Buscar

Direito Tributário APOL 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Tributário
Questão 1/5 APOL 01- 03/ 2018
O contexto das exceções ao princípio da anterioridade tem como lastro argumentativo os mesmos que norteiam as mitigações ao primado da legalidade. Machado (2004, p. 105) assevera:
“[...] justificam-se pela necessidade de utilização do tributo com função extrafiscal em situações nas quais se exige providência imediata, que certamente não pode ficar para o ano seguinte, e ainda pela necessidade urgente de atendimento de gastos imprevistos. Os impostos que em razão de serem utilizados com função extrafiscal não se submetem ao princípio da anterioridade são os mesmos que, por idêntica razão, podem ter suas alíquotas alteradas por ato do Poder Executivo. A respeito deles vale, portanto, também no que diz respeito à cobrança imediata de aumentos no curso do exercício, o que se disse a respeito das elevações de alíquotas por ato do Executivo.”
No que se refere às exceções, analise as sentenças abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
I. Impostos que recaem sobre importação de produtos estrangeiros (art. 153, I, da CF/1988)
II.Exportação de produtos nacionais ou nacionalizados (art. 153, II, da CF/1988)
III. Produtos industrializados (art. 153, IV, da CF/1988)
IV. Operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou a valores mobiliados (art. 153, V, da CF/1988)
	A	Apenas a sentença I está correta.
	B	Apenas a sentença II está correta.
	C	Apenas as sentenças II e III e IV estão corretas.
	D	Todas as sentenças estão corretas.
02 -A Lei nº 10.666, de 8 de maio de 2003 (Brasil, 2003b), art. 10, alterou a forma de cálculo do SAT, instituindo mediante o FAP nova metodologia no cálculo da contribuição. A forma pela qual ocorreu essa regulamentação gerou muita polêmica no meio empresarial, sobretudo porque, na maioria dos casos, trouxe substancial aumento da carga tributária.
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que descreve como ocorreu essa regulamentação.
	
	A
	Pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho mais graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	B
	Pretendeu-se diminuir o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho mais graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	C
	Pretendeu-se diminuir o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho menos graves e em maior número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices maiores de acidentes de trabalho e de menor ofensa.
	
	D
	Pretendeu-se aumentar o cálculo da contribuição na apuração da alíquota incidente sobre a folha de salários em empresas com acidentes de trabalho menos graves e em menor número, ao passo que beneficiaria aquelas que apresentassem índices menores de acidentes de trabalho e de maior ofensa.
03- Para Hugo de Brito Machado (2002, p. 88), citado por Silva (2012, p. 50), a redação do art. 97 do CTN nada mais é do que a “explicitação do princípio da legalidade, afastando qualquer dúvida que ainda pudesse existir”. O autor ainda afirma:
“Criar tributo é estabelecer todos os elementos essenciais. [...] Não basta que na lei esteja dito que o tributo fica criado. Na lei devem estar todos os elementos necessários a que se possa identificar a situação de fato capaz de criar a obrigação tributária e, diante de tal situação, pode determinar o valor atribuído correspondente.” (MACHADO, 2002, p. 88)
Sendo assim, tal princípio, sem a menor dúvida, desautoriza qualquer cobrança sem a estrita obediência, pois dele decorre a conclusão de que inexiste lastro legal, tampouco constitucional, à eventual tributação que preserve para tal mandamento. Essa deve ser a interpretação conjunta de quais princípios? Analise as proposições a seguir e, após, assinale a alternativa que responde corretamente à questão.
	
	A
	Princípios da legalidade e da tipicidade
	
	B
	Princípios da alíquota
	
	C
	Princípios da lei ordinária
	
	D
	Princípios do administrativo tributário
Questão 4/5 - Direito Tributário
Analise a citação abaixo.
“____________ não entrou em vigor na mesma data da Carta Republicana, e sim no primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação da Constituição, mantido, até então, o da Constituição de 1967, com a redação determinada pela Emenda nº 1, de 1969, e pelas posteriores, conforme dispôs o art. 34, § 5º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT. Este mesmo artigo, entretanto, determinou a vigência imediata dos arts. 148, 149, 150, I, 156, III, e 159, I, c, conforme seu §1º.”
De acordo com as palavras de Paulsen (2002, p. 16, grifo original), das alternativas abaixo, a que preenche corretamente a lacuna da citação apresentada é:
	
	A
	O Novo Sistema Tributário Nacional
	
	B
	A Competência Tributária
	
	C
	A Administração Pública
	
	D
	A Legislação Plena
Questão 5/5 - Direito Tributário
Após a vigência da Emenda Constitucional nº 29/2000, houve autorização constitucional para os municípios cobrarem o __________________ com apoio na capacidade contributiva. Fica, contudo, a certeza de que o princípio da capacidade contributiva foi, à época, infringido, sobretudo porque a única possibilidade de progressividade constitucionalmente prevista era de caráter extrafiscal, e não pessoal, como exigido pelos municípios brasileiros.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho apresentado.
	
	A
	IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
	
	B
	IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)
	
	C
	PIS (Programa de Integração Social)
	
	D
	CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)

Outros materiais