Buscar

Aula 14 Glicocorticoides

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÁUDIO AULA 15 – GLICOCORTICÓIDES
A cortisona produz cortisóides. Entre os cortisódes endógenos, tem o cortisol. A produção de cortisol é estimulada por hormônios viscerais na adenohipófise e hipotálamo. Em 1948, Reichsstei foi o primeiro a estudar cortisona. Em 1949, Kedall e Hench, foram os primeiros a introduzir a cortisona no tratamento de uma doença inflamatória, a artrite reumatóide. 
Hoje, sabe-se que o córtex adrenal, produz diversos tipos de hormônios, denominados adrenocorticosteróides, corticosteróides, corticóides. 
A glândula supra-renal é dividida em duas áreas, a medula (secreta adrenalina e noradrenalina) e o córtex (secreta adrenocorticais – corticosteróides).
A matéria prima para síntese desses hormônios é o colesterol. Portanto, essas substâncias têm esteróides em sua composição devido ao colesterol. Para distinguir antiinflamatórios de glicocorticóides, os antiinflamatórios são chamados de não esteroidais (AINES). 
Glicocorticóides são esteróides secretados pelo córtex renal, que tem ação metabólica, antiinflamatória e imunossupressora. Participa do metabolismo energético. Sua síntese e liberação são controladas pela hipófise e pelo hipotálamo. Antes de ser sitezado, o hipotálamo tem que liberar o hormônio chamado CRF (fator liberador de corticotrofina). O CRF vai atuar na hipófise, fazendo com que ela libere no sangue ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico), que vai atuar na glândula supra-renal estimulando a síntese e liberação de corticóides. O corticóide liberado vai atuar no organismo, e ele mesmo vai induzir sua liberação. Vai estimular a adenohipófise a liberar mais ACTH e o hipotálamo e liberar mais CRF. Tem ação reguladora, ele regula sua quantidade no organismo. Geralmente, quando você acorda no inicio da manhã, é o período que mais tem glicocorticóides no sangue.
A deficiência na produção de corticosteróides causa uma doença, chamada Doença de Addison, que por um processo infeccioso causa destruição da glândula. Os eventos clínicos são fraqueza muscular, devido a baixa concentração de glicocorticóides, pressão baixa, anorexia, perda de peso e hipoglicemia. 
Da mesma forma, seu excesso causa síndromes, como Síndrome de Cushing, devido à hipersecreção das glândulas supra-renais ou administração prolongada de glicocorticóides. 
Foram criadas varias drogas modificando a molécula inicial do cortisol. Como Dexametasona, Betametasona, Cortisona, Metilprednisolina.. A vantagem de criar essas drogas é que reduz os efeitos colaterais do cortisol endógeno. A Dexametasona tem ação antiinflamatória 25 vezes maior que o cortisol andrógeno e não tem ação de retenção de sódio. 
As ações farmacológicas dos glicocorticóides são metabólicas, regulatórias, antiinflamatórias e imunosupressoras. 
Metabólica. Altera o metabolismo dos carbonos. Estimulando a gliconeogenese que faz com que seja liberada mais glicose no sangue causando hiperglicemia (um dos efeitos colaterais dos glicocorticóides). Altera o metabolismo das proteínas também, aumentando catabolismo (quebra de proteínas) e diminuindo anabolismo (formação da proteína). Melhor hora de malhar é à noite porque você diminui o catabolismo e aumenta o anabolismo. Ação de metabolismo dos lipídios aumenta a presença de ácidos graxos no sangue. Ações mineralocorticóides, retenção de Na e perda de K levando ao aumento da pressão arterial e hipocalemia.
Os glicocorticóides mantêm sua regulação atuando sobre feedback negativo. Inibe todas as células de inflamação, diminui vasodilatação diminui inflamação aguda e crônica. Inibe a excreção de todos os mediadores inflamatórios. 
Suas ações antiinflamatórias e imunossupressoras diminuem o calor, edema e dor. 
Mecanismo de ação. Glicocorticóides se ligam a receptores do tipo intracelular, que estão no citoplasma da célula (GRα e GRβ). Ele ativa o receptor, causando uma alteração conformacional, expõe um domínio de ligação ao DNA da célula e forma dímeros, que migra a uma região do DNA chamada GRE (Elementos de Resposta aos Esteróides) que vai inibir ou induzir genes específicos. Em casos de genes envolvidos em transcrição de substancias do processo inflamatório, vai inibir ou induzir sua formação. Induz a produção de Anexina que participa do processo inflamatório. Ele inibe a transcrição de genes por inibir 2 fatores de transcrição como NF-kB e AP-1. Esses dois fatores são responsáveis pela expressão de todos os genes envolvidos na resposta inflamatória (COX-2, citocinas, moléculas de adesão, NOSi, colagenase). Glicocorticóides tem ação inflamatória também, por induzir a formação da proteína glicocortisona, uma proteína antiinflamatória importante produzida pelo organismo. 
Farmacocinética não cai. 
Usos clínicos. Drogas: Hidrocortisona, Prednisolona, Dexametasona. Asma, todos os tipos de “ite”, doenças autoimunes (como lúpus), alguns tipos de câncer.
Excesso de GC pode levar a cegueira, obesidade, acne, depressão, queda de cabelo, catarata e muitos outros.

Outros materiais