Buscar

TRABALHO ESTUDOS DISCIPLINARES IV ENVIAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
TRABALHO DE GRUPO
ESTUDOS DISCIPLINARES IV
ED – A GEOGRAFIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICA
PROFESSORA: IVETE RAMIRES
 
 
 Trabalho apresentado à Universidade 
 Paulista – UNIP INTERATIVA, referente 
 ao curso de graduação em geografia,
 como um dos requisitos para avaliação
 da disciplina Estudos Disciplinares IV.
 
 
RAFAELA FEITOSA DAMASCENO RA: 1766485
POLO SENADOR CANEDO
2017
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1 OS “CONFLITOS” QUE PODEMOS DIAGNOSTICAR EM ÁREAS RURAIS OU URBANAS 
 Os problemas sociais sendo eles, rurais ou urbanos são cada vez mais constantes no território brasileiro, dentre os fatores relevantes, temos:
 
Segregação Espacial
 Algumas pessoas escolhem onde morar, outras moram onde conseguem, outras são empurradas para lugares menos valorizados na estrutura urbana (favelas, palafitas, comunidade). A segregação espacial, em verdade, representa a separação de classes, onde observasse cada vez mais uma cidade subdividida, com uma segregação social a partir de classes sociais no espaço, principalmente pela proliferação da violência e algumas mazelas sociais. 
 A criação de alguns condomínios esses por sua vez, mais homogêneos, quais representam a heterogeneidade do espaço urbano, onde temos uma classe social excludente, uma estrutura de sociedade subdividida bastante segregada, é notória que há uma exclusão social no espaço. De um lado, temos: favelas, bairros periféricos, etc. do outro temos condomínios de luxo.
 
 1.2 Lixo
 Em 2010, no Brasil, foi implementada a politica nacional de resíduos sólidos qual, a partir de 2014, deveria ser eliminado os lixões a céu aberto existente. Sabe-se que os lixões a céu aberto não são a melhor saída e nem tão pouco o melhor destino para nosso lixo, pois ocorrem proliferações de doenças, ratos, e insetos. Sem esquecer que milhares de pessoas em nosso País vivem ou se alimentam de lixo, infelizmente essa realidade é existente.
 A solução encontrada está na reciclagem de alguns materiais que podem ser reutilizados em outras formas, como: papel, o vidro e o plástico. Também poderia esta sendo utilizado o sistema de compostagem, quais, funcionariam da seguinte forma: as usinas poderiam decompor o material orgânico, transformando-os em nutrientes para o solo, adubos ou fertilizantes orgânicos. Outra solução seria o sistema de incineração, fazendo a queima de alguns materiais. 
 Uma solução interessante seria construir aterros sanitários, que por sua vez, seria um espaço (grande buraco) impermeável, onde se coloca uma camada de lixo, uma camada de terra, depois é compactado esse material, e, em sequencia repetindo o mesmo processo. Cabe lembrar que ao ser compactado esse material, o diminuiu o volume do lixo, em decorrência desse processo, surge alguns gases, quais, podem ser utilizados para gerar energia. Lembrando que a vida útil do aterro sanitário depende da conscientização da população para a reciclagem do lixo.
 Enquanto o lixo não for pensado como problema social urbano, ainda teremos muitos lixões a céu aberto, o problema do lixo começa a partir da industrialização dos nossos produtos de consumo, por tanto, tudo depende da consciência ambiental enquanto consumidor responsável.
1.3 Segurança Pública
 A luta por justiça é um dos conflitos que expressam a denuncia contra a violência, e apontam que se vive na cidade sob um arriscado mecanismo de insegurança. De um lado encontrasse moradores de periferia, que por diversas vezes são tomados por perigosos, que de uma forma em geral, dizimam parcela expressiva da juventude pela morte violenta. De outro lado, uma cidade que deseja proteção, muitas vezes alarmada pela criminalidade concreta.
 Infelizmente, observa-se que nas regiões ricas das cidades, o poder público tende a atender rapidamente as reivindicações, e solucionam os casos existentes com mais agilidade, e, em geral com amplas divulgações nas mídias. Enquanto a grande maioria das ocorrências provenientes das periferias fica sem solução. Dessa forma, pode-se afirmar que tal objeto urbano de conflitos, revela o caráter desigual das condições de vida a que são submetidos os moradores da cidade. 
 
1.4 Distribuição Igualitária de Terras ou Reforma Agrária 
 Toda a história do campo brasileiro foi marcada por dois elementos principais: expropriação e violência no campo. A luta pela terra, ou melhor, a distribuição de terra tem sido permanente e desigual desde que Cabral aqui chegou, no entanto, entre 1950 e 1964, têm-se maior incidência em reivindicações da reforma agrária ou reforma de base. Os Conflitos pela distribuição de terras não produtivas em prol de trabalhadores rurais de baixa renda deveriam ser amenizados através de políticas públicas, ou seja, o governo deveria desapropriar ou comprar as terras improdutivas dos grandes latifundiários, e redistribui-las para os trabalhadores rurais sem terra. Caberia também, ao governo, trazer infraestrutura e insumos para os camponeses, uma forma qual seria viável seria, através de financiamentos ou empréstimos a juros baixos para inicio dos respectivos trabalhos. 
 
1.5 Água
 
 Um dos maiores conflitos existentes na atualidade tanto no meio rural quanto nas grandes cidades, tem sido á falta de água. Com o problema de longos períodos de estiagem seguida de uma baixa nos reservatórios de água, agravasse o problema de abastecimento de água nas cidades, ocasionando caos com a falta de água e racionamento muitas vezes desleal de água, quais muitas vezes, os setores nobres dessas cidades são poupados de racionamento. Enquanto a maioria dos bairros e setores de classes baixa, sofrem por dias sem abastecimento.
 Na zona rural, os pequenos produtores sofrem com a falta desse bem precioso, ocasionando prejuízos nas suas pequenas plantações e criações, enquanto os grandes produtores rurais fazem muitas vezes reservatórios ilegais, através de represamentos ou irrigações nas grandes lavouras, esses últimos, passam muitas vezes por cima de leis de proteção ambiental. 
 
2 ACERCA DO DINAMISMO POPULACIONAL E OS FENÔMENOS QUE O ENVOLVEM
 A  variação na quantidade dos indivíduos de determinada população, chamasse, dinâmica populacional. Já o conceito de população, pode ser definido como o conjunto de pessoas que residem em determinado território, qual pode estar constituído em um território, um estado, um país ou mesmo o planeta. Essa população pode ser classificada ainda segundo sua, nacionalidade, cultura, atividade econômica (ativa ou inativa), local de moradia (rural ou urbana), enquanto seus respectivos comportamentos são traduzidos e estudados através dos "indicadores sociais", quais são estatística destinada a traduzir em uma grandeza quantitativa um conceito social abstrato e informar algo sobre certo aspecto da realidade social, como por exemplo, expectativa de vida, taxas de natalidade, mortalidade, índices de ocupação, entre outras variáveis.
 Em relação aos termos imigrantes, emigrantes e saldo migratório, o primeiro (Imigrante) se refere aos migrantes que chegaram a um determinado espaço, como Unidade da Federação, município, ou região. Emigrante se refere aos que saíram de um determinado espaço, como os citados. E o Saldo migratório a diferença entre os fluxos de imigrantes e de emigrantes, sendo queesse pode ser positivo, quando o primeiro é maior que o segundo, e negativo quando ocorre o inverso. 
 No Brasil, pode se afirmar que os movimentos migratórios ocorridos nos anos 60 e 70 da população rural em direção às cidades, talvez por essas estarem melhor equipadas para atender a população em geral se comparado às áreas mais isoladas e rurais. Ao mesmo tempo em que a qualidade de vida melhora, há uma diminuição na taxa de fecundidade, sendo um dos fatores, o aumento do efetivo de mulher no mercado de trabalho, quem sabe, esse fator é o mais importante para explicar uma considerável mudança na pirâmide etária nacional, onde se reduz consideravelmente o número de jovens, aumentando por outro lado o número de idosos.
 O deslocamento pendular é um fenômeno urbano concentrado em grandes cidades brasileiras. Sendo realizado por pessoas que trabalham ou estudam em municípios diferentes daqueles onde residem. 
 Cabe lembrar que os processos políticos, econômicos, sociais, culturais e biológicos influenciam na dinâmica populacional, que por sua vez, impacta a estrutura populacional em diferentes tempos e espaços, como também causam mudanças espaciais. E que a dinâmica populacional existente em nosso País não é homogênea nem no espaço e nem no tempo, e sim heterogênea, fazendo com que tenhamos diferentes dinâmicas populacionais e diversas mudanças socioespaciais, que por outro lado, é influenciada pelas dinâmicas territoriais, econômicas, políticas e sociais.
 
3 BIBLIOGRAFIA
GOULART, Mário . Dinâmica populacional brasileira . Disponível em http://ochoqueeletrico.blogspot.com/2008/11/dinmica-populacional-brasileira.html . Acesso em 21/06/2011.
ALVES, José Eustáquio Diniz . Mitos e Realidade da Dinâmica populacional. Disponível em http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/EDO-malthus8.PDF
OBSERVATÓRIO DE CONFLITOS URBANOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (ETTERN/IPPUR). Apresentação do site. Disponível em: http://www. observaconflitosrio.ippur.ufrj.br/ippur/liquid2010/liquid.html#8.

Outros materiais