números I e IV o fazem; as demais misturam indevidamente revistas de caráter científico (IHGB) com outras em HQ, outras destinadas a públicos específicos e ainda confundem encartes de conteúdo cultural, filosófico e literário, de elevado nível de elaboração com “folhetins”. Enfim, não é a modalidade de peça impressa (revista) que caracteriza a cultura de massa, mas a elaboração do conteúdo. A propósito, Suzana Flag foi pseudônimo de Nelson Rodrigues, famoso dramaturgo brasileiro.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O consumo apresenta certa complexidade quando alguém se dispõe diferenciar ou classificar modalidades. Nas alternativas de classificação a seguir, apenas uma está correta. Qual delas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O consumo simbólico abrange a formação ideológica e profissional.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C 
Comentário: o consumo simbólico implica apropriação de conteúdo simbólico, portanto, todo ensino e aprendizagem para formação profissional, aquisição de normas e práticas sociais, valores estéticos, éticos, morais e políticos podem ser considerados como formas particulares dessa modalidade de consumo.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O que significa dizer que as novas tecnologias de comunicação avançaram sobre o espaço da relação entre o Sujeito e o Outro, interferindo nos padrões de sociabilidade e mesmo estabelecendo novos? Examine as alternativas a seguir e escolha a que lhe parecer correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Significa dizer que as relações entre o Sujeito e o Outro foram instauradas no espaço virtual, segundo formatação e etiqueta adequadas a esse espaço, nessas condições e espaço, elas deixaram de ser propriamente sociais e pessoais para serem um arremedo, ou simulacro, preservando em parte o sentido e o poder das relações pessoais.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D 
Comentário: na verdade, as relações entre o Sujeito e o Outro no espaço virtual consiste de um arremedo de relacionamento social. Essa condição de simulacro é bem exemplificada pelo sexo virtual: o contato físico é imaginário, embora mediado pela visualização e pela sonoridade, não deixa de ser um sexo solitário.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os “estilos de vida” presentes na sociedade de consumo brasileira compreendem modalidades de consumo material e simbólico, abrangendo produtos, bens, valorações sociais, culturais, padrões, normas e expectativas de comportamento. Todos esses elementos aparecem reconstruídos nos meios de comunicação. Contudo, qual a lógica que preside essa produção e como pode ser compreendida? A seguir são apontadas algumas alternativas de resposta, escolha a que lhe parecer correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
A lógica social do consumo consiste de uma operação combinatória de elementos materiais, produtos articulados por valores culturais nacionais, regionais ou locais, além dos importados, em uma escala estética de felicidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: de fato, a articulação de produtos ao respectivo uso ou emprego se faz a partir de uma “adequação” peculiar, que constitui a lógica social do consumo. Essa lógica tem por finalidade última associar beleza à felicidade e, consequentemente, ambas ao sucesso. É fácil compreender que a escolha e a aquisição de uma roupa para uma dada ocasião são baseadas nesta lógica: a inadequação da roupa à ocasião produziria mal-estar e constrangimento; todavia, a lógica social do consumo não se aplica apenas a roupas, mas a todas as formas de consumo implicados nos chamados “estilos de vida”. Esse, aliás, é um recurso largamente utilizado pelos meios de comunicação.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Personagens, em seus “estilos de vida”, aparecem reconstruídos nos meios de comunicação e associados a produtos. Trata-se de um recurso publicitário, mas o que mais é possível dizer acertadamente sobre esse recurso? Escolha a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Ele reafirma as diferenças sociais e os valores presentes no cotidiano.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: na verdade, o recurso aponta diferenças sociais exercendo uma ação discriminadora, muitas vezes reforçando preconceitos. Enfim, não é um recurso “inocente”.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Quais as características do esvaziamento de formas, ou modelos, tradicionais de participação na política? Escolha a alternativa correta e verifique o resultado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
O comportamento de consumidor, escolhendo um nome, dentre outros, continua imperando, mas sendo esvaziado, visto que a cultura midiática abre outras
possibilidades de manifestação que estão sendo fortalecidas, inclusive com presença nos meios de comunicação.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: a presença de manifestação política no ambiente virtual é um processo acelerado e que tem tido seu alcance ampliado como “notícia” na grande mídia (imprensa, TV, internet). Dois exemplos relativamente recentes podem ser apontados: a “ocupação” de Wall Street por manifestantes contrários aos descaminhos do sistema financeiro nos EUA e os vídeos que circulam na internet contra ou a favor da construção da Usina de Belmonte, no Brasil. Nos dois casos (para não citar outros), a manifestação política combina formas tradicionais aos recursos de mobilização atualmente disponíveis.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Quais semelhanças e diferenças podem ser apontadas entre o modelo do capitalismo industrial dos anos 50 e 60 e o modelo atual de capitalismo? Para facilitar sua resposta, aponte semelhanças e diferenças em relação ao capital, aos processos produtivos, ao emprego e aos reflexos no padrão societário. Escolha nas alternativas a seguir a que lhe parecer correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
São dois momentos do mesmo modo de produção capitalista; portanto, desse ponto de vista não se registraram diferenças, contudo a formação do capital financeiro e o desenvolvimento de novas tecnologias de controle da produção e de circulação da informação possibilitaram a aplicação do capital em escala global e produção descentralizada, com impactos na queda do nível de empregos industriais e salários, dando origem a um modelo econômico excludente, apesar da ampliação do mercado consumidor.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: na caracterização do capitalismo como modo de produção, as condições em que se apresenta o fator trabalho assalariado é fator determinante. Logo, a diferir formas anteriores da atual modalidade de capitalismo a precariedade do fator trabalho humano e dos empregos representa um fator significativo. De outro ângulo, o predomínio do capital financeiro sobre o capital “de risco” (aquele do investimento na produção) é também um aspecto a ser considerado, por isso, a alternativa E é a correta.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Uma vez que em todas as sociedades há diferenças sociais, como é possível falar de identidade cultural? Essa palavra não seria aplicável apenas às sociedades igualitárias? Escolha a alternativa que corretamente responde às duas questões:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Identidade social implica a dimensão cultural e o reconhecimento dos indivíduos na pluralidade social e cultural abrangida.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D 
Comentário: identidade social não remete ao que seja “idêntico” ou igualitário, mas ao reconhecimento de um “comum partilhado” (cultura), em que pesem diferenças sociais e mesmo culturais. Nesse sentido, o conceito não é apenas um detalhe de natureza teórica, mas uma postura cujo valor é fundamental para a prática social em uma sociedade plural como a contemporânea.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes