Buscar

Aula 08 Sistema Nersoso Autônomo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AÚDIO AULA 07 – SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO, MEDIADORES QUÍMICOS
Aula voltada para como o Sistema Nervoso Autônomo controla os sistemas orgânicos
Farmacologia nos Sistemas Orgânicos. Como as substâncias químicas que usamos, afetam os nossos sistemas. Sistema respiratório, o coração, os vasos sanguíneos, o estômago, o intestino. A maioria dessas partes do nosso corpo quem controla é uma área específica do SNC, chamada SNA, que é uma subdivisão do SN. Algumas drogas para atuar na função do órgão ou do tecido específico ele vão afetar o SNA, alguns neurônios, alguns nervos. 
A divisão geral do SN, que é subdividido em dois tipos: Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Periférico (SNP). O SNC é dividido em encéfalo e medula espinal que tem como função principal processar e integrar todas as informações do nosso corpo. Tudo que acontece em todos os tecidos do nosso corpo e órgãos é processado pelo SNC. Só que o SNC comanda o funcionamento dos órgãos e tecidos por meio do SNP, por meio de nervos e gânglios nervosos, já que são eles que conduzem as informações do SNC até os órgãos efetores, por exemplo: o tecido muscular, as glândulas... Então é ele que leva e trás as informações do SN. SNP é dividido em dois tipos: Eferente e Aferente. Eferente ou chamado de motor são aqueles neurônios que saem do SNC levando a informação do SN até o órgão alvo. Aferente ou sensorial é aquele que leva a informação do órgão alvo até o SNC. Se alguma coisa está errada, se há alguma disfunção no órgão alvo, essa disfunção tem que ser comunicada ao SN. Uma vez comunicado ao SN, ele manda uma resposta de volta para que o órgão que está sofrendo disfunção, ele produza alguma coisa para que ele volte a funcionar normalmente. Se isso não acontecer, daí teremos que tomar algum remédio para que ele volte a funcionar na base de substância química. Mas em geral quem comanda esse funcionamento é o SNC por intermédio do SNP. Sistema Nervoso Eferente (SNE) é dividido em autônomo e somático. Sistema Nervoso Somático (SNS) são aqueles neurônios que levam a informação do SN até o músculo esquelético. Sistema Nervoso Autônomo (SNA) ele leva a informação ao músculo cardíaco, músculo liso, todos os órgãos e sistemas do nosso corpo, glândulas por exemplo. O SNA que comanda quase tudo, com exceção da musculatura esquelética, pois quem leva a informação é o SNS. 
Muitas drogas que atuam no sistema cardiovascular, usados como anti-hipertensivo, drogas usadas no estômago como anti-secretórias e muitas outras, elas atuam no SNA. Aprender a diferença entre os 3 sistemas do SNA, principalmente o simpático e o parassimpático e o entérico. De todos os 3, o que se vê menos é o entérico, pois ele é pouco estudado assim como pouco se sabe sobre ele. Mas sabe-se, por exemplo, que o SNE é formado por neurônios que envolvem principalmente o sistema digestório, o estômago e o intestino. Muitas das funções do estômago e do intestino, essa informação do SN vai via sistema, via plexo mil entérico complexo entérico que são neurônios presentes no sistema digestório. (Não cai entérico na prova).
SNP é dividido em somático e autônomo. O Somático controla o músculo esquelético. Quando a pessoa joga bola, ou anda, quem controla é o SNC, mas a informação que está indo pro músculo se contrair é levada via neurônio somático. O SNA controla as glândulas, a musculatura lisa e enerva quase todos os órgãos viscerais. Além da diferença de localização, há diferenças fisiológicas entre eles. No neurônio somático o SN leva a informação pro SNC até o músculo esquelético por intermédio de um único neurônio, e esse único neurônio é o neurônio somático. No SNA já são dois neurônios que levam informação do SNC para o órgão alvo. Como são dois neurônios a informação é conduzida por um neurônio e tem que passar pelo outro neurônio para que ele termine de passar a informação. O local onde um neurônio se comunica com o outro é chamado de gânglio nervoso. Onde ocorre as sinapses é onde se formam os gânglios nervosos. No SNA se tem dois neurônios levando a informação no SNC. O neurônio que fica antes do gânglio é chamado de neurônio pré-ganglional, e o que fica depois do gânglio é chamado de pós-ganglional. Os neurônios somáticos estão sob controle voluntário. Já o autônomo está sob controle involuntário. SNA é o que mais interessa. 
SNA é um sistema involuntário, que controla o funcionamento de quase todos os órgãos viscerais. Formado por dois neurônios que se associam formando o gânglio. O neurônio pré-ganglionar, o seu corpo celular está no SNC, a informação é captada nessa região e é transmitida até os órgãos alvo para que ele desempenhe suas funções. No neurônio simpático o neurônio pré-ganglionar é mais curto e o contrário acontece com o parassimpático. A diferença principal deles é de como eles controlam os órgãos alvo. As informações são passadas através de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores. Esses neurotransmissores também são chamados de mediadores químicos. O órgão vai reagir a informação dependendo de que substância química é liberada nesse órgão. Se o SNS for ativado, a substância química que vai ser liberada no órgão alvo, vai ser a noradrenalina. Se o SNP for ativado, a substância química que vai ser liberada no órgão alvo, vai ser a acetilcolina. Sendo essa a principal diferença entre o sistema simpático e parassimpático. No sistema simpático, ele vai controlar o funcionamento dos órgãos, através da liberação de mediadores químicos ou neurotransmissores chamados de noradrenalina ou adrenalina se for a medula supra renal. Já o sistema parassimpático, ele controla o funcionamento dos órgãos, através da liberação de neurotransmissores chamados de acetilcolina. No gânglio, o neurotransmissor liberado entre um neurônio e outro é sempre a acetilcolina, mas o que diferencia os dois é a substância liberada pro órgão alvo. E cada uma dessas substâncias vai ter um efeito diferente. Ex: No coração a acetilcolina diminui os batimentos e a noradrenalina acelera os batimentos. Se o coração não estiver funcionando normal, está funcionando para menos, o que vai ser liberado é a noradrenalina, está funcionando para mais, o que vai ser liberado é a acetilcolina. Dessa forma o sistema consegue controlar o funcionamento dos órgãos. Para conseguir controlar os órgãos, tem que alterar os neurotransmissores. A maioria das substâncias atuam no coração, no estômago, no músculo liso ou em outros, sendo agonistas ou antagonistas dos receptores de acetilcolina ou de noradrenalina nos órgãos alvo. A maioria delas que atua nos sistemas orgânicos funciona dessa forma. Elas são agonistas ou antagonistas do SN Parassimpático e SN Simpático. 
O SN Parassimpático o neurotransmissor liberado é acetilcolina, a acetilcolina atua no receptor, principalmente no tipo muscarínicos (receptores acoplados a proteína G, receptores metabotrópicos, que vão provocar um potencial excitatório ou inibitório do órgão alvo, dependendo da quantidade de acetilcolina liberada). Se for SNS ativado, ele vai liberar noradrenalina ou adrenalina no órgão, vão atuar sobre receptores chamados de α ou β do órgão alvo. Receptores metabotrópicos que vão alterar o potencial de membrana da célula, diminuindo ou aumentando a estimulação da célula. Normalmente o SNP predomina no nosso organismo, durante o repouso e digestão. (Você acabou de comer e dá preguiça, sono, porque quando a pessoa acaba de almoçar, o nível de acetilcolina que vai ser liberado vai ser maior, até porque a acetilcolina vai estimular o funcionamento do trato gastrointestinal, a acetilcolina diminui os batimentos cardíacos, diminui o ritmo, deixa a pessoa mais leve, mais ligth, e dá sono. Já quando a pessoa está com medo de alguma coisa, ou tem uma sensação de luta, de fuga, a pessoa libera noradrenalina e adrenalina que irão estimular os batimentos cardíacos, a contração tanto do músculo liso quanto do músculo esquelético. Pro músculo contrair ele precisa de energia, e a noradrenalina faz com que o sangue da periferia vá todopara o músculo. Porque quando você está brigando precisa de duas coisas funcionando ativamente: o cérebro para pensar rápido e o músculo para dar mais força. Quando relaxa o sangue volta para a periferia.)
SNA controla e mantém a homeostasia normal tecidual, ou seja, todos os tecidos e órgãos periféricos, tanto da caixa torácica, como da cavidade abdominal. Tudo que fica no meio é controlado pelo SNA. É o SNC, mas ele manda informação pro SNA liberar substâncias químicas no órgão e assim ele controlar suas funções. Ele é responsável pela homeostasia tecidual normal, manter os tecidos do corpo humano funcionando corretamente. Por isso que a maioria das drogas que age em algum órgão no meio alteram esses receptores de acetilcolina e noradrenalina.
Na medula espinal (SNC) sai os neurônios simpáticos ou parassimpáticos. Ex: Da região grupo encefálica saem os neurônios parassimpáticos, esses neurônios controlam o coração, o pulmão e as vísceras abdominais. Laringe e traquéia, glândulas salivares, músculo ciliar do olho (alteração nele provoca glaucoma). Neurônios parassimpáticos deixam o SNC na região tronco encefálica e na região sacral. Com isso ele controla a bexiga e a genitália. Sistemas Simpático e Parassimpático também controlam a ejaculação e a ereção masculina. Controlam o funcionamento praticamente de todo o corpo.
SNS deixa a medula na região mediana da medula. Sai da medula e controla o coração, traquéia, pulmão. Geralmente o Simpático é antagônico ao parassimpático na maioria das situações, mas não é uma regra, porque em alguns casos eles atuam mais juntos do que como se fossem efeitos opostos. Ex: No coração um estimula o outro diminui, no músculo liso um estimula o outro diminui, na maioria das glândulas um estimula o outro diminui, mas existem exceções. 
Na maioria dos efeitos o SNP ele tem ação antagônica ao SNS. Ex: No pâncreas o SNP aumenta a insulina, o SNS reduz a secreção de insulina. No coração SNP produz bradicardia, SNS produz taquicardia. Na maioria dos órgãos eles tem ação antagônica, com duas exceções: As glândulas salivares. Na glândula salivar tanto o simpático quanto o parassimpático estimula a secreção das glândulas salivares. O pênis. O parassimpático estimula a ereção peniana e o simpático a ejaculação. Os dois atuam juntos com a mesma função. Ex: No pulmão o simpático promove bronco dilatação e o parassimpático bronco constrição. (Qual a importância disso? Questão de prova – Se o indivíduo for asmático você vai dá um agonista simpático ou parassimpático? Agonista simpático, e se for parassimpático tem que ser um antagonista) Ex: No coração ou no miocárdio o simpático aumenta a freqüência e a força de contração do coração e a freqüência cardíaca e, o parassimpático diminui. (Se o indivíduo é hipertenso você vai dá um agonista simpático ou parassimpático no coração? Parassimpático.) Assim é controlada a maioria das doenças que afeta esses sistemas orgânicos, com drogas agonistas ou antagonistas, simpáticas ou parassimpáticas. 
Neurônio Autônomo, pré-ganglionar, pós-ganglionar, substâncias que são liberadas. Acetilcolina liberada pelo gânglio simpático, 
As drogas atuam a maioria pré-ganglionar ou no órgão alvo. Se atuar em outros lugares não haverá especificidade. Se você altera o SNC você altera tudo. O objetivo é que a droga atue no órgão alvo. Nos receptores que tem que procurar atuar. Se o receptor tiver especificidade para noradrenalina, chama-se receptor noradrenérgico, se gostar da adrenalina chama-se adrenérgico, se o receptor tiver afinidade por acetilcolina no órgão alvo, chama-se de receptor colinérgico (muscarínicos e nicotínicos).
Fibras na qual atua a acetilcolina no órgão alvo são fibras colinérgicas e quando atua anoradrenalina fibras adrenérgicas ou noradrenérgicas. Os neurotransmissores são sintetizados dentro do neurônio. É o neurônio que sintetiza esses neurotransmissores e liberam o órgão alvo para que eles possam exercer suas funções. Se for adrenalina ou noradrenalina ela atua em dois tipos de receptor: receptor α ou β adrenérgicos e ainda existem subtipos.

Outros materiais