Buscar

DIREITO PENAL I avaliando aprendizado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
	Avaliando Aprend.: CCJ0007_SM_201510759417 V.1 
	Aluno(a): CRISTIANO DE OLIVEIRA CASTANHEIRA
	Matrícula: 201510759417
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	27/11/2016 19:43:40 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201510855601)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Antônio, funcionário público, ao sair da repartição que trabalha, esqueceu a porta aberta e naquela noite houve um furto no local. Na apuração do prejuízo, constatou-se que furtaram apenas dois computadores. Antônio foi processado pela prática de peculato culposo, sendo que antes da sentença irrecorrível, reparou o dano. Diante da situação hipotética narrada, pode-se dizer que Antônio:
	        Peculato culposo
        § 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem:
        Pena - detenção, de três meses a um ano.
		
	
	Terá sua pena diminuída por força de causa geral de diminuição de pena
	
	Sua conduta torna-se atípica por força do arrependimento eficaz
	
	Terá sua pena diminuída por força de causa especial de diminuição de pena
	 
	Haverá punição, pois ele era garantidor e tinha o dever de agir para evitar a ocorrência do resultado. A reparação do dano é uma circunstância atenuante da pena
	 
	Terá sua punibilidade extinta, por força de regra especial contida no Código Penal
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201511494912)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Caio pratica atos de execução do crime de homicídio. No entanto, antes de ocorrer a morte, impede que o resultado se produza. A conduta descrita configura:
		
	
	desistência voluntária.
	 
	arrependimento eficaz.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	arrependimento posterior.
	
	tentativa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201511594231)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Beto, durante um trote na faculdade em que estuda coloca bolinhas de gude no corredor, na porta da sala de aula dos calouros. Sendo alertado por um amigo de que poderia machucar alguém, responde que não tinha com que se preocupar, pois era apenas uma brincadeira, para dar um susto nos bichos e que ninguém iria se machucar. Mas, de fato, ao término da aula, quando a turma sai da sala, um dos alunos escorrega nas bolinhas e cai, vindo a fraturar o braço. Assim, analisando o fato, como Beto responderá pela lesão?
		
	
	Responderá por dolo eventual
	 
	Responderá por culpa consciente
	
	Responderá por dolo direto
	
	Não responderá criminalmente
	
	Responderá por culpa inconsciente
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201510860226)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Guilherme, inconformado por ter sido enganado e lesionado financeiramente pelo seu sócio Haroldo, marcou uma falsa reunião com a única finalidade de matá-lo. Tão logo Haroldo chegou à sala de reuniões, Guilherme o ofereceu café e água, previamente separados sobre uma bandeja, haja vista o fato do bule de café conter letal veneno em seu conteúdo. Com a desculpa de que o médico havia o proibido de beber café, a bebida foi servida apenas a Haroldo. Assim que ingeriu o café a vítima começou a passar mal, momento em que, arrependido, Guilherme o levou às pressas para o hospital, porém em vão, pois Haroldo faleceu a caminho do hospital em virtude do rápido efeito produzido pelo veneno. Ante o fato, com base nos estudos realizados sobre iter criminis, assinale a alternativa correta acerca da relevância jurídico-penal da conduta de Guilherme ao socorrer Haroldo:
		
	
	excluirá a tipicidade da conduta, face à incidência do disposto no art. 15, do Código Penal ¿ arrependimento eficaz.
	
	excluirá a ilicitude da conduta, face à incidência do disposto no art. 15, do Código Penal ¿ desistência voluntária.
	
	excluirá a tipicidade da conduta, face à incidência do disposto no art. 15, do Código Penal ¿ desistência voluntária.
	 
	será utilizada tão somente para fins de atenuação da pena por configurar circunstância atenuante genérica, prevista no art.65, do Código Penal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201510860066)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Tendo em vista as teorias adotadas pelo Código Penal acerca da relação de causalidade, solucione o caso concreto a seguir:
"Angélica ao sair da casa de sua amiga Anastácia, por volta das 22h em um sábado, é abordada por Adilson que se aproxima gritando: isto é um assalto, passa tudo rápido! Aterrorizada com a situação, Angélica nada faz, o que gera raiva em Adilson que acaba por atirar em sua vítima vindo a acertá-la no braço. Angélica é prontamente socorrida por sua amiga Anastácia que vira tudo da janela da sua casa e telefonara para a polícia, todavia já chega ao hospital morta e, por meio dos exames cadavéricos realizados - necropsia, restou comprovado que Angélica falecera em razão de um ataque cardíaco sofrido no momento do assalto e não da hemorragia traumática decorrente das lesões causadas pelo projétil, oriundo da arma de fogo de Adilson".
Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre relação de causalidade, é correto afirmar que Adilson:
		
	
	Não será responsabilizado, face à interrupção do nexo causal, haja vista o ataque cardíaco configurar causa relativamente independente superveniente, consoante a teoria da causalidade adequada, prevista no art.13, §1º, do Código Penal.
	 
	Não será responsabilizado, face à interrupção do nexo causal, haja vista o ataque cardíaco configurar causa relativamente independente concomitante, consoante a teoria da causalidade adequada, prevista no art.13, §1º, do Código Penal.
	 
	Será responsabilizado, pois não houve a interrupção do nexo causal, face à incidência de causa relativamente independente concomitante, ataque cardíaco, consoante a teoria da equivalência das condições, prevista no art.13, caput, do Código Penal.
	
	Será responsabilizado, pois não houve a interrupção do nexo causal, face à incidência de causa relativamente independente superveniente, consoante a teoria da equivalência das condições, prevista no art.13, caput, do Código Penal.

Outros materiais