Buscar

UAM ATIVIDADE 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
O material referencial nos mostrou de que forma o fenômeno da industrialização modificou o cotidiano da vida de todos nós. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo está correta quando se trata desse processo?
RESPOSTA: As formas de trabalho, de consumo e a tecnologia alteraram drasticamente a geografia das cidades.
PERGUNTA 2
Ele “é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo também nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma função de interdependência com os demais.” A que sociólogo estamos nos referindo? 
RESPOSTA: Émile Durkheim
PERGUNTA 3
A leitura do material referencial nos ajudou a compreender algumas das mais importantes escolas antropológicas. Uma delas é o estruturalismo, cujo principal expoente é Claude Lévi-Strauss. Observe as assertivas abaixo:
I. O estruturalismo busca compreender, comparativamente, os significados que cada cultura atribui a determinados objetos ou comportamentos. Buscando, assim, encontrar similaridades nas estruturas de diferentes grupos humanos.
II. O estruturalismo é decorrente das teorias psicossociais fundadas por Karl Marx e tem como propósito analisar as ações humanas dentro de uma lógica subjetiva e individual, no contexto da sociedade pós-industrial.
III. Max Weber foi o fundador da escola estruturalista alemã que, por pressuposto, analisava os diferentes grupos sociais sob um prisma puramente econômico e eurocêntrico.
Estão corretas as assertivas:
RESPOSTA: APENAS I
PERGUNTA 4
17 - O processo de Globalização é bastante antigo no mundo, apesar da conceituação ser bem mais recente. Podemos dizer que a Globalização caracteriza-se pela integração econômica, cultural, social e política na lógica capitalista. Sabendo que a Cultura é dinâmica, considere a assertiva correta na relação com a Globalização.
RESPOSTA: 
O processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
PERGUNTA 5
Falar a mesma língua, estar radicado no mesmo território, possuir as mesmas tradições são fatores que constituem a base fundamental das relações ordinárias da vida cotidiana".
(Fonte: BOBBIO, N. et al. Dicionário de Política. Brasília: UnB, 2000).
Essas premissas caracterizam o conceito de _______________, que envolve a distinção entre grupos e indivíduos pelo estilo das vestimentas, da língua, da região e de outras características que são culturalmente percebidas e aprendidas.
Assinale a alternativa que contenha o termo que preenche corretamente a lacuna:
RESPOSTA: ETNICIDADE
PERGUNTA 6
Conforme o material referencial, há uma corrente de pensamento conhecida por “antropologia funcionalista”. Dentre as alternativas abaixo, qual melhor explicita o período de seu surgimento?
RESPOSTA: Nas décadas de 1920 e 1930
PERGUNTA 7
Segundo o material referencial, o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo, diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporâneas. Assinale a alternativa que corresponde àquela proposta por Karl Marx:
RESPOSTA: Uma visão que pensa a sociedade industrial dividida em duas classes antagônicas: os capitalistas, donos dos meios de produção, e o proletariado, que tem apenas a força de trabalho para vender.
PERGUNTA 8
Leia atentamente os dois excertos a seguir e marque a alternativa que melhor os interpreta:
“Essa concepção aceita que as identidades não são nunca unificadas; que elas são, na modernidade tardia, cada vez mais fragmentadas e fraturadas; que elas não são, nunca, singulares, mas multiplamente construídas ao longo de discursos, práticas e posições que podem se cruzar ou ser antagônicos.”
“[...] as identidades são construídas por meio da diferença e não fora dela. Isso implica o reconhecimento radicalmente perturbador de que é apenas por meio da relação com o Outro, da relação com aquilo que não é, com precisamente aquilo que falta, com aquilo que tem sido chamado de seu exterior constitutivo, que o significado ‘positivo’ de qualquer termo – e, assim, sua ‘identidade’ – pode ser construído.”
(Excertos de HALL, Stuart. “Quem precisa de identidade?”. In: Silva, Tomaz T. Identidade e Diferença. São Paulo: Vozes, 2009.)
RESPOSTA: As identidades são marcadas por um caráter relacional e de contraste com a diferenças, ou seja, são vivenciadas a partir de uma interação com o outro.
PERGUNTA 9
18 - Podemos definir _____[1]_____ como os aspecto social que impulsiona a economia, e ____[2]____ como o aspecto social que otimiza o compartilhamento das informações. Os termos que melhor preenchem as lacunas [1] e [2], são:
RESPOSTA: Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação

Outros materiais