Buscar

Avaliação II Gestão de Pessoas - 05/03/2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação II – Gestão de Pessoas – 05/03/2018
Prova: 6515791
1-Quando um indivíduo depara-se com a perspectiva de um novo trabalho, as reações são as mais diversas, dependendo das expectativas que ele tem sobre sua carreira. No momento que isso acontece, existe um trabalho organizacional interno para que a entrada deste indivíduo na empresa ocorra da melhor forma possível. Com relação às expectativas do colaborador e da organização e o sucesso desse relacionamento, classifique V ou F:
( F ) O processo de adaptação ocorre antes do processo de seleção, e seu objetivo é preparar o candidato para as entrevistas.
( V ) A socialização é a adaptação do novo colaborador ao ambiente organizacional e tem o objetivo de integrá-lo ao novo cargo, colegas e sistemas.
( V ) No programa de integração, geralmente é realizado um treinamento inicial que familiariza o colaborador com as regras, usos, costumes e estrutura organizacional.
( F ) O programa de integração deve ser realizado obrigatoriamente pelo Departamento Pessoal, como acontece na maioria das organizações.
2-Ao selecionar o candidato solicitado pela área da organização, uma das maiores características serem percebidas são as suas competências. Estas envolvem conhecimento, habilidade e atitudes. A partir desta ideia, analise as seguintes sentenças:
I-Analisar asa competências que o candidato oferece é importante para a verificação sobre quais investimentos e qualificação a organização terá que fazer. CORRETA
II-O conjunto de competências oferecidas pelo candidato é o foco do processo de integração. ERRADA
III-Contratar profissional que se ajuste o mais próximo possível do cargo a ser ocupado é um dos principais objetivos do processo de seleção de pessoal. CORRETA
IV-O processo de seleção deve acontecer com eficácia para que não haja reprocesso na contratação, evitando o desperdício de tempo e recursos. CORRETA
3-O conhecimento é um fator fundamental no treinamento e no desenvolvimento das pessoas na organização diante das mudanças. Com isso, elas aprendem a obter ideias, tomar decisões e principalmente aceitar as mudanças que acontecerão constantemente dentro das organizações. Com relação às mudanças através do treinamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Transmissão de informações.
II-Desenvolvimento de habilidades.
III-Desenvolvimento de atitudes.
IV-Desenvolvimento de conceitos.
( I ) Aumenta o nível de conhecimento das pessoas.
( II ) Facilidade nos manuseios das atividades e nas operações de equipamentos e ferramentas.
( IV ) Elevar o nível de desenvolvimento de ideias para auxiliar as pessoas a pensarem globalmente.
( III ) Cria condições positivas com relação ao comportamento das pessoas.
4- Uma prática ética e motivadora aos novos funcionários é a adoção de um programa de adaptação à nova empresa, pois a partir do momento da contratação, esta irá representar a nova realidade do colaborador. Sobre os principais métodos de adaptação e socialização organizacional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Conteúdo do cargo.
II-Equipe de trabalho.
III-Escolha de tutor.
IV-Programa de integração.
( IV ) É o método de integração mais formal no qual se realiza um treinamento inicial para demonstrar a cultura e a estrutura organizacional ao novo colaborador.
( III ) Relações de mesmo nível hierárquico, que facilita o processo de adaptação do novo colaborador na empresa.
( I ) É a organização das tarefas que o novo colaborador vai desempenhar no seu dia a dia.
( II ) É o elo entre o novo funcionário e o seu aprendizado sobre os procedimentos e cultura da empresa.
5-A integração e a socialização dos colaboradores são processos nos quais as pessoas se envolvem, por exemplo, com a compreensão e assimilação de determinados aspectos da organização. Tais processo têm se tornado cada vez mais, necessários para a adaptação dos colaboradores em suas tarefas. Sobre a socialização do profissional, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O candidato deve ser integrado no grupo apresentando sua experiência, iniciando com um teste de capacidade em resolver grandes problemas.
( ) A socialização e integração de novos funcionários é uma oportunidade para que as pessoas avaliem a empresa e apontem os pontos a serem melhorados.
( X ) A socialização tem o objetivo de criar um ambiente de trabalho favorável e receptivo durante e fase inicial do emprego.
( ) A socialização deve sempre ocorrer durante a seleção de candidatos, com jogos e dinâmicas avaliativas.
6- Para que uma empresa seja bem-sucedida, é necessário que haja um bom planejamento de pessoal. Esse planejamento está relacionado aos processos de recrutamento e de seleção. Sobre esses processos, classifique V ou F:
( V ) Algumas empresas pecam por realizarem o processo de recrutamento e seleção com urgência, pois a probabilidade de contratar um funcionário que não atende aos requisitos é maior.
( V ) A seleção é um processo de escolha, triagem. O seu principal objetivo é escolher a pessoa certa para ocupar o cargo em aberto.
( F ) A seleção é um processo que define quais pessoas são ideais para os cargos, com base em suas religiões e etnias.
( F ) Quando um candidato é selecionado pelo departamento de Recursos Humanos, tem-se, então, a certeza de que essa pessoa desempenhará bem suas funções e permanecerá no cargo por muito tempo.
7- Cada vez mais, é necessário que as organizações considerem o treinamento como um investimento e não como uma despesa. Para além do treinamento há o desenvolvimento das pessoas que visa à aprendizagem. Resumindo os principais assuntos referentes à essa temática, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Aprendizagem.
II-Treinamento.
III-Desenvolvimento.
IV-Educação.
( IV ) Ressalta as potencialidades do indivíduo, aquilo que o este carregas consigo a partir de herança cultural e experiência de vida.
( II ) É quando as pessoas buscam aprimorar as suas habilidades e conhecimentos que são relacionadas com o desempenho de suas tarefas.
( I ) Ocorre quando as pessoas adquirem novos conhecimentos, aumentando seu desempenho e adquirindo novas habilidades.
( III ) Conjunto de procedimentos sistemáticos, voltados para o futuro, com o objetivo de proporcionar a melhoria do desempenho e estão relacionados com os objetivos estratégicos das organizações.
8- Para a realização de uma pesquisa salarial é importante que as organizações façam um planejamento, estabelecendo um roteiro de trabalho, para que alcancem um resultado confiável. Quais os processos que são usados para o levantamento desse planejamento?
( ) Seleção de cargos, seleção do número de funcionários afastados, tabulação e análise dos resultados.
( ) Seleção de cargos, seleção dos valores salariais praticados, análise dos resultados e confecção do relatório.
( ) Seleção de cargos, verificação dos valores que o mercado paga e confecção do relatório.
( X ) Seleção de cargos, seleção de empresas participantes, coleta de dados, tabulação e análise dos resultados.
9- O processo de recrutamento e seleção de pessoas contribui para o correto preenchimento do quadro de funcionários da organização. Com relação aos critérios para a seleção de candidatos, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O recrutador deve observar cuidadosamente qual candidato reúne as características mais coerentes com o cargo a ser preenchido.
( F ) O recrutador deve sempre seguir a sua intuição para o processo de seleção.
( V ) Para um processo de seleção justo, é necessário estabelecer critérios para o preenchimento da vaga.
( V ) Todo critério de seleção deve ser validade em uma espécie de teste antes de ser aplicado oficialmente no processo de seleção.
10-Nas organizações, o treinamento é um meio para o desenvolvimento de competências nas pessoas, com objetivo de torná-las mas produtivas, criativas, inovadoras, logo, estas pessoas poderão contribuir de modo mais eficaz para atender aos objetivosda organização. E as organizações entendem que o treinamento é de fato uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. E para o treinamento e desenvolvimento das pessoas é preciso atuar em alguns conceitos, como aprendizagem, treinamento, desenvolvimento, educação. Sobre estes conceitos, analise as sentenças a seguir:
I-Aprendizagem: é a capacidade do indivíduo em fixar novos conhecimentos, habilidades e atitudes, que lhe permitem desenvolver um trabalho de uma nova maneira e comportar-se diferentemente frente a situações críticas. CORRETA
II-Treinamento é o conjunto de procedimentos sistemáticos de que se vale uma organização para promover a educação permanente de seus membros, de modo a aumentar a eficiência e a eficácia de seu desempenho profissional, contribuindo para a melhoria dos resultados empresariais. ERRADA
III-Desenvolvimento: é o desenvolvimento sistemático do padrão de conhecimento, habilidade e atitude, necessário para que um indivíduo desempenhe, de forma adequada, uma determinada tarefa ou serviço. ERRADA 
IV-Educação: é o processo de extrair, trazer, arrancar. Em outros termos, significa a necessidade de trazer de dentro para fora do ser humano as suas potencialidades interiores. CORRETA

Outros materiais