Buscar

AVALIAÇÃO 02 de CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602149071)
	A propósito dos contratos, assina-le a alternativa CORRETA:
		
	
	tanto a cláusula resolutiva expressa quanto a tácita, para operarem os seus efeitos, dependem de interpelação judicial;
	
	se o estipulante não der execução ao contrato preliminar, poderá a outra parte considerá-lo desfeito, e pedir perdas e danos.
	
	a venda de ascendente a descendente é nula de pleno direito, ainda que hajam nela consentido, expressamente, os outros descendentes e o cônjuge do alienante;
	
	no contrato aleatório, por dizer respeito a cosias ou fatos futuros, se não vierem eles a existir, o contrato simplesmente se resolve, com o retorno das partes ao status quo ante, ainda que um dos contratantes tenha assumido esse risco, em razão do princípio que veda o enriquecimento sem causa de qualquer contratante.
	
	se o estipulante não der execução ao contrato preliminar, poderá a outra parte considerá-lo desfeito, mas não terá direito a pedir perdas e danos.
	(Advogado - 2015 - Andirá/PR - FUNPESPA) Em relação aos contratos, no que se relaciona ao Direito Civil, é INCORRETO afirmar que:
	
	Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
	
	Nos contratos onerosos, o alienante não responde pela evicção.
	
	A oferta ao público equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrário resultar das circunstâncias ou dos usos.
	
	A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.
	 3a Questão (Ref.: 201601310823)
	Carlos, fiador demandado pelo pagamento da dívida tem direito a exigir, até a contestação da lide, que sejam excutidos primeiro os bens do devedor. O caso em tela caracteriza:
	
	O abandono do fiador
	
	O benefício de ordem
	
	Nada significa, pois a fiança civil é sempre solidária
	
	A extinção da fiança
	 4a Questão (Ref.: 201602149271)
	A respeito dos contratos, assinale a opção correta.
	
	A pessoa que se tornar fiadora de devedor declarado insolvente poderá invocar o benefício de ordem quando for cobrada pela dívida antes do devedor principal.
	
	O doador pode fixar cláusula de reversão, pela qual o bem doado volta ao seu patrimônio se ele sobreviver ao donatário
	
	A outorga de mandato por meio de instrumento público desautoriza o substabelecimento mediante instrumento particular.
	
	Tratando-se de contrato consensual, considera-se concluído o comodato no momento do acordo de vontades.
	
	Em caso de descumprimento de acordo que previa o direito de preferência na venda de um imóvel, a parte preterida terá o direito de desfazer o negócio sobre o qual tinha prelação.
	 5a Questão (Ref.: 201601849803)
	 (CESP ¿ TJ CE ¿ 2014) João, mediante contrato firmado, prestava assistência técnica de computadores à empresa de Mário. João e Mário, por mútuo consenso, resolveram por fim à relação contratual. Nessa situação hipotética, considerando o que dispõe a doutrina majoritária sobre a matéria, caracterizou-se a
		
	
	resolução bilateral do contrato.
	
	anulação do contrato.
	
	inexistência contratual.
	
	revogação do contrato.
	
	resilição bilateral do contrato.
	 1a Questão (Ref.: 201602260239)
	Quanto à formação dos contratos, é INCORRETO afirmar que:
	
	reputar-se-á celebrado o contrato no lugar de sua execução.
	
	deixa de ser obrigatória proposta se, feita sem prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita. Considera-se também presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicação semelhante.
	
	a proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.
	
	considera-se inexistente a aceitação, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratação do aceitante.
	
	reputa-se celebrado o contrato em qualquer lugar.
	 2a Questão (Ref.: 201602260322)
	Quanto à formação dos contratos, no sistema do Código de Defesa do Consumidor, a oferta vincula o fornecedor ou ofertante. No entanto, deixa de ser obrigatória a proposta nas seguintes hipóteses, EXCETO
	
	Se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratação do proponente.
	
	Se, feita sem prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente.
	
	Se, feita sem prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita.
	
	Nos contratos aleatórios que são vedados pelo ordenamento jurídico.
	
	Se, feita a pessoa ausente, tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado
	 3a Questão (Ref.: 201602260343)
	Com relação à evicção é certo que
	
	nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção, não subsistindo esta garantia se a aquisição se tenha realizado em hasta pública.
	
	para poder exercitar o direito que da evicção lhe resulta, o adquirente notificará do litígio o alienante imediato, ou qualquer dos anteriores, quando e como lhe determinarem as leis do processo.
	
	salvo estipulação em contrário, não tem direito o evicto à indenização dos frutos que tiver sido obrigado a restituir.
	
	salvo estipulação em contrário, não tem direito o evicto às custas judiciais e aos honorários do advogado por ele constituído.
	
	não podem as partes, ainda que por cláusula expressa, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção, tendo em vista o princípio da boa fé contratual que protege o contratante que cumpre fielmente as determinações legais.
	 4a Questão (Ref.: 201602260334)
	Sobre os vícios redibitórios, observe as afirmações abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA: I. O vício somente é caracterizado como redibitório se o alienante da coisa tiver conhecimento dele. II. A garantia por vícios redibitórios dada pela lei ao contratante prejudicado constitui um dos efeitos diretos dos contratos comutativos. III. A ação estimatória é o meio de que se pode servir o adquirente para enjeitar a coisa por vícios ou defeitos ocultos. IV. Para que o vício seja redibitório, é indispensável que ele torne a coisa imprópria ao uso a que é destinada, não se admitindo a sua caracterização em outra hipótese. V. A ação quanti minoris, se exercitada pelo adquirente prejudicado, não acarreta a redibição do contrato.
	
	As assertivas II, III e V estão corretas.
	
	As assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas II e V estão corretas.
	
	As assertivas I, II e V estão corretas.
	 5a Questão (Ref.: 201602260228)
	Conforme o disposto no Código Civil, sobre contratos, assinale a alternativa CORRETA: I. Deixa de ser obrigatória a proposta se, feita sem prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita. Considera-se também presente a pessoa que contrata por telefone; II. O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, com anuência deste e da do outro contratante; III. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor; IV. O contrato preliminar deve conter todos os requisitos essenciais e a mesma forma do contrato a ser celebrado; Assinale a opção CORRETA:
		
	
	Apenas os itens I e II estão corretos.
	
	Todos os itens estão errados.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	Apenas os itens III e IV estão corretos.
	
	Apenas os itens II e IV estão corretos.

Outros materiais