Buscar

Hipobicarbonatemia estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

.
Hipobicarbonatemia, ou seja, redução da concentração de bicarbonato no plasmo é um achado observado em três desordens do equilíbrio ácido-base: acidose metabólica, alcalose respiratória crônica, e ambas associadas. A hipobicarbonatemia devido à alcalose respiratória crônica é muitas vezes confundida com acidose metabólica levando a um tratamento errôneo com administração de terapia de alcalização.
Uma mulher de 82 anos deu entrada no hospital após uma queda mecânica derivada de um derrame resultante de uma hemorragia occipital direita. Seu histórico hospitalar apresenta vários derrames, demência, hipertensão e fribilação artrial. Após estabilização na UTI foi transferida para área de neurologia onde exames de imagem demonstraram que a hemorragia cerebral estava se resolvendo. No exame físico a paciente apresentou dificuldade em seguir comandos de voz , respiração profunda mas confortável, pulmão limpo. Os seguintes valores foram apresentados em exames laboratoriais: : sodio (Na1), 142 mEq/L; potássio(K1), 3.9 mEq/L; cloreto (Cl2), 118 mEq/L; dióxido de carbono total, 16 mEq/L; lacuna de anions plasmáticos, 11.9 mEq/L; e creatina no plasma, 0.88 mg/dL taxa de filtração glomerular 75 mL/min/1.73 m2 ). Em uma consulta ao nefrologista foram pedidos exames para avaliar a uma acidose metabólica. Os eletrólitos da urina apresentaram PH de 6. Sódio, 35 mEq/L; potássio, 93 mEq/L; e cloreto, 66 mEq/L
. Sem cetonas ou glucose detectadas. Um exame de gasometria no sangue arterial demonstrou pH sanguíneo de 7.40 PCO2, 24 mm Hg; PO2, 89 mm Hg; e bicarbonato 14.4 mEq/L. Assim o distúrbio de ácido/base da paciente foi uma alcalose respiratória crônica atribuída a uma hiperventilação pulmar do sistema nervoso central sendo causa secundária de derrames.

Outros materiais