Buscar

Aula 1 Direito Constitucional - Organização Dos Poderes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL II
PROFESSOR: EDSON RIBEIRO SALDANHA NETO
ESTADO
CONCEITO
É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. As funções tradicionais do Estado englobam três domínios: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Numa nação, o Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.
ESTADO
 
 A mais moderna doutrina inclui um novo elemento, denominado elemento teleológico que resume
Bem estar do povo
ESTADO
HOBBES
 
 O argumento básico de Hobbes era que, no estado natural, ainda que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. 
 Por isso, nesse estado de natureza, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes).
ESTADO
HOBBES
 
 No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com o estado de guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social. De acordo com Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, por forma a que um poder absoluto e centralizado possa assegurar a paz interna e a defesa comum. Este soberano deveria ser o Estado, uma autoridade inquestionável,representado pela figura do Leviatã
ESTADO
LOCKE
O contrato social para Locke surge de duas características fundamentais: a confiança e o consentimento. Para Locke, os indivíduos de uma comunidade política consentem a uma administração com a função de centralizar a poder público. Uma vez que esse consentimento é dado, cabe ao governante retribuir essa delegação de poderes dada agindo de forma a garantir os direitos individuais, assegurar segurança jurídica, assegurar o direito a propriedade privada (vale ressaltar que para Locke, a propriedade privada não é só, de fato, terra ou imóveis, mas tudo que é produzido com o seu trabalho e esforço, ou do que é produzido pelas suas posses nesta mesma relação) a esse indivíduo, sendo efetivado para aprofundar ainda mais os direitos naturais, dados por Deus, que o indivíduo já possuía no estado natural.
ESTADO
HOBBES X LOCKE
O Poder vem de Deus e não pode ser questionado. 
X
Direitos naturais dados por Deus não podem ser desrespeitado. (Responsabilidade)
ESTADO
ROUSSEAU
 Rousseau diz que a liberdade está inerente na lei livremente aceita. "Seguir o impulso de alguém é escravidão, mas obedecer uma lei auto-imposta é liberdade". 
 Considera a liberdade um direito e um dever ao mesmo tempo. A liberdade lhes pertence e renunciar a ela é renunciar à própria qualidade de homem.
 
ESTADO
ROUSSEAU
 O "Contrato social", ao considerar que todos os homens nascem livres e iguais, encara o Estado como objeto de um contrato no qual os indivíduos não renunciam a seus direitos naturais, mas ao contrário, entram em acordo para a proteção desses direitos, que o Estado é criado para preservar. O Estado é a unidade e, como tal, representa a vontade geral, que não é o mesmo que a vontade de todos. A vontade de todos é um mero agregado de vontades, o desejo mútuo da maioria.
 
ESTADO
ROUSSEAU
 Quando o povo estatui uma lei de alcance geral, forma-se uma relação. A matéria e a vontade que fazem o estatuto são gerais, e a isso Rousseau chama lei. A República é todo estado regido por leis. Mesmo a monarquia pode ser uma república. O povo submetido às leis deve ser o autor delas. Mas o povo não sabe criar leis, é preciso um legislador. Rousseau admite que é uma tarefa difícil encontrar um bom legislador. Um legislador deve fazer as leis de acordo com o povo.
 
ESTADO
CONTRATO SOCIAL
Essa noção de contrato traz implícito que as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social. Nesse prisma, o contrato social seria um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante.
ESTADO
ELEMENTOS
POPULAÇÃO - entende-se pela reunião de indivíduos num determinado local, submetidos a um poder central. O Estado vai controlar essas pessoas, visando, através do Direito, o bem comum.
ESTADO
ELEMENTOS
TERRITÓRIO - espaço geográfico onde reside determinada população. É limite de atuação dos poderes do Estado. 
ESTADO
ELEMENTOS
SOBERANIA - é o exercício do poder do Estado, internamente e externamente. O Estado, dessa forma, deverá ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos políticos, econômicos e sociais internamente e não depender de nenhum outro Estado ou órgão internacional. A essa autodeterminação do Estado dá-se o nome de soberania. 
ESTADO
ELEMENTOS
FINALIDADE – O bem comum a todos da população.
PODER
Vem do latim POTERE
Significa literalmente o poder de agir, deliberar, mandar, exercer a soberania, a autoridade.
POLÍTICA
Significa ciência ou arte de dirigir o Estado.
PODER POLÍTICO
O Poder Político se baseia na posse dos instrumentos com os quais se exerce a força física: é o poder coator no sentido mais estrito da palavra.
Poder Político  é a possibilidade coercitiva que o estado possui para obrigar a fazer ou não fazer algo, tendo como objetivo o bem público, mas que também pode objetivar a manutenção do autoritarismo dos governantes.
FORMAS DE ESTADO
 Estado simples ou unitário pode ser definido como a forma de Estado em que, para um todo político e homogêneo, ainda que dividido administrativamente, apenas existe a autoridade nacional como única fonte de Direito, numa só esfera de poder público.
 Os Estados compostos são uniões de Estados (dois ou mais), que se formam por motivos diversos, com duas ou mais fontes de elaboração do Direito e igual número de esferas de poder público
FORMAS DE ESTADO SIMPLES
UNITÁRIO:
O Estado Simples ou Unitário, de que a França é exemplo clássico, constitui a forma típica do Estado propriamente dito, segundo a sua formulação histórica e doutrinária; O poder central é exercido sobre todo o território sem as limitações impostas por outra fonte do poder. Como se pode notar, é a unicidade do poder, seja na estrutura, seja no exercício do mando, o que bem caracteriza esse tipo de Estado.
SOBERANIA: ÚNICA
LEI BÁSICA: CONSTITUIÇÃO
TIPO DE DIREITO: INTERNO
SECESSÃO: NÃO EXISTE
COMPETÊNCIA: CENTRALIZADA
FORMAS DE ESTADO COMPOSTO
FEDERAÇÃO:
É aquele que se divide em estados ou províncias politicamente autônomas, possuindo duas fontes paralelas de Direito Público, uma Nacional e outra Provincial, o fato de se exercer harmônica e simultaneamente sobre o mesmo território e sobre as mesmas pessoas a ação pública de dois governos distintos (federal e estadual) é o que justamente caracteriza o Estado Federal. Exemplos: Brasil, EUA, México, Argentina.
SOBERANIA: ÚNICA
LEI BÁSICA: CONSTITUIÇÃO
TIPO DE DIREITO: INTERNO
SECESSÃO: NÃO PERMITE
COMPETÊNCIA: DESCENTRALIZADA
FORMAS DE ESTADO COMPOSTO
CONFEDERAÇÃO:
As Confederações se formam mediante um Pacto entre Estados e não mediante uma Constituição, é uma União permanente de Estados Soberanos que não perdem esse atributo, têm uma assembléia constituída por representantes dos Estados que a compõe, não se apresenta como um poder subordinante, pois, as decisões de tal órgão só são válidas quando ratificadas pelos Estados Confederados.
Cada Estado permanece com sua própria soberania, o que outorga a Confederação um caráter de instabilidade devido ao Direito de Separação (secessão).
SOBERANIA: PLURALIDADE
LEI BÁSICA: TRATADO
TIPO DE DIREITO: INTERNACIONAL
SECESSÃO: PERMITE
FORMAS DE GOVERNO
FORMAS PURAS DE GOVERNO
Governo que objetiva o bem geral
Monarquia - Governo de um só,
hereditário, irresponsabilidade
República - Governo pautado na responsabilidade, periodicidade, eleição.
SISTEMAS DE GOVERNO
Tem haver com os limites bem definidos dos poderes do Estado. Executivo, Legislativo e Judiciário.
Presidencialismo e Parlamentarismo
SISTEMAS DE GOVERNO
Presidencialismo
O sistema só pode ser usado em repúblicas.
O chefe de estado(presidente) é o chefe de governo e portanto tem plena responsabilidade política e amplas atribuições.
O chefe de governo é o presidente eleito pelo povo, direta ou indiretamente. Fica no cargo por tempo determinado, previsto na Constituição.
O poder executivo é exercido pelo presidente da República auxiliado pelos ministros de estado que são livremente escolhidos pelo presidente. A responsabilidade dos ministros é relativa à confiança do presidente.
SISTEMAS DE GOVERNO
Parlamentarismo
O sistema pode ser usado em monarquias ou repúblicas.
O chefe de Estado( rei ou presidente) não é o chefe de governo e portanto não tem responsabilidade política. Suas funções são restritas.
O chefe de governo é o premier ou primeiro ministro, indicado pelo chefe de Estado e escolhido pelos representantes do povo. Fica no cargo enquanto tiver a confiança do Parlamento.
O poder Executivo é exercido pelo Gabinete dos Ministros. Os Ministros de Estado são indicados pelo premier e são aprovados pelo parlamento. Sua responsabilidade é solidária; se um sair todos saem em tese
ÓRGÃOS DO ESTADO
Órgãos que fazem parte da composição dos poderes do Estado.
Dividem-se em:
Órgãos Independentes
Órgãos Autônomos
Órgãos Superiores
Órgãos Subalternos
ÓRGÃOS DO ESTADO
Órgãos Independentes
Representam os poderes do Estado
Poder Executivo
Poder Legislativo
Poder Judiciário 
ÓRGÃOS DO ESTADO
Órgãos Autônomos
Têm autonomia técnica, financeira e administrativa. 
São todos os órgãos subordinados diretamente aos chefes dos poderes.
Órgãos do MP
Defensorias Públicas
Ministérios
Secretarias
ÓRGÃOS DO ESTADO
Órgãos Superiores
Tem o comando dos assuntos sob sua alçada.
Estão sempre sujeitos à subordinação a uma chefia mais alta.
Não detém autonomia financeira nem administrativa.
Departamentos Nacionais, Regionais, Estaduais 
Diretorias Regionais, Estaduais, Nacionais
Coordenadorias Municipais, Estaduais, Regionais e Nacionais.
ÓRGÃOS DO ESTADO
Órgãos Subalternos
São os responsáveis pela execução da cadeia de comando
Escolas
Hospitais
Delegacias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais