Buscar

Trabalho Filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Além do material didático teremos como ponto de vista uma matéria intitulada “Empresários se reúnem com Temer e pedem jornada de trabalho de 12 horas por dia”, que se encontra disponível no site: < http://www.revistaforum.com.br/2016/07/08/empresarios-se-reunem-com-temer-e-pedem-jornada-de-trabalho-de-12-horas-por-dia/>. 
É comum ouvirmos das pessoas: não gosto de política, prefiro não me envolver com essas questões, todos os políticos são ladrões, sempre que um político aparece na televisão eu desligo a TV, horário eleitoral é uma coisa chata ou política envolve corrupção e desvio de verba.
No dia-a-dia, quando se fala de politica, geralmente se pensa nela como uma coisa ruim e distante, como se fosse assunto apenas para os especialistas ou políticos. Ou então até mesmo, pensamos que a politica só se restringe ao voto. A politica é tão presente na vida das pessoas que até quando você decide não participar quando você decide não participar da politica, você também esta agindo politicamente, pois está deixando que as coisas permaneçam do jeito que elas estão e não vê necessidade de mudança.
Assim, nós fazemos a politica, através da participação em associação, colegiado, partidos, manifestações e passeatas.
Desde 12 de maio de 2016 o nosso governo está sob o comando do Michel Temer. Ele assumiu interinamente o cargo de presidente da república, após o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff, em consequência da aceitação do processo de impeachment pelo Senado Federal. 
O cenário político de hoje anda muito agitado, jornalistas políticos nunca foram tão recrutados. A "política nossa de cada dia" vive dias conturbados. Fala-se em reformas, palavra como FORA muito utilizada e os ideais de filósofos antigos está cada dia mais atual. Busca-se na nossa constante evolução justiça, mas principalmente o entendimento para tanta corrupção. O que iremos fazer é analisar o perfil do politico brasileiro a partir da teoria filosófica. 
Não podemos começar um texto relacionado à politica sem antes entendermos o significado da palavra democracia. Regime ao qual estamos inseridos, um tipo de governo em que todos os cidadãos elegíveis podem participar da criação e desenvolvimento de leis, seja de forma direta, ou indireta – que é através de um representante que é eleito pelo povo. Esses eleitos ocupam os cargos públicos e de acordo com o senso critico brasileiro são os nossos políticos sendo assim as pessoas que fazem nossa politica. 
Ao fazer um comparativo entre a cidadania brasileira e a cidadania ateniense encontraremos semelhanças e diferenças. A nossa constituição da cidadania brasileira, por exemplo, tem sido elaborada através de um processo de avanços e recuos: se por um lado o século XX nos ofertou o direito de voto às mulheres e analfabetos, por outro a existência de práticas coronelistas como a “compra de votos” emperram o desenvolvimento de nossa cidadania em sua plenitude.
Em Atenas políticos são todos os cidadãos da cidade, mais claro que existiam um parlamento para selecionar pessoas que poderiam contribuir tanto com a melhoria da cidade quanto para as necessidades dos cidadãos. Pois a cada ano havia um sorteio para selecionar algumas pessoas para exercer uma função, onde com o seu conhecimento dava a sua proporção de ajuda para com o crescimento e desenvolvimento da sua cidade, mais o maior objetivo de todos os contribuintes independente do cargo ou setor era buscar melhoria para a população, que no ponto de vista político da época era ajudar a classe mais necessitada que com certeza corresponda à maioria e não a minoria. As decisões mais importantes eram tomadas pela Assembleia, composta por todos os cidadãos e realizada ao ar livre.
Uma diferença entre os cidadãos atenienses e os brasileiros, é que os atenienses buscam a melhoria não só pra si mais para todos os cidadãos, já a maioria do povo brasileiro buscam seus próprios interesses, independente se venha a causar problemas para o desenvolvimento e crescimento da cidade.
Sobre os questionamentos apresentaremos as principais ideias dos grandes filósofos a cerca do tema politica. Segundo Aristóteles, o ser humano é um animal politico por natureza por que além de saber diferenciar o bem do mal o certo do errado, ele também precisa da sociedade para que venha discutir seus planos onde com as diferenças de pensamentos possa chegar a uma conclusão e concluir seus projetos ou ideias. Além da convivência familiar onde passa a ouvir outras pessoas e também aprender com suas diferenças e maturidade. Direta ou indiretamente o ser humano participa das decisões de uma sociedade. 
Já segundo Platão a educação é essencial para o desenvolvimento do ser humano, buscando atrair as crianças desde o inicio para estimular a estudar, conhecer e praticar cada vez mais. Mas isso não depende só do aluno e sim também do estado proporcionando debates e conversações como forma de alcançar mais conhecimento. Para Platão os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida, onde a cada tropeço poderia haver um aprendizado para que não viesse ocorrer a conviver repetindo os mesmo erros. 
Trazendo esses pensamentos para os dias atuais e analisando o governo Temer, os questionamentos nos levam a pensar sobre o bem comum que não atende aos interesses dos menos favorecidos. Sempre se questionou sobre igualdades, mas sabemos que é uma luta constante. Na matéria citada fica bem claro que o governo tende a favorecer os empresários. As principais reformas propostas pelo governo podem trazer consequências graves para a nossa sociedade. A reforma trabalhista altera artigos da CLT, significa perda de conquistas. A reforma previdenciária impede o beneficio da aposentadoria, pois cria uma serie de condições inatingíveis para a grande maioria da população. São reformas que tem como função tornar precário o trabalho e retirar direitos sociais. Do ponto de vista de Platão em que estado e Educação deveriam andar de mãos dadas e pelo apresentado na matéria onde o governo esta buscando favorecer os empresários fica difícil acreditar que as ideias de Platão serão atendidas. 
A estratégia desenvolvida por Temer é a mesma da década de noventa: restringir recursos da educação, especialmente da superior, forçar a cobrança progressiva de serviços, transferir a gestão das instituições para fundações privadas até iniciar a cobrança de mensalidades. E assim partimos para analisar o pensamento de Maquiavel que diz que os fins justificam os meios. O nosso presidente esta querendo implantar no nosso País, onde a população está perdendo o que já conquistou há muito tempo atrás, e o governante tentando a qualquer custo implantar seus métodos para favorecer tanto a si quanto aos seus aliados, aproveitando o poder que foi constituído não pelo povo mais pela lei.
Karl Marx com sua teoria vem influenciando varias áreas até hoje, segundo ele, somente com a queda da burguesia é que seria possível a ascensão dos trabalhadores. No governo Temer o posicionamento é contrario ao Marxismo. Trata-se de um governo que pretende cortar investimentos sociais e eliminar direitos de forma a garantir que o grande empresariado nacional tenha seus interesses satisfeitos. Os dirigentes do país querem imputar aos cidadãos a conta da má gestão do dinheiro público e da corrupção, aumentando os impostos, alterando a idade mínima para a aposentadoria, cortando verba para os programas sociais como FIES e Bolsa Família e congelando o investimento na saúde e educação por 20 anos, como se ao longo desses anos o aumento da população também fosse ficar congelada. 
Segundo Foucault (1988), o poder é uma estratégia para alcançar um objetivo. Textos extraídos pela internet, manifestações organizadas via redes sociais são exemplos de alguns mecanismos de controle do poder. E esse poder hoje muda um rumo politico no país. O controle da opinião publica está nas mãos da publicidade em sua grande maioria. Com relação ao governo Temer se vê um compromisso com a justiça nas reações da mídia. A todo
tempo plantões, reportagens, entrevistas são abertas ao publico. O publico busca que a justiça seja feita, a corrupção seja sanada e os culpados sejam punidos.
 	Já se tratando da reprodutividade técnica da arte hoje está perdendo o sentido, embora estejamos mais críticos ainda somos facilmente alienados. Um produto precisa ser vendido, a propaganda é favorável, mas caso precise desviar o foco, criam outra situação que é ou aparenta ser mais grave.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais