Buscar

Exercício de Contabilidade Avançada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIO DE CONTABILIDADE AVANÇADA
1) O processo mediante o qual os ativos e os passivos de sociedades controladas e controladora são somados e são eliminadas as operações entre tais companhias, mas estas continuam a existir juridicamente, é denominado
a) fusão
b) incorporação. 
c) combinação de negócios. 
d) consolidação de demonstrações financeiras. 
e) cisão. 
2) A estrutura conceitual do CPC, que estabelece os conceitos fundamentais da elaboração e apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos, visa:
a) prover uma base para o aumento do número de tratamentos contábeis alternativos. 
b) subsidiar os órgãos reguladores nacionais e internacionais na elaboração de normas contábeis.
c) auxiliar os responsáveis pela auditoria das demonstrações contábeis, melhorando a qualidade da auditoria feita nas empresas.
d) proporcionar aos interessados informações sobre o enfoque adotado na formulação dos pronunciamentos técnicos, das interpretações e das orientações.
e) subsidiar o Congresso Nacional no desenvolvimento de novas leis.
3) Com base na NBC TG 36 (R3) – Demonstrações Consolidadas, analise as afirmativas, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
( ) A controladora deve elaborar demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. 
( ) A controladora deve apresentar as participações de não controladores no balanço patrimonial consolidado, dentro do patrimônio líquido, separadamente do patrimônio líquido dos proprietários da controladora. 
( ) Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.
a) V, V, V 
b) F, V, F 
c) V, F, V 
d) F, F, F 
4) A respeito de escrituração e contabilização de operações contábeis, julgue o item.
Na existência de filiais, as contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem como entre estas, devem ser eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis da entidade.
( ) Certo ( ) Errado
5) Com relação à consolidação das demonstrações financeiras, assinale a alternativa incorreta.
a) Exige-se que a entidade (controladora) que controle uma ou mais entidades (controladas) apresente demonstrações consolidadas
b) A controladora deve elaborar demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares
c) A controladora deve apresentar as participações de não controladores no balanço patrimonial consolidado, dentro do patrimônio líquido, incluso no patrimônio líquido dos proprietários da controladora
d) Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fuxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica
e) A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida
6) As transações com partes relacionadas e saldos existentes com outras entidades de grupo econômico devem ser divulgados nas demonstrações contábeis da entidade. Com base nestas transações, analise as afirmativas abaixo e coloque V para Verdadeiro e F para Falso e assinale a alternativa com a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Parte relacionada é a pessoa ou a entidade que está relacionada com a entidade que está elaborando suas demonstrações contábeis. 
( ) A participação de controladora ou controlada em plano de benefícios definidos que compartilha riscos entre entidades de grupo econômico é considerada uma transação entre partes relacionadas. 
( ) Os itens de natureza similar podem ser divulgados de forma agregada, inclusive quando a divulgação em separado for necessária para a compreensão dos efeitos das transações com partes relacionadas nas demonstrações contábeis da entidade. 
( ) Se a entidade tiver realizado transações entre partes relacionadas durante os períodos cobertos pelas demonstrações contábeis, a entidade deve divulgar a natureza do relacionamento entre as partes relacionadas, assim como as informações sobre as transações e saldos existentes, incluindo compromissos, necessários para a compreensão dos usuários do potencial efeito desse relacionamento nas demonstrações contábeis.
a) V, F, V, F 
b) F, V, F, V 
c) F, F, V, V 
d) V, V, F, V 
e) V, V, F, F 
7) As Demonstrações Contábeis são fundamentais para os seus usuários, pois 
a) não diz quanto a empresa vale, nem se está dando lucro.  
b) fornecem os conteúdos mais variados possíveis para o fisco. 
c) fornecem as diretrizes e os procedimentos para os registros contábeis.  
d)  não fornecem informações para a tomada de decisões.  
e) fornecem uma visão da situação da empresa. 
8) No que concerne à consolidação de demonstrações contábeis, assinale a opção correta.
a) Os lucros a realizar reconhecidos no passivo da investidora decorrentes de transações entre investidora e investida não serão eliminados.
b) Sociedade com investimento em sociedade coligada avaliada pelo método da equivalência patrimonial consolida as demonstrações contábeis.
c) O dividendo a receber da investida reconhecido no ativo da investidora não deve ser compensado com o dividendo a pagar para a investidora reconhecido no passivo da investida.
d) O ganho resultante da venda de terreno da investidora para a investida que estiver reconhecido no ativo da investida permanecerá no balanço patrimonial consolidado.
e) Devem ser eliminados o valor contábil do investimento da controladora na controlada e a parte dessa controladora no patrimônio líquido da controlada.
9) Julgue o item a seguir, relativos à consolidação das demonstrações financeiras.
A obrigatoriedade de consolidação das demonstrações contábeis está diretamente associada ao controle que uma empresa investidora exerce sobre uma empresa investida. 
( ) Certo ( ) Errado
10) Se uma entidade de investimento controlar outra entidade de investimento, a controladora deverá consolidar as demonstrações contábeis da controlada.
( ) Certo ( ) Errado
11) A CIA aberta que tiver mais de 30% do valor do seu patrimônio líquido representado por investimento em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, 
a) as demonstrações Separadas. 
b) as demonstrações Consolidadas. 
c) a demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
d) a demonstração do Valor Adicionado.
e) a demonstração Complementar.
12) Julgue o item a seguir, relativos à consolidação das demonstrações financeiras.
Ao apurar os lucros no exercício, exceto aqueles computados no resultado abrangente, a entidade que reporta a informação contábil deve atribuí-los aos proprietários e às participações de não controladores.
( ) Certo ( ) Errado
13) Os balanços patrimoniais da Cia. Léo e da Cia. Virgo, referentes ao exercício findo em 31.12.X0, estão representados a seguir:
	Disponível 30.0,0 120.0,0
	
	Duplicatas a receber 70.0,0 380.0,0
	
	Estoques 40.0,0 20.0,0
	
	Investimentos na Cia. Virgo 240.0,0 -
	
	Imobilizado 60.0,0 150.0,0
	
	Duplicatas a pagar 80.0,0 150.0,0
	
	Empréstimos 340.0,0 30.0,0
	
PASSIVO Cia. Léo Cia. Virgo D C Consolidado
Informações adicionais:
a) A Cia. Léo é controladora da Cia. Virgo, possuindo 60% das ações da controlada; b) O investimento na Cia. Virgo é avaliado pelo método de equivalência patrimonial.
Logo, o valor total do Ativo no balanço Patrimonial consolidado das duas companhias é:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais