Buscar

psicologia escolar Danila

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno (a): Larissa Borri R.A: c31fee8
Matéria: Estágio Escolar 
Semestre: 8º
Campus: São José do Rio Pardo - SP
Supervisor: Danila Menardi Tavela
 
O que a história pode dizer sobre a profissão do Psicólogo: A relação Psicologia-Educação. – Maria Helena Souza Patto
Quinta-Feira, 01 de março de 2018 
Qual lugar ocupado pelo conhecimento produzido pela Psicologia científica nas relações de poder que vigoram numa sociedade dividida em classes?
Segundo correntes historiográficas mais recentes, a história das idéias é sempre social. O que existe é uma história social das idéias. História é unidade de passado, presente e futuro. Para pensar o seu futuro é preciso conhecer seu passado e seu presente, sobretudo em busca da identificação dos problemas que terão de ser enfrentados.
Quando fala em política, não está falando das doutrinas partidárias, mas a dimensão das relações de poder em vigor em sociedades concretas.
Quando um psicólogo diz a um pobre que ele não está conseguindo se escolarizar porque não tem capacidade intelectual pra isso (afinal, seu QI é baixo), ele está colaborando com o conformismo dos que não tem garantido o seu direito de educação escolar, mesmo estando dentro da escola, mas também faz um alerta de uma escola cujo ensino é de má qualidade e as relações dos professores com os alunos são medidas por preconceito.
O enraizamento da Psicologia foi junto com o da Pedagogia no interior da Primeira República Brasileira (1889-1930).
No período da história republicana brasileira, onde acabou a escravidão e aumentou a vinda de estrangeiros para suprir a mão de obra, a educação escolar e suas ciências (Biologia e Psicologia), começaram a se difundidas, tendo em vista a formação de cidadãos exemplares com base no conceito de normalidade plantada por médicos e educadores. “Normal” é quem trabalha, obedece, quem não protesta, não reivindica e colabora com a ordem estabelecida. Tudo que se afasta disso é rotulado como patologia por cientistas, juristas, médicos e educadores, entre os quais estavam os primeiros porta-vozes dos conhecimentos produzidos pela Psicologia.
Drº Esposel recomendava aos médicos que se aproximassem dos psychologistas, ele transparece a relação entre ciência e relações de poder, ele pregava a necessidade da criação de um sistema médico pedagógico de formação profilática das psiconeuroses, de distúrbios elementares do sistema nervoso, que podem gerar paixões, crimes, idéias extremistas reivindicadoras e revolucionárias.
Nesse momento que a Psicologia vai sendo constituída como ciência que avaliará aptidões e selecionará quem merece e quem não merece um lugar no sistema regular de ensino. Designará os destinados a mandar (quem será preparado para ser elite dirigente) e os talhados para obediência, quem desempenhará o trabalho intelectual e quem se ocupará com o trabalho braçal. Quem será extirpado da sociedade pela internação e quem será “exterminado”, afinal os índices de mortalidade em instituições corretivas para menores, manicômios e prisões, eram muito altos.
Psicologia foi convocada desde a elaboração das teorias pedagógicas no século XIX, a colaborar com o ensino talhe, que foi elaborado sobre a égide da eficiência, rapidez e da produção em série de alunos perfeitamente adaptados aos diferentes lugares que lhes serão designados numa realidade social inquestionável.
A Educação Escolar Pública Brasileira revela desde o princípio em claro desejo de controle por meio da educação, e dos conflitos de classes que marcaram o período primeiro-republicano. A Pedagogia para ser eficiente precisava conhecer a matéria-prima (criança) para classificá-la e assim moldá-la para um exercício estreito da cidadania. Por isso, seu encontro com a Psicologia evolutiva de cunho normativo, daí a relevância assumida pelos instrumentos psicométricos.
A invenção da Psicologia acompanha uma necessidade historicamente posta de justificação de desigualdade estrutural e controle do corpo social com procedimentos compatíveis com a ideologia liberal e a serviço dos que querem reproduzir a ordenação social em vigor, porque se beneficiam dela.
__________________________ __________________________
 Larissa Borri Danila Menardi Tavela
 Aluna 						Supervisora

Outros materiais