Buscar

Aula 3 Sistema Circulatório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. Glailson Marcus
Anatomia e Fisiologia Humana
Sistema Circulatório
Função
A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular. 
COMPOSIÇÃO
O sistema cardiovascular consiste no :
sangue, 
no coração, 
e nos vasos sanguíneos.
Circulação Pulmonar e Sistêmica 
Circulação Pulmonar - leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2).. 
Circulação Sistêmica - é a maior circulação; ela fornece o suprimento sanguíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células. 
SANGUE
O sangue é composto por uma parte líquida, o plasma, constituído de substâncias nutritivas e elementos residuais das reações celulares. O plasma também possui uma parte organizada, os elementos figurados, que são os glóbulos sanguíneos e as plaquetas. 
Cerca de 12 cm de comprimento, 
9 cm de largura em sua parte mais ampla e 
6 cm de espessura. 
Massa 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens adultos
Coração
Coração
1.1- Localização Anatômica
Apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo.
1- O Coração
1.2 – Camadas do Coração
a) Pericárdio: membrana que reveste e protege o coração.
Epicárdio: camada externa do coração. É a camada visceral mais interna do pericárdio seroso, e adere fortemente à superfície do coração.
Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, impulsione sangue para o interior dos vasos sanguíneos.
Endocárdio : é a camada mais interna do coração. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sanguíneos que entram e saem do coração.
O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através do óstio atrioventricular esquerdo onde localiza-se a valva bicúspide (mitral). O ventrículo esquerdo bombeia o sangue para Artéria Aorta. A valva aórtica impede que o sangue reflua para o coração.
1.3 – Câmaras Cardíacas : O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios (as câmaras superiores) recebem sangue; os ventrículos (câmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do coração.
Átrio Direito: recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O átrio direito é separado do esquerdo por uma fina divisória chamada septo Inter atrial.
Átrio Esquerdo: O átrio esquerdo recebe o sangue já oxigenado; por meio de quatro veias pulmonares. O sangue passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo, através da valva bicúspide (mitral).
Ventrículo Direito: O ventrículo direito forma a maior parte da superfície anterior do coração. A valva tricúspide serve para impedir que o sangue retorne do ventrículo para o átrio direito. A valva pulmonar impede que o sangue reflua da artéria pulmonar para o coração.
Ventrículo Esquerdo: O ventrículo esquerdo forma o ápice do coração.
1.6 – Ciclo Cardíaco
No ciclo cardíaco normal os dois átrios se contraem, enquanto os dois ventrículos relaxam e vice versa.
O termo sístole designa a fase de contração; a fase de relaxamento é designada como diástole.
Para que o coração seja eficiente na sua ação de bombeamento, é necessário mais que a contração rítmica de suas fibras musculares. A direção do fluxo sanguíneo deve ser orientada e controlada, o que é obtido por quatro valvas já citadas anteriormente: duas localizadas entre o átrio e o ventrículo - atrioventriculares (valva tricúspide e bicúspide); e duas localizadas entre os ventrículos e as grandes artérias que transportam sangue para fora do coração - semilunares (valva pulmonar e aórtica).
OBS.: As valvas e válvulas são para impedir este comportamento anormal do sangue, para impedir que ocorra o refluxo elas fecham após a passagem do sangue.
1.4 – Vascularização: A irrigação do coração é assegurada pelas artérias coronárias e pelo seio coronário. As artérias coronárias são duas, uma direita e outra esquerda.
1.5 - Inervação: A inervação do músculo cardíaco é de duas formas
a) Extrínseca : provém de nervos situados fora do coração;
Deriva do sistema nervoso autônomo, isto é, simpático e parassimpático.
Do simpático, o coração recebe três nervos cervicais e quatro ou cinco torácicos.
As fibras parassimpáticas seguem pelo nervo vago (X par craniano).
Fisiologicamente o simpático acelera e o parassimpático retarda os batimentos cardíacos.
b) Intrínseca: constitui um sistema só encontrado no coração e que se localiza no seu interior.
Também denominada Sistema de Condução do Coração.
É a razão dos batimentos contínuos do coração.
É uma atividade elétrica, intrínseca e rítmica, que se origina em uma rede de fibras musculares cardíacas especializadas, chamadas células auto rítmicas (marca passo cardíaco), por serem auto excitáveis.
	A excitação cardíaca começa no nodo sinoatrial (SA), situado na parede atrial direita. Propagando-se ao longo das fibras musculares atriais, atinge o nodo atrioventricular (AV), situado no septo inter atrial. Do nodo AV, o potencial de ação chega ao feixe de His ( conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos). Em seguida, o potencial de ação entra nos ramos direito e esquerdo, que cruzam o septo interventricular, em direção ao ápice cardíaco. Finalmente, fibras de Purkinge, conduzem rapidamente o potencial de ação, primeiro para o ápice do ventrículo e após para o restante do miocárdio ventricular.
	Átrio D	Nodo SA	Percorre miocárdio atrial D
Chega ao Miocárdio Atrial Esquerdo
Contração do Feixe de Hiss
miocárdio atrial	Nodo AV Fibras de Purkinge
Contração do miocárdio ventricular .
O coração
As arritmias se definem segundo a velocidade dos batimentos (freqüência cardíaca):
 FREQÜÊNCIA NORMAL: 50 a 90 batimentos por minuto (bpm).
 BRADICARDIA (arritmia lenta): menos de 50 bpm.
 TAQUICARDIA (arritmia rápida): mais de 100 bpm.
 O tipo mais grave é a FIBRILAÇÃO, quando se produzem batimentos rápidos e descoordenados.
Sístole é a contração do músculo cardíaco, temos a sístole atrial que impulsiona sangue para os ventrículos. Assim as valvas atrioventriculares estão abertas à passagem de sangue e a pulmonar e a aórtica estão fechadas. Na sístole ventricular as valvas atrioventriculares estão fechadas e as semilunares abertas a passagem de sangue.
Diástole é o relaxamento do músculo cardíaco, é quando os ventrículos se enchem de sangue, neste momento as valvas atrioventriculares estão abertas e as semilunares estão fechadas.
1.7 Vasos Sanguíneos
Formam uma rede de tubos que transportam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. Os vasos sanguíneos podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso:
Sistema Arterial: Constitui um conjunto de vasos que partindo do coração, vão se ramificando, cada ramo em menor calibre, até atingirem os capilares.
Sistema Venoso: Formam um conjunto de vasos que partindo dos tecidos, vão se formando em ramos de maior calibre até atingirem o coração.
VASOS  SANGUÍNEOS
Sistema Arterial: Constitui um conjunto de vasos que partindo do coração, vão se ramificando, cada ramo em menor calibre, até atingirem os capilares. 
Sistema Venoso: Formam um conjunto de vasos que partindo dos
tecidos, vão se formando em ramos de maior calibre até atingirem o coração.
Estrutura dos Vasos: 
1- Túnica externa: é composta basicamente por tecido conjuntivo. 
2- Túnica média: é a camada intermediária composta por fibras musculares lisas e pequena quantidade de tecido conjuntivo elástico. Encontrada na maioria das artérias do organismo. 
3- Túnica íntima: forra internamente e sem interrupções as artérias, inclusive capilares. São constituídas por células endoteliais. 
SISTEMA  ARTERIAL
Algumas artérias importantes do corpo humano: 
1 - Sistema do tronco pulmonar
2 - Sistema da artéria aorta (sangue oxigenado): 
1 - Tronco braquiocefálico arterial 
2 - Artéria carótida comum esquerda 
3 - Artéria subclávia esquerda 
O tronco braquiocefálico arterial origina duas artérias: 
4 - Artéria carótida comum direita 
5 - Artéria subclávia direita
Artérias dos Membros Superiores
ARTÉRIAS DOS MEMBROS INFERIORES 
SISTEMA  VENOSO
Algumas veias importantes do corpo humano: 
Veias da circulação pulmonar (ou pequena circulação): As veias que conduzem o sangue que retorna dos pulmões para o coração após sofrer a hematose (oxigenação), recebem o nome de veias pulmonares. 
VEIAS DA CABEÇA E PESCOÇO 
VEIAS DOS MEMBROS SUPERIORES 
VEIAS DOS MEMBROS INFERIORES 
SISTEMA LINFÁTICO
Apesar do sangue levar os materiais às células e remover todos os restos da atividade celular, ele não entra em contato direto com essas células. A comunicação entre o sangue e os tecidos é feita pelo sistema linfático. 
O fluído que deixa os capilares é quase idêntico ao plasma do sangue mas perde a maior parte de suas proteínas. Este fluído é um meio que banha todas as células e chama-se fluído intersticial, através do qual nutrientes, gases e resíduos são trocados entre o sangue capilar e as próprias células. 
SISTEMA LINFÁTICO
 Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais;
 Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório;
Produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
FUNÇÕES
SISTEMA LINFÁTICO
Grandes vasos linfáticos têm paredes um tanto
musculares, mas muito do impulso para o fluxo da linfa vem da contração de músculos próximos, tais como aqueles usados para respirar e andar. Como nas veias, a direção do fluxo é regulada por válvulas de passagem única. 
Os grandes vasos linfáticos são interrompidos periodicamente por estruturas chamadas nódulos linfáticos, Dentro do nódulo a linfa são ocupados com massas de células chamadas macrófagos, que são especializadas em digerir corpos estranhos. Nestes nódulos também são encontrados e produzidos os linfócitos. (Produzem células contra corpos estranhos) EX. Caxumba.
SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático inclui dois órgãos adicionais, o baço e o timo 
OBRIGADO!
NUTRICIONISTA: GLAILSON MARCUS SOEIRA FERREIRA
CRN - 15051
Email – Glamarcus@live.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais