Buscar

Caso Administrativo 01 ok

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica 
Caso Concreto 01 
É correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais? Discorra a respeito, identificando na Constituição de 1988 os artigos que refletem o pensamento dos principais articuladores da Revolução Francesa de 1789.
R: Sim é verdadeiro que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais. As principais instituições do direito administrativo nasceram a partir da opinião de caráter constitutivo emanadas pelo conselho do estado Frances. A fim de subsidiar as decisões de governantes na ocasião. 
Art. 1 e se parágrafo único Jean -Jacques Rousseau Estado Democrático de Direito
Art. 2 Montesquieu Tripartição da Função do Estado Executivo Legislativo e Judiciário.
O Direito Administrativo decorre das decisões do Conselho de Estado, que através dos princípios fundamentais inscritos na Constituição Federal Brasileira de 1988, e, define as regras para o próprio Estado obedecer. Isso se dá a partir da Revolução Francesa de 1789, que foi o marco inicial, dando fim ao Estado Absolutista e estabelecendo a tripartição de funções, ou seja, legislar, revisar e executar, consagrando a separação dos poderes - (arts. 1 º ao 4 º); passando pelos direitos e garantias dos cidadãos no âmbito social, político e econômico (arts. 5º ao 17); até chegarmos à proteção do meio ambiente e de nossas crianças e adolescentes, que são o futuro do país (arts. 225 a 230), portanto, sente-se assim, a presença da centelha revolucionária.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes