Buscar

estrutura funcional tst

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE- IFF
ALUNA: FERNANDA ALVES DE LIMA
CAMPOS: CABO FRIO TURMA: D
TRABALHO NORMALIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO APLICADA- SEMANA 2
As estruturas organizacionais são todos os aspectos relacionados a organização formal da empresa. Abrangendo assim a divisão do trabalho, a especialização e a hierarquia dentro das organizações.
A estrutura funcional, proposta por Henry Fayol, é a mais usada e conhecida. É a estrutura mais tradicional, mais comum, organizada por departamentos (funções) onde cada setor responde ao seu chefe imediato. Ela é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes, e adequada para pequenas e médias empresas. 
A esse tipo de organização funcional é aplicada o princípio da especialização das funções, ou seja, tem como fator principal e mais importante, a função e a especialidade de cada indivíduo dentro da organização. Nesse sistema o que define a hierarquia é a especialização das funções. Cada setor contribui com seu maior conhecimento para o funcionamento da organização como um todo. 
Toda a base das organizações funcionais está na cadeia de comando hierárquico, com seus funcionários, coordenadores, gerentes, diretores e presidente, onde esta hierarquia não pode ser deixada de lado em nenhum processo interno. Todos têm suas tarefas diárias bem definidas e sabem a quem devem obedecer, bem como a quem se reportar. 
A organização funcional tem como vantagens a maior especialização e aperfeiçoamento dos funcionários em suas respectivas áreas, o aumento no relacionamento entre os empregados que estão trabalhando dentro de um mesmo setor, a autoridade baseada no conhecimento e não na pura e simples hierarquia, uma maior uniformidade nos procedimentos, e o aumento na qualidade dos produtos.
Traz como desvantagens a não aplicação em ambientes instáveis, pouca flexibilidade, dificuldade para manter a disciplina e motivação, requer grande habilidade gerencial na resolução de conflitos.
A estrutura funcional ainda é uma das mais utilizadas nas organizações trazendo consigo características próprias, vantagens e desvantagens, e assim influenciando nas decisões e escolhas adequadas para cada tipo de organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando