Buscar

FICHAMENTO Porcini's Pronto cozinha italiana de excelência sem o tempo de espera

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a) Anderson Batista de Almeida
Trabalho da disciplina Gerenciamento de Prazos
 Tutor: Prof. Sueli Moreira Marquet Silva
Local Rio de Janeiro
Ano 2018 / 01
Estudo de Caso: Porcini's Pronto cozinha italiana de excelência sem o tempo de espera.
Dificuldades 
Como minimiza-las?
A Porcinis’s, Inc. foi criada nos anos de 1969 como um restaurante familiar ao Norte de Boston, localidade que possuía um grande número de norte-americanos que descendiam de italianos. 	Nas décadas seguintes nos restaurantes foram abertos em Massachusetts, Providence, Newport e Hartford. Em 1989 a família (Ventolas) passou o controle acionário a um grupo de investidores privado. A nova gestão deu um salto nos negócios, levando a empresa a vários locais nos centros das cidades em shopping centers, competindo com cadeias de restaurantes que praticavam os mesmos preços. A Porcinis’s aumentava seus lucros ano a anos operava em possuía 23 estabelecimentos, possuía cerca de 950 empregados, tendo a sua maioria no trabalho de meio período. Mesmo que seus concorrentes estivessem com dificuldades a Porcinis’s não sentia este impacto.
	Os altos executivos da companhia atribuíam o sucesso da Porcini’s à uniformidade da alta qualidade da comida e do serviço em cada estabelecimento. A qualidade podia ser creditada à longa experiência de cada um dos gerentes de restaurante, pessoal de supervisão e chefes de cozinha, uma força de trabalho relativamente estável. Além disso, cada unidade da Porcini’s criara um ambiente original e inigualável de restaurante familiar – conservando suas raízes do extremo norte de Boston. Em 2010, um conceituado guia de restaurantes de New England concedeu à Porcini’s o seu prêmio de “Melhor Serviço de Rede de Restaurantes” pelo quarto ano consecutivo.
	Mas e a Porcinis’s deveria focar em seu mercado interno e concorrentes que era dividido em três seguimentos:	
	Fast Food - Este segmento era definido como restaurantes cujos clientes pagavam antes de comer. As compras eram consumidas no local, levadas para viagem, ou entregues em domicílio, sendo divididos entre Lanchonetes, cafeterias e bufês estavam incluídos neste segmento.
	Restaurantes de serviço completo com uma única unidade - segmento oferecia uma variedade de ambientes (formal, casual) e de cozinhas. Estes restaurantes independentes - muitos deles familiares e operados pela própria família - forneciam serviços de alimentação com sua equipe de atendentes e os clientes pagavam depois de terem consumido. 
	Cadeias de restaurantes de serviço completo – neste seguimento forneciam serviços de alimentação a clientes que faziam o pedido e eram servidos sentados pela equipe de atendentes e pagavam somente depois de terem consumido. O segmento de cadeias de restaurantes de serviço completo era altamente fragmentado, com muitos participantes e uma ampla variedade de conceitos de alimentação. 
	Em janeiro de 2011, Tom Alessio, vice- presidente de marketing na Porcini’s Inc., da cidade de Boston, ponderava questões trazidas à tona por uma potencial expansão do negócio de restaurante de sua companhia. O mercado doméstico de cadeias de restaurantes de serviço completo vinha se aproximando do seu ponto de saturação, tanto em locais de rua, quanto nos de Shopping Centers. As grandes cadeias estavam olhando o mercado externo para crescer, mas sendo um pequeno player grandes cadeias estavam olhando o mercado externo para crescer, mas sendo um pequeno a a nem os recursos nem o poder de marca para abraçar esta opção. A firma precisava de um caminho doméstico para crescer. 
	Alessio tinha convencido os executivos de topo da Porcini’s a considerar a abertura de estabelecimentos com cardápio limitado, Porcini’s “Pronto”, para atender os viajantes de rodovias interestaduais. A maioria dos concorrentes que atendiam este mercado eram estabelecimentos de FAST FOOD ou comida popular e de baixo custo. Alessio acreditava que a Pronto podia oferecer um diferencial de qualidade que os viajantes apreciariam, mas os desafios eram substanciais. A comida e a qualidade do serviço eram a penas dois dos aspectos deste desafio. A Porcini’s – uma empresa privada, de crescimento lento precisaria implantar rapidamente seus novos restaurantes, de modo a se estabelecer como uma marca poderosa. Entretanto, com limitações de capital e acesso a espaços de localização privilegiada, isso parecia improvável, a não ser que adotasse como modelo de distribuição e comercialização de seus serviços em sistema de franquias ou o SCP (sociedade em conta de participação).
	Trabalhando em conjunto com o VP de Operações, Kurt Jensen, a diretora de RH, Wanda Halloran e a Cozinheira Chef, Mariana Molise, Alessio esboçara táticas para facilitar a consecução de suas metas de qualidade. Estas incluíam um processo inovador para selecionar, avaliar e recompensar empregados. Ao mesmo tempo, a Chef Molise começara a formular itens para o cardápio de “cozinha italiana de excelência sem tempo de espera”.
	No raciocínio de Alessio, todos os componentes do conceito da Pronto - deveriam ser coordenados e apoiarem-se mutuamente. E deveriam igualar ou exceder a taxa de atratividade de referência da companhia de 6%. Esta era uma tarefa e tanto.
	Para ser implementado corretamente todo projeto demanda tempo e estudos de localização, pesquisas sobre consumidores para melhor definição de público alvo, quem são seus concorrentes e como enfrenta-los, assim se saberá real viabilidade deste. Neste projeto existia vários riscos, como o seu tamanho e a sua complexidade cercado ainda por grau de incertezas nas definições técnicas, além de um cronograma bem apertado.
Podemos perceber ao fazer a leitura deste estudo de caso que este projeto possuía uma série de variáveis de deveriam ser bem planejadas, testadas e introduzidas de forma homogenia e organizada, situações que se negligenciadas poderiam afetar gravemente o projetos.
Em síntese o desenho de um escopo e um cronograma bem alinhado irá dirimir muito as possíveis dificuldades que o projeto pode apresentar. Um projeto deste porte e importância não deve ser negligenciado, pois qualquer falha iria trazer muitos impactos aos seus stakeholders. 
REFERÊNCIA: Lynda M. Applegate. Ramiro Montealegre. H. James Nelson. Carin Isabel Knoop, novembro 1996.

Outros materiais