Buscar

CCJ0041-WL-C-AMMA-15-Embargos Infrigentes e de Nulidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL
PROCESSO PENAL II
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
 
 
Embargos Infringentes e de Nulidade (Cabimento, Efeitos, Prazos, Legitimidade); 
Embargos de Declaração (Cabimento, efeitos do acolhimento, efeito da interposição do recurso e o prazo para outros recursos); 
Carta Testemunhável (Cabimento).
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE
 
Exercício suplementar da semana 13
 
Com relação aos embargos infringentes, assinale a opção CORRETA:
a) Tais embargos são cabíveis em relação a decisão não unânime proferida em habeas corpus.;
b) Esses embargos têm caráter pro e contra, isto é, podem ser interpostos pela defesa ou pela acusação, no prazo de 10dias;
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
c) A divergência nesses recursos pode ser apurada tanto em relação à conclusão do voto quanto em relação à sua fundamentação;
d) O relator e o revisor de tais embargos não podem ter participado do primeiro julgamento do réu.
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
É previsto no art. 609, parágrafo único, do CPP.
 
Pela sistemática do CPP, os embargos infringentes e de nulidade só podem ser interpostos em favor da defesa, ou seja, dois desembargadores decidem contra o réu e um desembargador decide em favor do réu. Mas, pela sistemática do CPP Militar, os embargos também podem ser interpostos contra a defesa, ou seja, dois desembargadores decidem em favor do réu e um desembargador decide contra o réu.
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
Os embargos são chamados de embargos infringentes quando a divergência se refere à questão de mérito. Os embargos são chamados de embargos de nulidade quando a divergência se refere à questão processual.
 
Os embargos infringentes e de nulidade devem ser interpostos no prazo de dez dias e devem ser dirigidos ao desembargador relator do acórdão recorrido, o qual fará o juízo de admissibilidade. A petição de interposição deve vir acompanhada das razões recursais. A outra parte, ou seja, a parte embargada terá dez dias para apresentar suas contrarrazões. Os autos serão distribuídos à câmara criminal distinta daquela que proferiu o acórdão recorrido. Outros cinco desembargadores devem julgar os embargos.
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
OBSERVAÇÃO
O art. 609, parágrafo único, do CPP, está localizado em capítulo do CPP que trata da apelação e do recurso em sentido estrito. Por isso, o entendimento majoritário é no sentido de que apenas a decisão por maioria proferida em julgamento de apelação ou de recurso em sentido estrito desafia os embargos. Mas a minoria afirma que qualquer decisão por maioria permite a interposição dos embargos (ex. decisão por maioria que não concede o habeas corpus). 
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
 
Caso concreto da semana 13
 
Mefistóteles foi condenado a 20 anos de reclusão pela prática de latrocínio. Na sentença condenatória, o juiz demonstra clara contradição entre as razões de sua fundamentação com sua decisão, principalmente ao acolher os depoimentos favoráveis das testemunhas de defesa bem como ao considerar boa a tese de desclassificação apresentada em alegações finais orais sob o argumento de violação de princípio constitucional (prova obtida por meio ilícito). Sabendo que a decisão foi prolatada em AIJ (audiência de instrução e julgamento), dia 03/06/2011 (sexta-feira), pergunta-se: 
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
a) Qual o instrumento cabível, no caso em tela, para obter o esclarecimento da contradição?
b) Qual o último dia para interposição do instrumento citado na questão anterior?
c) Sendo uma decisão condenatória, qual a data máxima para interposição de recurso de apelação, considerando a interposição do instrumento citado no item a acima?
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
Em primeira instância, os embargos de declaração são previstos no art. 382 do CPP. Em segunda instância, eles são previstos nos arts. 619 e 620 do CPP.
 
Os embargos de declaração buscam esclarecer a decisão embargada, quando nela houver ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão.
 
Eles podem ser interpostos no prazo de dois dias. São dirigidos ao próprio órgão que proferiu a decisão embargada. A petição de interposição deve vir acompanhada das razões recursais. Em regra, a outra parte, ou seja, a parte embargada não apresenta contrarrazões.
PROCESSO PENAL II
Aula Nº 15
Observação: 
Em casos excepcionais, admitem-se os embargos de declaração com efeitos infringentes, ou seja, permite-se que a declaração a ser realizada altere de forma significativa a decisão embargada. Neste caso, percebendo a possibilidade de conferir os efeitos infringentes, o julgador, antes de enfrentar os embargos, deve permitir que a parte embargada se manifeste.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais