Buscar

Ensino Clínico 1 Aula 1 04 08 15 parte 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ENSINO CLÍNICO 1 
SAÚDE COLETIVA
Profª Gabriela Henrica – 04/08/2015
*
*
SAÚDE COLETIVA
Surge na década de 1970;
Marco – criação da Abrasco
Raízes: 
Preventismo
Medicina Social
Abordagens no processo saúde-doença
*
*
CAMPO INTERDISCIPLINAR
Envolve:
Epidemiologia;
Ciencias Sociais em Saúde;
Política, planejamento e administração em Saúde
*
*
SAÚDE COLETIVA - CONCEITO
É a ciência e a arte de prevenir doenças, prolongar a vida e promover, proteger e recuperar a saúde física e mental, com medidas de alcance coletivo e de motivação da população. 
Utiliza um grande grupo de profissionais, que inclui médicos sanitaristas, dentistas, psicólogos, nutricionais, arquitetos, engenheiros, educadores, veterinários, administradores hospitalares, estatísticos, sociólogos, economistas, entre outros. 
*
*
CONCEITO DE SAÚDE - OMS
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. 
 O conceito de saúde vem sofrendo mudanças, por ter sido definido como “estado de ausência de doenças”; foi redefinido em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como “estado de completo bem-estar físico, mental e social”, passando de uma visão mecânica da saúde para uma visão abrangente e não estática do processo saúde-doença
*
*
 Lei 8.080 
A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Lei que regulamenta o SUS;
Art. 1º - Regula em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.
*
*
FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES... INTERFEREM NA SAÚDE
*
*
O SER HUMANO ENVOLVE: 
*
*
EPIDEMIOLOGIA
“É a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas” 
 Rouquayrol
*
*
É a ciência básica para a saúde coletiva,
 Principal ciência de informação de saúde. Na prática principalmente estuda as formas de doenças e agravos, frente ao diagnóstico clínico. 
Estuda as relações de ocorrência de saúde-doença em massa (em sociedades, coletividades, comunidades, classes sociais, grupos específicos, etc.). As relações são referidas e analisadas mediante o conceito de risco.
*
*
DOENÇA
O conceito biomédico:
É um desajuste ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo ou ausência de reação aos estímulos a cuja ação está exposto que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um órgão, de um sistema ou de todo o organismo ou de suas funções vitais” (Fiocruz)
*
*
A busca por explicações do que causa o processo saúde-doença resultou na História Natural das Doenças (HND)
Modelo processual dos fenômenos patológicos.
 Os principais sistematizadores desse modelo foram Leavell e Clark, no ano de 1976
Definiram a história natural da doença como:
“ O conjunto de processos interativos que cria o estímulo patológico no meio ambiente ou em qualquer outro lugar, passando da resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte.” 
*
*
O modelo da HND visa ao acompanhamento do processo saúde-doença em sua regularidade, compreendendo as inter-relações do agente causador da doença, do hospedeiro da doença e do meio ambiente e o processo de desenvolvimento de uma doença. Esta forma de sistematização ajuda a compreender os diferentes métodos de prevenção e controle das doenças.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais