Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708614998)
	"Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora" - ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas. KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento). O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. O texto destaca aspectos relativos:
		
	
	aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.
	
	à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.
	
	à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.
	
	à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.
	
	às relações de poder presentes nas sociedades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708475910)
	O poder é o exercício humano de suas capacidades de domínio. O ser humano usa de suas atribuições de autoridade para promover o domínio sobre os outros. Não poucas vezes, esse domínio acontece por meio da violência. Não é por acaso que estamos vivendo uma época de tremenda insegurança pública. Há duas formas fundamentais do exercício da capacidade de dominação e, quando essas duas formas, conhecimento e propriedade, unem-se em torno de um poder único, as relações de poder se complexificam. O resultado são os poderes totalitários, representados outrora pelo Nazismo, Fascismo , e mais tarde na Guerra Fria, através dos Estados Unidos e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Hoje, o Estado Totalitário chama-se, tomando uso de maneira lacônica das respeitadas palavras de Max Weber, Mão Invisível do Mercado. Aquela mão que você não vê, mas que está lá sobre o Estado, sobre as instituições, sobre as religiões, sobre as culturas, sobre a mídia, sobre a ética, sobre as ciências, sobre as instituições médicas, sobre as forças de segurança, sobre os recursos naturais, violentando os seres humanos e a natureza a fim de que eles aceitem definitivamente as regras do Capital. Considere tais reflexões e julgue os itens abaixo e assinale o único correto:
		
	
	As duas formas de poder fundamentais são a posse e a política.
	
	A palavra e o silêncio, apesar de exercerem poder sobre o ser humano não são consideradas como instrumento do exercício da capacidade de domínio.
	
	Os sistemas políticos e religiosos não podem ser considerados instrumentos de poder sobre as pessoas.
	
	As tragédias naturais e a morte devem ser consideradas formas do exercício do poder.
	
	A estrutura social é a base principal da forma de poder político na sociedade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709025111)
	Eu sou a lenda O último homem na face da Terra não está sozinho. Will Smith interpreta este solitário sobrevivente em Eu Sou a Lenda, um épico de ação que mistura doses generosas de tensão com uma incrível visão de uma desolada Manhattan. Fonte: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-eu-sou-a-lenda-dublado.html No filme ¿Eu sou a lenda¿ o Dr.Robert Neville (Smith) come somente enlatados que restaram, se defende dos animais com armas e pula de um carro para outro para se locomover até que encontre um que ainda tem gasolina. Isto por que o mundo quase acabou e ele se encontra praticamente só em Manhattan. Durkheim postulou que a coesão entre as sociedades humanas é mantida por tipos de solidariedade social. No texto, o personagem deve fazer tudo com suas próprias mãos por que todos os homens morreram, não sendo possível, haver laços de interdependência que caracterizam as sociedades complexas. Neste tipo de sociedade, o tipo de solidariedade social existente é a:
		
	
	Solidariedade orgânica.
	
	Solidariedade mecânica.
	
	Solidariedade patológica.
	
	Solidariedade normal.
	
	Solidariedade anômica.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708944684)
	O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social nas sociedades complexas cuja a divisão do trabalho social se baseia nas diferentes funções:
		
	
	norma social.
	
	sistema orgânico.
	
	solidariedade orgânica.
	
	cooperação social.
	
	solidariedade mecânica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708964670)
	Segundo Durkheim, a consciência coletiva:
		
	
	È mais forte nas sociedades capitalistas onde predomina a solidariedade orgânica
	
	È mais forte nas sociedades complexas onde predomina a solidariedade mecânica
	
	È mais forte nas sociedades simples onde predomina a solidariedade orgânica
	
	È mais forte nas sociedades simples onde predomina a solidariedade mecânica
	
	È mais forte nas sociedades complexas onde predomina a solidariedade tradicional
	1a Questão (Ref.: 201708959044)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando a diferença entre os autores clássicos da sociologia, podemos afirmar que: 
I) A racionalização, segundo Weber permite um crescimento do conhecimento humano e o maior controle do homem sobre as técnicas; Marx propõe que o modo de produção capitalista cria uma nova forma de exploração baseada na relação de assalariamento.
II) Durkheim aponta para os mecanismos gerais de manutenção da ordem ou instituições específicas que buscam fortalecer a integração e reafirmar a ordem social, enquanto Marx destaca os mecanismos de legitimação da dominação das classes dominantes sobre as classes dominadas.
III) Weber destaca a reciprocidade entre as ações sociais dos indivíduos formando umateiadesignificados¿queconstituiasociedade,enquan→Durkheim∈dicaqueasociedadepesasobreos∈divíduos,ag∈docoercitivamentesobree≤s.
 
Estão corretas:
		
	 
	Apenas as afirmativas I e II
	 
	Apenas as afirmativas II e III
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Todas as alternativas
	
	Apenas as afirmativas I e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708954243)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre as teorias e pensamentos desenvolvidas por Durkheim, podemos marcar como errada apenas a seguinte opção:
		
	 
	O fato social é elmento básico no pensamento do autor em questão.
	
	Durkheim foi influenciado pelo cientificismo do século XIX.
	
	Para Durkhiem a coerção social é determinante na vida de todos os seres sociais.
	
	O pensamento de Weber é distinto em vários pontos dos pensamentos de Durkheim.
	 
	A imparcialidade do pesquisador não são elementos importantes na visão de Durkheim.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709000915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, isto é, todas as mercadorias; após havê-las produzido, entregam-nas aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; os proprietários dos meios de produção vendem as mercadorias aos comerciantes, que as colocam no mercado de consumo; e os trabalhadores ou produtores dessas mercadorias, quando vão ao mercado de consumo, não conseguem comprá-las. [...] Embora os diferentes trabalhadores saibam que produziram as diferentes mercadorias, não percebem que, como classe social, produziram todas elas, isto é, que os produtores de tecidos, roupas, alimentos [...] são membros da mesma classe social. Os trabalhadores se vêem como indivíduos isolados [...], não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas. (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 387.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre alienação e ideologia, considere as afirmativas a seguir:
		
	
	É no mercado que a exploração do trabalhador torna-se explícita, favorecendo a formação da ideologia de classe.
	
	A consciência de classe para os trabalhadores resulta da vontade de cada trabalhador em superar a situação de exploração em que se encontra sob o capitalismo.
	 
	O processo de não identificação do trabalhadorcom o produto de seu trabalho é o que se chama alienação. A ideologia liga-se a este processo, ocultando as relações sociais que estruturam a sociedade.
	
	As mercadorias apresentam-se de forma a explicitar as relações de classe e o vínculo entre o trabalhador e o produto realizado.
	
	A ideologia da produção capitalista constitui-se de imagens e idéias que levam os indivíduos a compreenderem a essência das relações sociais de produção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708956617)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Uffs 2011) O processo de integração e de circulação de merca¬dorias para muito além das fronteiras nacionais existe há muito tempo e não é suficiente para caracterizar algo novo. Marx e Engels já escreveram sobre isso na obra Manifesto Comunista, ainda em 1848, na qual mostram o avanço do capitalismo no mundo. Nesse sentido, podemos dizer que esse antigo processo de circulação de mercadorias é hoje designado:
		
	
	Legitimação do Capital Internacional
	
	Revolução Industrial.
	
	Revolução Administrativa.
	
	Política Neoliberal.
	 
	Globalização da Economia.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708965751)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O pensamento de Karl Marx é um marco na história da sociologia, Marx na sua analise da sociedade mostra como a nova ordem econômica, o capitalismo produziu uma nova ordem social injusta, já que o novo padrão econômico não trouxe benefícios para todos os homens. 
A partir das aulas ministradas assinale a única alternativa que não faz parte da reflexão marxista:
		
	 
	O Estado, na sociedade capitalista, representa os interesses dos proletariados.
	
	A mais-valia é uma reflexão sobre a exploração da força de trabalho.
 
	 
	A mercadoria é o resultado da atividade humana princípio da produção.
	
	Dentre todos os grupos oprimidos economicamente ao longo da história das sociedades o único que tem possibilidade de vencer a luta é o proletariado.
	
	O materialismo histórico é um método de para estudar o processo econômicos das sociedades.

Outros materiais