Buscar

Justiça

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Justiça
A Justiça inflexível é frequentemente a maior das injustiças. Quando a ordem é injusta, a desordem é um princípio de justiça !

A Justiça tarda, mas não falha !

Na aplicação da lei, quando o Direito é posto em dúvida surge a idéia de Justiça. Isso mesmo. A Justiça é ampla. Justiça é uma idéia, um sentimento, uma exigência ética que tenta "corrigir" a lei quando ela (a lei) é deficiente. A Justiça orienta-se pelo princípio da eqüidade que determina tratamento igual para todos.
Estuda-se que o dever do juiz é sempre acatar a Lei, mas que o seu maior dever é fazer Justiça. Mais do que a aplicação formal do Direito, cumpre ao aplicador a efetiva realização da Justiça.
E tanto assim é, que a própria Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro diz que "Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum”.

No Decálogo do Advogado está escrito: “Luta – o teu dever é lutar pelo Direito. Se, porém um dia, encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”.
E, para completar, o Apóstolo Paulo, que era "doutor da lei", escreveu que "A letra mata, mas o espírito vivifica."
Nós, aplicadores do direito, precisamos fazer valer a força da justiça, pelo o qual devemos lutar sempre. É nosso dever, dar uma educação jurista aos não juristas. Pois, se é uma matéria restrita aos juristas, cabe a nós, o dever de mediar os conflitos da população com nosso conhecimento. E assim, apresentar-lhes a justiça !


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais