Buscar

trabalho em grupo 6º semestre

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de educação física
�
 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
lutas e artes maciais
Água Boa - MT
2017
 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
lutas e artes maciais
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina 1. Fisiologia do Exercício 2. Metodologia de Ensino Futsal e Futebol 3. Metodologia do Ensino de Lutas 4. Metodologia do Ensino de Handebol 5.Seminário da Prática - Metodologias do Ensino da Educação Física: Jogos Coletivos e Lutas
Prof. . Mario Carlos Welin Balvedi, Joao Paulo Manfre dos Santos, Marcio Teixeira, Thiago Viana Camata e Raphael Gustavo Testa.
Água Boa – MT
2017
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO	�
4DESENVOLVIMENTO	�
7CONCLUSÃO	�
8REFERENCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho venho apresentar um pouco sobre as modalidades de lutas e artes marciais, como essas atividades esportivas favorecem o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, quais as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física no âmbito escolar, em seus aspectos técnicos, táticos e físicos para o desenvolvimento do aluno em sua ação. 
Com o objetivo principal deste trabalho verificar as modalidades de lutas e artes marciais que são modalidades olimpicas e os componentes das capacidades moteras existentes na modalidade de lutas e artes marciais.
Nos dias de hoje, as artes marciais podem ser praticadas por muitos individuos, com a obtenção de vários beneficios, tais como: força, agilidade, coordenação, respeito, confiança, conhecimento sobre seu próprio corpo, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
As lutas e as artes marciais são modalidades de treinamentos físicos, caracterizando a sobrevivência e a defesa ao ataque pessoal. Através destas modalidades estamos preparando o aluno para o meio social, tornando-o um cidadão critico e construtivo do saber. Essas modalidades melhoram o aspecto cognitivo da aprendizagem, a motivação e diminuem a agressividade e a conduta do mesmo.
No ambiente escolar, esses esportes devem ser revisto em sua Proposta Curricular metodológica com conteúdos organizados nas aulas de Educação Física.
Os aspectos técnicos das lutas se associam no ambiente esportivo, através da interação o atleta procura ter dimensões a seu redor, como a distancia, velocidade, altura e outros, levando-o a se deslocar rapidamente para atingir o alvo.
Os aspectos táticos das lutas se inserem na superação diante do oponente, onde o objetivo e combater o oponente elaborando estratégias de execução dos golpes, essa estratégia são decisões imediatas na hora da ação.
Nas lutas tem a tática em defesa e a tática em ataque onde ambas se centralizam na mesma ação da atividade, porque um ataque pode representar uma forma de defesa. A luta e as artes marciais fazem parte da cultura do movimento humano, tanto nas culturas milenares quanto nos movimentos de proteção e defesa encontrados desde e pré-história.
As lutas podem ser consideradas um instrumento pedagógico com um potencial muito amplo, possibilitando estímulos nas diferentes dimensões, cognitiva psicomotora e afetiva, devido às variedades de estímulos que a pratica proporciona.
Atualmente a Educação Física, tem como objetivo as manifestações cultural e corporal de movimento, trabalha com as formas de representação e compreensão do mundo expressas por meio do corpo. Através das praticas corporais podemos contribuir para formar homens capazes de serem sujeitos na construção de uma sociedade, uma vez que a pratica esportiva de lutas, também e uma forma de se apropriar do mundo e não apenas fugir dele.
A Educação Física deve proporcionar condições ao aluno para que seu comportamento motor seja desenvolvido pela interação entre o aumento da variação e a complexidade dos movimentos.
	A Educação Física necessita de conhecimento do corpo, as lutas representam bem essa necessidade, para que o aluno tenha um desenvolvimento completo e adequado, é necessário que ele seja estimulado durante a vida escolar para que possa conhecer e aprimorar suas habilidades e capacidades como um todo.
As lutas são importantes para o aspecto motor porque trabalha a lateralidade, o controle do tônus muscular, o equilíbrio a coordenação global, a noção de tempo e espaço. Já no cognitivo, favorecem a percepção, o raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Também para o aspecto afetivo e muito importante porque muda à reação em determinadas atitudes relacionadas às posturas sociais, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação dos praticantes de lutas e artes marciais.
Sabemos que apesar de a luta e as artes marciais ser um exercício físico de grande valia para mente e o movimento do corpo ela é pouco utilizada nas aulas de Educação Física. 
Também para muitos pais, alunos, professores e funcionários atuar com lutas e artes marciais dentro da escola, pode assustar no primeiro momento, visto que é um assunto pouco abordado e confundido como violência. Também é pouco desenvolvido porque os professores não tem conhecimento sobre como trabalhar esses conteúdos nas aulas ou ainda se sentem inseguros por não ter tido a oportunidade de praticar ou mesmo conhecer lutas e artes marciais. Outra dificuldade é a falta de matérias adequada para essa pratica esportiva.
A prática das lutas como mais um meio de atingir os objetivos gerais da educação física, são, contudo, os esportes com bola, as ginásticas, o Atletismo, a dança, os jogos e brincadeiras, todos os conteúdos que os profissionais da área estão acostumados, mas temos recorrido também as atividades de lutas.
Não referindo somente as modalidades de lutas tradicionais( judô, karate, kung fu, etc..), também a prática da aula informal podendo comprovar que as lutas são sucesso em todos estes níveis.
As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilibrio, contusão, imobilização ou exlusão de um determinado espaço na conbinação de ações, ataques e defesas. Carecteriram-se por uma regulamentação espefífica a fim de punir atiudes de violência e deslealdade. 
Podem ser citados como exemplos de lutas desde as brincadeiras de cabo-de-guerra e braço-de-ferro até as práticas mais complexas de capoeira do judô e do caratê, pois o conhecimento do esporte, traz grandes opurtunidades, porém esses sistemas de lutas ainda trazem consigo um grande preconceito, tratando-os a eles como esportes violentos. Adetrando mais ainda nesse tema de tanta compleidade, nos deparamos com uma vertente muito comm, que é a violência.
Muitos alunos ou professores tem receio da prática lúdica das lutas por não saberem como utilizar as lutas ou até mesmo os movimentos básicos das lutas nas aula de Educação Física.
Nos jogos olimpicos estão presentes o Judo, o Tae-Kwon-Do, o Boxe, a luta Livre e a Luta Grego Romana. 
1. Quais esportes de lutas e artes marciais olímpicas e não olímpicas desenvolvidas na escola?
Resposta: Capoeira
 2. Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades? 
Resposta: Esportivistadora, abordando a luta como um esporte.
3. Como é a aceitação dos alunos na prática da modalidade de lutas nas aulas de educação física e principalmente o envolvimento de meninos e meninas?
Resposta: Infelizmente eles já se consientizarão que Educação Física é somente deporto “Futebol, Handebol, Basquete e Voleibol”, porisso não é muito aceitada.
 4. Qual é a estrutura e quais são os materiais disponíveis na escola para o desenvolvimento da modalidade de lutas?
Resposta: Infelismente nenhuma
 5. Quais são as principais dificuldades encontradas para realização da modalidade lutas e artes marciais nas aulas de educação física?
Resposta: Falta de materiais, aceitação dos alunos,professores e pais.
 6. A respeito das capacidades motoras, procure através de um questionamento ao professor, quais ou quais capacidades motoras são mais relevantes e mais utilizadas na infância e adolescência para as modalidades de lutas e artes marciais que ele trabalha na escola (força, velocidade, resistência, flexibilidade ou coordenação).
Resposta: Levemos em conta somente a flexibilidade, coordernação, pois não trabalhamos a tecnica ao pé da letra.
Através da entrevista percebemos a dificuldade do professor em ministrar aulas de Lutas na escola, tanto por aceitação dos alunos, pais, professores e etc., e também com as dificuldades de não ter material e local adequado, muitas vezes para ministrar as aulas temos que usar o improviso. Também vemos a dificuldade de inserir as meninas nessas aulas, pois elas acham que isso é coisa só de menino.
CONCLUSÃO
Através deste trabalho podemos ver como as aulas de luta e artes marciais são importantes para a movimentação do corpo e tem grande valia para a coordenação motora e cognitiva. Mas, mesmo assim os professores encontram dificuldades e se sentem inseguros para aplicar essas atividades em suas aulas de Educação física. 
Nós como futuros professores devemos inserir essas atividades nas aulas mostrando para a comunidade escolar e a sociedade que as lutas e as artes marciais podem ser aplicadas na escola e que as mesmas não influenciam os alunos a violencia, e sim ajudam na o aluno a se respeitarem e descobrir que elas são compostas de vários aparendizados e áreas do conhecimento, uma modalidade em questão pode trazer dentro dela o conhecimento sobre o corpo, respeto, condicionamento físico, saúde, hitória, cultura, arte, entre outros aprendizados, pois as lutas e artes marciais está cada ez mais presente no nosso dia-a-dia, o conhecimento do esporte de lutas pode nos retratar e nos fazer conhecer o próprio corpo, nos mostra que a luta não nos induzem a violência e sim ao respeito e ao agir de forma natural.
REFERENCIAS
http://www.efdeportes.com/efd130/lutas-como-conteudo-das-aulas-de-educação-fisica.htm
http://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/luta-nao-violencia-importancia-das-lutas-nas-aulas-.htm
https://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/12167/as-lutas-na-educacao-fisica-escolar.aspx
Molari, Mário
M717m Metodologia do ensino de lutas/Mário Molari-Londrina
:Edtora e Distribuidora Educacional S.A., 2016
ISBN 978-85-8482-461-8
1. Luta (Esporte)- Estdo e ensino. 2. Artes marciais.3. Educação Física- Estudo e ensino. I.Título.
webaulas 
Textos complementares

Outros materiais