Buscar

Apol direito tributário contabilidade tributária

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Tributário
No campo tributário encontram-se na Constituição da República alguns princípios implícitos ou explícitos, que dão um adequado alicerce, mostrando-se como verdadeiro núcleo interpretativo para o estudo e percepção de todo o sistema tributário nacional. Assinale a alternativa que condiz com a seguinte:
Art. “150 – Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios”:
§ 1º - Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
Nota: 20.0
	
	A
	Princípio da igualdade ou isonomia tributária
	
	B
	Princípio da anterioridade tributária
	
	C
	Princípio da capacidade contributiva
Você acertou!
Art. “150 – Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios”:
§ 1º - Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
MATERIAL COMPLEMENTAR, GUIA DE ESTUDOS - DIREITO TRIBUTÁRIO, AULA 01
	
	D
	Princípio da estrita legalidade tributária
	
	E
	Princípio da irretroatividade tributária
Questão 2/5 - Direito Tributário
A Lei 5.172/66 - CTN define em seu artigo 3º  que  tributo  é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
 (   ) Tributo é toda prestação: o objeto da obrigação tributária principal é pagar, temos, por conseguinte, que a prestação, ou ato de prestar, significa o pagamento;
(    ) Pecuniária: sabemos que pecúnia é sinônimo de dinheiro. Podemos entender até aqui que como regra esse pagamento deve ser feito em dinheiro;
(    ) Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: ato compulsório é ato obrigatório. Então somos obrigados a pagar, não nos sendo facultada tal atitude, não podendo o sujeito passivo escolher pagar ou não, sendo a obrigatoriedade marca indelével do tributo;
(    ) Compulsória: novamente como regra o tributo deve ser pago em dinheiro, ou seja, em moeda corrente no país, mas o próprio CTN, possibilita ao sujeito passivo outras formas de pagamento.
Nota: 20.0
	
	A
	A sequência CORRETA é  F, F, F, F
	
	B
	A sequência CORRETA é  F, F, V, V
	
	C
	A sequência CORRETA é  V, V, F, F
Você acertou!
A questão I e II são verdadeiras. Compulsória: ato compulsório é ato obrigatório. Então somos obrigados a pagar, não nos sendo facultada tal atitude, não podendo o sujeito passivo escolher pagar ou não, sendo a obrigatoriedade marca indelével do tributo. Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: novamente como regra o tributo deve ser pago em dinheiro, ou seja, em moeda corrente no país, mas o próprio CTN, possibilita ao sujeito passivo outras formas de pagamento. Contempla em seu artigo 162, como formas de pagamento: o cheque, o vale postal, a estampilha, o papel selado ou o processo mecânico.
	
	D
	A sequência CORRETA é  V, V, V, F
Questão 3/5 - Direito Tributário
No campo tributário encontram-se na Constituição da República alguns princípios implícitos ou explícitos, que dão um adequado alicerce, mostrando-se como verdadeiro núcleo interpretativo para o estudo e percepção de todo o sistema tributário nacional. De acordo com a legislação tributária, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
(    ) Nem mesmo o poder no Estado é absoluto, e qualquer que seja ele.
(    ) Para a doutrina, as situações que caracterizam não observância dos limites fixados enseja a inexistência da respectiva competência.
(    ) Na esfera tributária as limitações ao poder de tributar estão contidas no conjunto de normas, quer sejam, princípios ou regras que determinam as condutas a serem adotadas
(   ) Por aqueles entes políticos dotados de competência tributária plena. O entendimento do princípio da legalidade tributária vai mais além do que a possibilidade de que nenhum tributo pode ser instituído ou majorado sem que seja através de lei.
 
Nota: 20.0
	
	A
	A sequência CORRETA é  F- F – F-  F
	
	B
	A sequência CORRETA é  F- F-  V-  V
	
	C
	A sequência CORRETA é  V- F-  F-  V
	
	D
	A sequência CORRETA é  V- V- V - V
Você acertou!
Todas as alternartivas estão corretas.
Questão 4/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
Princípios fundamentais de contabilidade são as regras adotadas pelos profissionais de contabilidade, dentro de um consenso geral, e que devem ser observadas na elaboração das demonstrações contábeis. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.
Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em _____________________, com obediência aos preceitos da ____________________ e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as ______________ segundo o _________________________.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Registros permanentes; legislação tributária; mutações no lucro; regime de competência.
	
	B
	Registros; legislação comercial; mutações patrimoniais; regime de permanência.
	
	C
	Registros permanentes; legislação comercial; mutações no lucro; regime de permanência.
	
	D
	Registro; legislação tributária; mutações patrimoniais; regime de competência.
	
	E
	Registros permanentes; legislação comercial; mutações patrimoniais; regime de competência.
Você acertou!
Gabarito: Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência. (Pág. 24)
Questão 5/5 - Direito Tributário
Além de necessária e obrigatoriamente estar o tributo previsto legalmente, dita previsão legal, por mais que seja geral e abstrata, deve ser bem específica e detalhada, contendo todos os elementos do determinado tributo. Das alternativas abaixo qual se refere a  Legalidade Formal?
 
Nota: 20.0
	
	A
	Tem-se que a norma tributária deve ser colocada no mundo jurídico obedecendo à tramitação legal a ser adotada para a sua criação.
Você acertou!
 No que concerne à legalidade formal, tem-se que a norma tributária deve ser colocada no mundo jurídico obedecendo à tramitação legal a ser adotada para a sua criação.
	
	B
	Obriga que a lei instituidora apresente em seu bojo todos os elementos descritivos do fato jurídico e possível conteúdo obrigacional entre as partes.
	
	C
	Alterar as alíquotas dos impostos sobre a importação de produtos estrangeiros; sobre a exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.
	
	D
	Restabelecer a alíquota sobre a contribuição de intervenção no domínio econômico, relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e de seus derivados, gás natural e seu derivados e álcool combustível.

Outros materiais