Buscar

REUSO ÁGUA DA CHUVA AV1.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REUSO DA ÁGUA DA CHUVA 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Eng.Civil
PROF.ª: Sheila Campos
GRUPO:	Alan Jacedir Dias
			Andrea Farias
			Bassai Santos
			Igor Pedrazi
			Jorge V. da Silva
			Joselio Bento
			Karla Boim
 
 
 
O presente trabalho tem como proposta fazer uma abordagem geral sobre a importância de se pensar em alternativas sustentáveis, quando se trata da utilização de recursos naturais. Se olharmos para nossa rotina, podemos perceber o quanto fazemos uso desses recursos de forma inconsciente. Percebe-se que o maior descaso ocorre quando se trata do uso irracional dos recursos hídricos. O Brasil ainda não possui uma política voltada ao crescimento sustentável, inserindo-se lentamente nesse novo mercado. De forma que, para haver maior crescimento nesse setor, deve existir uma conscientização por parte da sociedade.
Introdução- Introdução
 Metodologia
Nossa pesquisa bibliográfica foi baseada em livros, sites da internet e vídeos do youtube. 
 Normas ABNT NBR
ABNT NBR 15.527/07 - Aproveitamento de água de chuva 
A NBR 15.527 trata somente de aproveitamento de água da chuva. As águas servidas ou águas cinzas (greywater), que são as residuais de processos como banho, lavagem de roupa e louça, ainda não possuem norma.
Água 
Define com recurso natural de valor econômico, estratégico e social, essencial à existência e bem estar do homem e a manutenção de ecossistemas do planeta.
Ciclo hidrológico
O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
 Conceito de Reuso
A reutilização de água é um processo pelo qual a água tratada ou não tratada, é reutilizada para o mesmo fim ou para outros fins. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não.
Tipos de Reuso:
- Reuso indireto não planejado da água: ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada.
- Reuso direto planejado da água: ocorre quando os efluentes após tratados são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do Reúso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se ao uso em indústria ou irrigação. 
 
Atualmente o aproveitamento de água da chuva é praticado em países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, entre outros. 
No Brasil, o sistema é utilizado em algumas cidades do Nordeste como fonte de suprimento de água. A viabilidade do uso de água da chuva é caracterizada pela diminuição na demanda de água fornecida pelas companhias de saneamento, tendo como conseqüência à diminuição dos custos com água potável e a redução do risco de enchentes em caso de chuvas fortes.
 No processo de coleta de água da chuva, são utilizadas áreas impermeáveis, normalmente o telhado. A primeira água que cai no telhado, lavando-o, apresenta um grau de contaminação bastante elevado e, por isso, é aconselhável o desprezo desta primeira água. A água armazenada deverá ser utilizada somente para consumo não potável, como em bacias sanitárias, em torneiras de jardim, para lavagem de veículos e para lavagem de roupas.
Reuso Água da Chuva
Os principais objetivos do Aproveitamento de Água da Chuva são:
incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;
fazer com que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de Aproveitamento da Água de Chuva;
minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes;
usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
usar a água para lavagens de pisos, carros, máquinas e nas descargas no vaso sanitário.
Projetos de Captação
A configuração do sistema é bem simples: o projeto deve ser um sistema de coleta feito por tubos de queda das águas servidas, separando as águas cinza claras das águas cinza escuras. No final da tubulação, deve haver um reservatório para o tratamento dessa água, através de decantação, gradeamento, filtros e desinfecção.
Após ser tratada, a água passa para o reservatório de armazenagem, que, por um sistema de recalque, sobe até o reservatório superior, onde lá, distribui as águas tratadas para o reuso em atividades previstas, como descargas de vasos sanitários, lavagem de automóveis, pisos, calçadas, entre outras.
Projetos de Captação
Projetos de Captação
Reaproveitamento da água de chuva em condomínios
Em condomínios, a água de chuva armazenada significa uma expressiva economia no gasto de água nas áreas comuns. Ela pode ser utilizada para lavagem das calçadas, do playground, de carros, na irrigação dos canteiros e jardins, na reserva para casos de incêndio e até mesmo em banheiros das áreas comuns
Reaproveitamento da água de chuva em condomínios
Custo Benefício
Conclusão
Através de todos os aspectos estudados, que integram o tratamento avançado e algumas formas de reúso direto não potável, ressaltar o tema da necessidade de reusar ou não as águas tratadas mesmo no local onde há escassez de agua. O êxito da necessidade de reusar prosperará se somente se for sustentável, principalmente, do ponto de vista econômico, pois já o é politicamente e ecologicamente correto.
Bibliografia
Manual de Conservação e Reuso da Água na Indústria – Sebrae, Sesi, Senai;
Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (SANASA);
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de chuva -Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis. Rio de Janeiro,2007;
BRAGA, Benedito et al. Introdução á Engenharia Ambiental. 2º Edição. São Paulo:Editora Pearson Prentice Hall, 2005;
CONAMA (Brasil). Resolução nº 357, de 17 Março de 2005;
FERNANDEZ, José Carrera; GARRIDO, Raymundo José. Economia dos Recursos;
Hídricos. 1ª Edição. Editora da Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2002;
KITAMURA, Mariana Cristina. Aproveitamento de água pluviais para uso não potável. PUCPR. 2004. Monografia (graduação em Engenharia Ambiental) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba;
TUCCI, Carlos E. M. et al. Hidrologia: Ciência e Aplicação. 3ª Edição. Porto Alegre: Editora UFRGS/ABRH, 2004;
VIEIRA, Kátia Regina Machado; COIADO, Evaldo Miranda. Captação, armazenamento e utilização de água de chuva. Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 16, 2005, João Pessoa. Anais....João Pessoa: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2005.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais