Buscar

CÉLULAS EUCARIONTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CÉLULAS EUCARIONTES 
MEMBRANA PLASMÁTICA
separa a célula do meio externo; As unidades de membrana são bicamadas lipídicas formadas por FOSFOLIPÍDEOS e contendo uma quantidade variável de MOLÉCULAS PROTEICAS, mais numerosas nas membranas com mais atividade funcional.
MITOCÔNDRIAS
são corpúsculos esféricos, ou alongados; A principal função é LIBERAR ENERGIA GRADUALMENTE das moléculas de ÁCIDOS GRAXOS e GLICOSE, provenientes dos nutrientes, produzindo assim, CALOR e MOLÉCULAS DE ATP. A energia armazenada no ATP serve para: MOVIMENTAÇÃO, SECREÇÃO, MULTIPLICAÇÃO.
LISOSSOMOS
contêm diversas enzimas hidrolíticas, com atividade máxima em Ph ácido. Sua função é DEPOSITAR ENZIMAS UTILIZADAS PELAS CÉLULAS PARA DIGERIR MOLÉCULAS INTRODUZIDAS POR PINOCITOSE, FAGOCITOSE, OU SUAS PRÓPRIAS ORGANELAS.
RIBOSSOMOS
associam-se a filamentos de RNA mensageiro (RNAm), formando POLIRRIBOSSOMOS, que ficam dispersos no citoplasma ou presos à superfície externa. O polirribossomo têm função na SÍNTESE DE PROTEÍNAS.
PEROXISSOMOS
organelas caracterizadas pela presença de enzimas oxidativas
ENDOSSOMO
formam um compartimento que recebe as MOLÉCULAS introduzidas no CITOPLASMA DAS CÉLULAS pelas vesículas de PINOCITOSE. Sua função é SEPARAR E ENDEREÇAR O MATERIAL QUE PENETRA NO CITOPLASMA PELAS VESÍCULAS DA PINOCITOSE. Grande parte desse material é encaminhado para os LISOSSOMOS, porém muitos passam dos endossomos pro CITOSSOL, e outras são DEVOLVIDAS PARA A SUPERFÍCIE CELULAR.
COMPLEXO DE GOLGI
constituído por um número variável de vesículas circulares achatadas e esféricas de diversos tamanhos. Sua função é SEPARAR E ENDEREÇAR AS MOLÉCULAS SINTETIZADAS NAS CÉLULAS, ENCAMINHANDO-AS PARA VESÍCULAS DE SECREÇÃO, PRO LISOSSOMOS OU PARA MEMBRANA CELULAR.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
no citoplasma das células eucariontes, existe uma rede de vesículas achatadas, esféricas, e túbulos que se intercomunicam
- Retículo Endoplasmático Rugoso: produção de proteínas (devido aod ribossomos associados), e transporte destas para a célula. A produção ocorre por meio de uma mensagem que vem do núcleo (RNA) para o RER e os ribossomos começam a produzir proteínas. 
-Retpiculo Endoplasmático Liso: sua função é a producão de hormônios: ÁCIDOS GRAXOS e FOSFOLIPÍDEOS (moléculas que ficam nas membranas da célula).
NÚCLEO

Outros materiais