Buscar

Evolucao do pensamento administrativo

Prévia do material em texto

Questionário 
Unidade I
Pergunta 1
 A Revolução Industrial foi fundamental para o surgimento das empresas modernas. O surgimento da eletricidade e do aço acelerou o processo de surgimento de novas máquinas naquele período, colaborando com o crescimento das empresas.   A Revolução Industrial proporcionou: 
 Resposta correta:	 c. Substituição do artesão pelo operário especializado. 
 Feedback da resposta:  
a Revolução Industrial foi o grande marco e decisivo momento para o surgimento de empresas. O artesão, antes o trabalhador que fabricava seu produto manualmente, viu-se obrigado a tornar-se um operário especializado nas empresas para sobreviver nesse cenário competitivo. 
 Pergunta 2 
A Teoria Geral da Administração (TGA) foi construída, ao longo do tempo, por várias correntes teóricas, cada uma dessas teorias propôs a sua visão baseada em estudos com foco em algum assunto ou tema. Essas escolhas constituem as variáveis básicas das escolas administrativas e são as seguintes: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. De acordo com a unidade vista, qual destas escolhas é a mais importante?   
 Resposta correta:	e. Todas têm o mesmo nível de importância, visto que se intercalam nas organizações o tempo todo.
Feedback da resposta: as tarefas são importantes, mas só fazem sentido se pessoas as estiverem desempenhando em uma estrutura, utilizando alguma ferramenta ou tecnologia dentro de um ambiente que influencia o trabalho. Tudo isso buscando a competitividade da organização no mercado. Portanto, todas têm o mesmo nível de importância. 
 Pergunta 3 
A administração envolve quatro atividades básicas: planejamento e tomada de decisão, organização, liderança e controle. As ações de um administrador seguem essa sequência (planejamento e tomada de decisão, organização, liderança e controle) sempre? 
 Resposta correta:	d. Nem sempre, visto que uma atividade pode ser realizada ao mesmo tempo que a outra, agindo de forma imprevisível. 
Feedback da resposta: devido ao significativo número de atividades realizadas por um administrador na organização, as atividades descritas podem acontecer ao mesmo tempo, na ordem normal ou de trás para frente, permanecendo imprevisível. 
 Pergunta 4 
Abrir a mente talvez seja a grande tarefa de qualquer ser humano em sua existência. Para o administrador, isso é tarefa fundamental no exercício de sua profissão. Quebrar paradigmas conforme visto nesta unidade significa:   
 Resposta correta:	c. Mudar a perspectiva conceitual sobre uma ótica já existente. 
 Feedback da resposta: mudar a perspectiva sobre um ponto de vista existente é fundamental para o administrador moderno. Significa inovar, estar aberto a desafios constantemente. 
Pergunta 5 
Certo em 2003 afirma: “Há semelhanças de funções em diferentes empresas, como atividades de planejamento, organização, influência e controle”. Essas funções descritas são comuns a todas as organizações?   
 Resposta correta:	a. Sim, são comuns mesmo em empresas diferentes.
 Feedback da resposta: as funções de planejamento, organização, influência e controle podem ser realizadas de diferentes formas, mas são funções comuns a todas as empresas. 
Pergunta 6 0 
Chiavenato considera o processo administrativo composto pelas funções: planejar, organizar, dirigir e controlar, utilizando os recursos disponíveis para conquistar os objetivos estabelecidos. Sobre o ato de administrar, é correto afirmar: 
 Resposta correta:	 c. Administrar é fazer as coisas por meio das pessoas. 
Pergunta 7 0 
Filósofos, organizações militares, Igreja, economistas e empreendedores colaboraram para a formação do conceito de administração. De que forma a Igreja colaborou com a administração? Resposta correta: b. A Igreja colaborou com a formação da hierarquia presente em sua organização, centralizada principalmente na representação de um cargo com poder maior. 
Pergunta 8 
Os administradores, de modo geral, precisam desenvolver competências que lhes permitam exercitar sua profissão. Um administrador precisa operacionalizar sua competência por meio de suas habilidades para que seja bem-sucedido. Esse conjunto é conhecido como habilidades administrativas básicas. Quais são as três habilidades conhecidas?   
 Resposta correta:	d. Habilidades técnicas, humanas e conceituais. 
 Feedback da resposta: As habilidades são: Habilidades técnicas: conhecimento técnico especializado, geralmente, voltado para engenharia, programação de computadores e contabilidade. Habilidades humanas: consiste em atitudes e comunicação no trabalho, trabalhar com pessoas. Habilidades conceituais: enxergar a empresa como um todo, ter visão sistêmica da organização. 
 Pergunta 9 0 
Uma organização pode ser representada por diversos departamentos, cada um com sua especialidade, sob a responsabilidade de um gestor ou gerente. Qual é a função de um gerente médio?   
Resposta correta:	a.  Gerentes em posição intermediária são responsáveis por outros gerentes. 
 Pergunta 10 
“O desempenho do administrador é a medida de quão eficiente e eficaz é o administrador, e da competência com que ele determina e alcança os objetivos apropriados” (STONER e FREEMAN, 1985). Segundo a unidade vista, o que significa ser eficiente e eficaz?   Resposta correta:	b. A eficiência é a maneira de fazer certas as coisas, a eficácia implica em escolher os objetivos certos. 
 Feedback da resposta: eficiência, segundo a determinação do autor, corresponde a realizar de maneira correta as situações que transcorrem no dia a dia, enquanto eficácia está intimamente ligada na escolha dos objetivos corretos a serem seguidos
Unidade II
Pergunta 1 
A abordagem clássica, pioneira na ciência administrativa, nasceu no século XX. A Revolução Industrial teve papel estruturado neste contexto. Desse período surgiram duas teorias, são elas:   
 Resposta Correta:	b.Escola da Administração Científica ocorrida nos Estados Unidos com Taylor e Teoria Clássica da Administração ocorrida na França com Fayol.
 Feedback da resposta: Comentário: em decorrência da Revolução Industrial, têm-se duas teorias ou escolas que surgiram nesse período: Taylor com a Administração Científica, nos Estados Unidos, e a Teoria Clássica de Fayol, ocorrida na França. 
Pergunta 2 
“Análise do estudo do tempo e dos movimentos, estudo da fadiga humana e divisão do trabalho e especialização do operário” são resultantes do estudo de qual período da teoria de Taylor?   Resposta Correta: a. Primeiro período chamado de Organização Racional do Trabalho. 
Feedback da resposta: Comentário: os estudos descritos correspondem ao primeiro período de Taylor, conhecido como Organização Racional do Trabalho. 
Pergunta 3 
A administração científica promoveu grande salto na produtividade das indústrias, mas também foi criticada por:   
 Resposta Correta:	d. Superespecialização do operário.
 Feedback da resposta: Comentário: a administração científica foi demasiadamente criticada, uma dessas críticas foi em relação a trabalhar com o operário somente em uma função, deixando-o superespecialista, perdendo, dessa forma, a visão geral de um processo. 
Pergunta 4 
Fayol desenvolveu sua teoria na França, dando enfoque para a estrutura organizacional. São seis funções, a saber. Qual delas é a mais importante de acordo com sua teoria?   
Resposta Correta:	e. Função administrativa.   
 Feedback da resposta: Comentário: função administrativa, que era o próprio ato de administrar, envolvendo toda organização, estando acima das cinco funções vistas. 
Pergunta 5 
Nas considerações de Fayol e por consequência em sua teoria da administração têm como precedentes considerar:   
Resposta Correta:	c. Administração como ciência. 
 Feedback da resposta: Comentário: na teoria de Fayol, uma de suas preocupações maiores estava voltada para afirmar a administração como ciência. 
Pergunta6 0 
A administração científica também foi elevada a críticas diversas. Sobre elas, é verdadeiro afirmar
Resposta Correta:	b. Teoria da máquina. 
 Pergunta 7 
Teoria humanística da administração: essa abordagem surgiu em 1932 nos Estados Unidos e focou a variável pessoa e teve seu principal representante Elton Mayo. Quem eram seus principais pesquisadores? 
 Resposta Correta: b. Seus principais pesquisadores eram psicólogos e cientistas sociais. 
  Feedback da resposta: Comentário: a base humanista desta teoria foi desenvolvida através de pesquisa realizada por psicólogos e cientistas sociais. 
 Pergunta 8 
 A experiência de Hawthorne foi desenvolvida devido ao governo americano estar preocupado com as condições de trabalho nas fábricas e a alta rotatividade. Essa experiência aconteceu em uma fábrica da Western Eletric, de 1927 a 1932. Qual foi a principal conclusão dessa pesquisa?   
 Resposta Correta:	c. O nível de produção mostrou-se resultante da integração social das pessoas no trabalho.     
Pergunta 9 
A abordagem neoclássica da administração surgiu em 1954, nos Estados Unidos, enfocando variáveis, tarefas, estrutura organizacional e pessoas. Peter Drucker é o principal representante. Essa teoria defende:   
Resposta Correta: b. Ênfase nos objetivos e nos resultados.   
 Pergunta 10 
A abordagem estruturalista é estudada por meio de duas teorias: a teoria da burocracia e a teoria estruturalista. De acordo com Chiavenato (2003), o modelo burocrático, baseado nas teorias de 1909, do sociólogo Max Weber, apareceu nos Estados Unidos, por volta de 1940. Essa teoria surgiu: 
 Resposta Correta:	d. Pela crescente expansão das empresas e cujas teorias anteriores não conseguiam atender mais. 
Feedback da resposta: Comentário: as teorias anteriores já não respondiam de forma plena o desenvolvimento e as necessidades da organização. Devido a esse fator, a teoria neoclássica ganhou espaço e se firmou como uma teoria importante nesse período.
Unidade III
A abordagem estruturalista da administração: a teoria estruturalista. Essa abordagem surgiu nos Estados Unidos em 1947. Sobre a teoria estruturalista, é verdadeiro afirmar: 
a. A tentativa dos estudiosos dessa teoria era relacionar a organização com o ambiente interno, assim, as pessoas passam a exercer papéis dentro da empresa. 
 b.  As relações formais e informais dentro da empresa passam a ser o foco de objeto de estudo.
c.  São estudados objetivos organizacionais que representam as intenções da organização na busca para compreender sua relação com o poder. 
d.  Baseado exclusivamente na estrutura de cargos e salários. 
 e.  Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
Feedback da resposta: No processo da teoria estruturalista, o ambiente externo passa a ser importante, assim como o ambiente interno com as relações entre os grupos formais e informais. 
 Pergunta 2 
A abordagem sistêmica da administração surgiu em 1951, nos Estados Unidos, e enfocou a variável ambiente. Essa ciência oferece sistemas de organização e de processamento de informações, um dos conceitos é o Output. Qual sua definição? 
a.  Tudo que recebe do ambiente.
b.  É o conceito de tudo que é executado internamente. 
c.  Tudo que o sistema produz do que recebeu do meio.
d.  Equilíbrio dinâmico da empresa que a mantém viva.
e.  É a energia que volta do ambiente externo e modifica alguma ação. 
Feedback da resposta: No conceito dessa abordagem, tudo funciona como um sistema de computadores e o termo Output significa saída das informações produzidas na organização para o mercado (meio externo). 
Pergunta 3 
A teoria comportamental é difundida até os dias atuais, mas seus métodos foram muito criticados. Uma crítica verdadeira a essa teoria é
a.  Abordagem pouco descritiva. 
b.  Ênfase exagerada nas pessoas. 
c.  Pouca ênfase no comportamento. 
d.  Considerou as pessoas muito diferentes uma das outras. 
e.  Todas as alternativas anteriores estão incorretas. 
Feedback da resposta: Na teoria comportamental houve uma ênfase muito grande no comportamento das pessoas no meio organizacional, o que ocasionou críticas intensas. 
Pergunta 4
 A teoria da contingência surgiu nos Estados Unidos, em 1972, seu enfoque foi nas variáveis ambiente e tecnologia. A tecnologia utilizada pela organização condiciona o modo como a organização monta sua estrutura. Nesse contexto, qual é a mensagem primordial dessa teoria? 
a.  Aceita princípios universais e definitivos. 
b.  Focaliza a organização de dentro para fora. 
c.  Foco nas pessoas. 
d.  Diz que nada é definitivo na administração, tudo depende das contingências. 
e.  Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
Feedback da resposta: A teoria contingencial relaciona o meio ambiente com a tecnologia presente nas organizações, porém ressalta que o ambiente na empresa está dependente das circunstâncias (contingências) que a empresa poderá sofrer. 
 Pergunta 5 
A teoria estruturalista foi bem aceita nos Estados Unidos, mas não ficou protegida das críticas. Qual sentença é verdadeira em relação às críticas nessa teoria? 
 a.  Única tendência teórica: foco na análise e na organização como um todo e nos seus conflitos. 
b.  Análise organizacional fechada: não se abre o foco para qualquer tipo de organização. c.  Consideram as organizações com diversas variáveis para facilitar a comparação entre as demais. 
d. Essa teoria desloca o foco que estava no indivíduo e no grupo para a organização como um todo e, mais recentemente, para a relação da organização com o ambiente. 
e.  Todas as críticas são verdadeiras. 
Feedback da resposta: Na teoria estruturalista, o foco é para a organização de forma sistêmica, não por departamentos isolados. 
 Pergunta 6 
Aparece no início dos anos 1960, com base em considerações sobre o homem, a organização e o ambiente, como um desdobramento da teoria comportamental em direção à abordagem sistêmica, essa é a Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Qual foi seu principal objeto de estudo? 
a.  Os líderes da organização e sua relação com o poder. 
b.  O clima organizacional da empresa e sua cultura. 
c.  Trabalhar com as críticas de comportamento das teorias anteriores. 
d.  Atuar principalmente na parte operacional da empresa. 
e.  Somente na cultura organizacional. 
Feedback da resposta: A teoria do desenvolvimento organizacional continuou os estudos comportamentais e sua relação no meio ambiente, focando principalmente o clima organizacional e a cultura da empresa. 
Pergunta 7 
Maslow apresenta uma explicação para os motivos que levam as pessoas a fazerem as coisas. Ele considera como necessidades primárias: 
a.  Necessidade de estima e social. 
b.  Necessidade de autorrealização e fisiológica. 
c.  Necessidade de segurança e estima. 
d.  Necessidade de segurança e fisiológica. 
e.  Apenas a necessidade fisiológica. 
 Feedback da resposta: São consideradas por Maslow necessidades básicas do ser humano: necessidades de segurança, sentir-se seguro em um ambiente qualquer, sem risco na integridade física, e fisiológica como sono, alimentação etc. 
Pergunta 8 
McGregor desenvolveu as teorias X e Y, ele propõe um modelo motivacional a partir de duas premissas. Quais são os princípios contidos na teoria Y? 
a.  As pessoas são preguiçosas e indolentes. 
b.  As pessoas são criativas e evitam o trabalho. 
c.  As pessoas são ingênuas. 
d.  As pessoas são competentes e evitam a responsabilidade. 
e.  As pessoas são criativas e competentes. 
Feedback da resposta: Na teoria de McGregor, a teoria X tem princípios contrários à teoria Y. Nesse sentindo, nas afirmativas, somente a última corresponde a competências positivas, pois as pessoas são criativas e competentes. 
Pergunta 9 
Na teoria da informação, temos o desenvolvimentode sistema que trata a questão da comunicação organizacional. Nesse sistema, temos o canal. Qual sua definição? 
a.  Canal são as ferramentas utilizadas para a transmissão de uma mensagem. 
b.  Canal é o responsável pela criação da mensagem. 
c.  Canal é o responsável pelo recebimento da mensagem. 
d.  Canal é todo tipo de ruído produzido durante a mensagem. 
e.  NDA.
 
 
 
 Feedback da resposta:
 No canal, temos ferramentas que transmitem uma mensagem, podendo ser via internet, vídeo, voz etc.
 
 
 
 Pergunta 10
 Talcott Parsons (in Chiavenato, 2003) indica uma nova nomenclatura para os níveis organizacionais já conhecidos. Qual nível corresponde à afirmação: “Encontram-se os diretores com a função de decidir”?
  
 a.  Nível gerencial.
 
 b.  Nível técnico.
 
 c.  Nível institucional.
 
 d.  Nível operacional.
 
 e.  NDA.
 
 
 
 Feedback da resposta:
 No nível institucional estão os profissionais que decidem os caminhos e as metas que a organização irá perseguir, geralmente, é composto de diretores e presidentes
Questionário Unidade IV
Pergunta 1
 Faz parte do planejamento a elaboração da estratégia para atingir o objetivo. Sendo assim, a estratégia é a maneira como a organização vai dispor dos recursos para atingir suas metas. Quais são os três objetivos organizacionais?
a. Presidenciável, por departamento e por função. 
b. Do grupo, individual e dos líderes 
c. Organizacionais, setoriais e individuais. 
d. Organizacional, presidenciável e setorial. 
e. NDA. 
Feedback da resposta: Comentário: os objetivos determinados no processo organizacional são os organizacionais (de toda a empresa), os setoriais (departamentos) e os individuais (cargo ou pessoa). 
Pergunta 2
 Temos diferentes estilos de estruturas organizacionais nas empresas: geográfica, funcional, matriz, entre outras. Existe a possibilidade de termos mais de um tipo de estrutura ao mesmo tempo? 
a. Não existe, cada empresa precisa adotar somente um tipo de estrutura. 
b. Sim existe, a estrutura mista. 
c. Sim existe, a estrutura por processos. 
d. Não existe, visto que a estrutura é determinada pelo tamanho da empresa. 
e. Todas as alternativas anteriores estão incorretas. 
Feedback da resposta: Comentário: a estrutura mista ou combinada permite que diversos estilos de estruturas possam ser combinadas, tudo depende do tamanho da organização e do seu estilo de atuação. 
 Pergunta 3
 A adhocracia ideal teria as seguintes características: equipetarefa temporária, autoridade descentralizada, responsabilidade fluida de trabalho, poucas regras. Qual a definição de adhocracia? 
a. Termo idêntico à democracia.
 b. Processo burocrático e centralizador. 
c. Estrutura montada para atuar na área comercial da organização. 
d. É uma estrutura montada dependente do tipo de tarefas a ser realizado. 
e. Todas as alternativas anteriores são verdadeiras. 
Feedback da resposta: Comentário: adhocracia é um termo contrário à burocracia, significa montar uma equipe temporária de acordo com uma demanda específica de trabalho. 
Pergunta 4 
 Adaptarse às mudanças ambientais, evitar repetição de erros, lidar com a complexidade empresarial e minimizar custos referemse a qual função do processo administrativo? 
a. Planejamento. 
b. Direção. 
c. Controle. 
d. Medição. 
e. Organização.
Feedback da resposta: Comentário: o controle permite corrigir erros nos processos anteriores de planejamento, organização e direção; com isso, os custos são minimizados. 
Pergunta 5
Este é outro fator fundamental para que haja sinergia na empresa, o que antes era um privilégio do topo da organização, atualmente temos visto uma distribuição maior de responsabilidades em todos os níveis hierárquicos. Estamos tratando de qual função? 
a. Mecanismos de coordenação. 
b. Direção e controle. 
c. Comunicação. 
d. Liderança. 
e. Autoridade e poder. 
Feedback da resposta: Comentário: autoridade e poder têm sido fundamentais nas organizações. Esse processo, se bem realizado, tem efeito extremamente benéfico para a organização, visto que cada um se sente dono de seu negócio. 
Pergunta 6 
Grupos segundo Robbins (2005): “Dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo”. O que são grupos formais? 
a. Grupos determinados pelos líderes somente. 
b. Grupos formados aleatoriamente por interesses em comum. 
c. Grupos determinados pela organização. 
d. Grupos da área de RH da empresa. 
e. NDA. 
Feedback da resposta: Comentário: os grupos formais são formados pela organização, por exemplo, grupo da área financeira, RH, logística, entre outros. 
Pergunta 7 
O desafio maior é garantir que todas as partes da empresa (departamento e pessoas) trabalhem em sintonia para obtenção harmoniosa dos objetivos. Chamamos esse processo de: 
a. Coordenação. 
b. Clima organizacional. 
c. Estruturar processos. 
d. Atingir metas. 
e. NDA.
 Pergunta 8 
Para que cada empregado possa realizar adequadamente seu trabalho, ele necessita de informações estruturadas, as informações: o que, como e quando fazer, referem se à:
a. Informação do líder. 
b. Informação técnica. 
c. Informação de coordenação. 
d. Informação de motivação. 
e. Informação de atitude. 
Feedback da resposta: Comentário: a informação técnica diz respeito ao trabalhador em direcionar o que é para ser feito, como deve ser feito e quando fazê-lo, norteando seu trabalho com precisão. 
Pergunta 9 
“Consiste em preparar a organização (empresa) para realizar o que foi determinado no planejamento”. Estamos tratando de qual função do processo administrativo
a. Planejar.
b. Organizar. 
c. Dirigir. 
d. Controlar. 
e. NDA. 
Feedback da resposta: Comentário: a segunda função do processo administrativo é a função de organizar as ações que foram determinadas no planejamento. 
Pergunta 10
 “É determinada pelos principais produtos e serviços que a empresa produz”. Que tipo de estrutura estamos tratando? 
a. Funcional. 
b. Geográfica. 
c. Por matriz. 
d. Divisional. 
e. Por cliente. 
Feedback da resposta: Comentário: estrutura realizada por produtos e serviços na organização, tipo de estrutura divisional.

Continue navegando