Buscar

Gabarito_AP1-2015-2º- Adm Brasileira

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP
Período - 2015/2º
Disciplina: Administração Brasileira
Coordenador: Carlos Cunha
ALUNO: MATR:
1 – Marque V (verdadeiro) ou F (falso). A área de Recursos Humanos, atual área de Gestão de Pessoas assume uma estrutura diferenciada, através do desenvolvimento de novas posturas, a fim de dinamizar suas potencialidades em prol do sucesso organizacional: (1pt)
( v ) uma nova visão do homem, do trabalho e da empresa;
( F ) estrutura verticalizada com muitos níveis hierárquicos;
( F) organização voltada para processos e não para funções especializadas e isoladas;
( V ) sintonia como o ritmo e natureza das mudanças ambientais;
( F ) administração centralizada, baseada no conhecimento.
2 – Assinale somente a alternativa correta. No século XXI, o comportamento ético continua sendo um dos pressupostos da ação dos homens em sociedade. A Responsabilidade Social nas empresas brasileiras tem por base: (1pt)
( ) o bem-estar dos recursos humanos em contrapartida aos interesses da organização. 
( ) os clientes ou usuários, em contrapartida ao bem estar dos funcionários. 
( X ) o bem-estar da sociedade como um todo, em contrapartida aos interesses particulares dos setores minoritários. 
( ) o bem estar do Estado, em contrapartida as suas atribuições e deveres. 
( ) nenhuma consideração pelas preferências livremente formuladas por cada cidadão. 
Bottom of Form
3 - Assinale somente a alternativa correta. Henry Fayol foi um dos principais estudiosos da Teoria Clássica das organizações. Fayol: (1pt)
Top of Form
( (( X ) desenvolveu um estudo onde em cada organização são desenvolvidas seis funções básicas e a função administrativa desempenha papel de integração e coordenação das demais funções. 
( ) enfrentou o problema do desperdício das indústrias observando e estudando os tempos e dos movimentos dos operários, com vistas a aumentar a produtividade e estabelecer a divisão racional do trabalho. 
( ) definiu as características básicas da organização burocrática moderna, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia. 
( ) contestou a teoria científica da administração, formulando uma abordagem baseada na dinâmica informal do comportamento organizacional, nas técnicas de motivação e no papel das lideranças. 
( ) formulou uma teoria analítica da dinâmica organizacional centrada nas condições em que são tomadas as decisões dentro da empresa. 
Bottom of Form
4 – Nas empresas brasileiras, “Tipicamente, as atividades desenvolvidas na área expandem-se para recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e demissão. O treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como a avaliação de desempenho e de potencial, ganham ênfase neste período porque, em primeiro lugar, as tarefas ficam mais complexas e, em segundo, porque as obrigações advindas do Estado de Bem Estar Social, por um lado, e da sofisticação tecnológica do trabalho, por outro, tornam a substituição de funcionários bem mais cara, o que favorece a retenção das pessoas nas organizações. É principalmente por esse motivo que, nesta época, cresce a importância e o escopo da função de recursos humanos nas empresas“ (Aula RH p. 07). Quanto à administração de recursos humanos, assinale a opção incorreta. (1pt)
Top of Form
( ( (( ) O recrutamento interno é o mais adequado quando a organização tem como objetivos manter a cultura organizacional existente, aumentar a motivação dos empregados e incentivar seu desenvolvimento. 
( ) O método deve relacionar a avaliação do desempenho com as características relacionadas aos desempenhos altamente positivos dos empregados. 
( ) O estabelecimento de critérios relevantes para se avaliar o desempenho dos empregados, como, por exemplo, comportamentos e atitudes definidos e considerados essenciais para a empresa, é uma características do método das escalas gráficas. 
( X ) Na seleção de pessoas, as organizações devem privilegiar a utilização dos métodos mais complexos, independentemente do cargo a ser provido. 
Bottom of Form
5 - Chiavenato (2004, p. 112): Responsabilidade Social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses. Refere-se ao grau de eficiência e eficácia que uma organização apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta. (1pt)
Top of Form
(( ) A ocorrência de custos de Responsabilidade Social independe da ação da organização. 
( ) Se determinado projeto de Responsabilidade Social depende de recursos financeiros, apoio do Estado, estratégia de implementação e boa vontade por parte dos envolvidos, deve a sociedade cobrar das organizações essa postura. 
( ) Ruptura de paradigma é o termo que caracteriza no Brasil a impossibilidade de atendimento a uma realidade ambiental degradada pela ação do homem. 
( ) Para uma adequada gestão de Responsabilidade Social as organizações devem maximizar os investimentos nessa área. 
( X ) a organização deve ir além do espaço físico organizacional e pensar globalmente e agir localmente sobre as questões que envolvem o bem-estar da sociedade.
Bottom of Form
6 - Empreendedorismo é definido como o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, transformam idéias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo. (1pt)
I Para Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes.
II observa-se que a evolução do termo empreendedorismo está intrinsecamente relacionada àquele que assume riscos, um idealizador, que busca realizar seus sonhos e não somente àquele que visa abrir o próprio negócio.
III O momento atual não pode ser chamado como a ERA DO EMPREENDEDORISMO, pois são os empreendedores que estão eliminando as barreiras comerciais e culturais, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho, novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
IV Empreendedorismo é o único termo que define o conjunto de atividades imprescindíveis para um emprego, empresa ou projeto.
Estão certos apenas os itens 
Top of Form
( ( X ) I e II. 
( ) I e III. 
( ) II e IV. 
( ) III e IV. 
Bottom of Form
Bottom of Form
QUESTÃO DISCURSIVA (4 PONTOS)
Descreva no caso brasileiro como os Recursos Humanos e Empreendedores podem tentar resolver problemas relacionados a área de Responsabilidade Social no século XXI.
O aluno deve abordar a evolução da área de RH, citando a Era do Conhecimento, o modelo flexível de estrutura organizacional, no qual predominam as equipes multifuncionais de trabalho e finalmente a época da Gestão de Pessoas. Na questão empreendedora o aluno deve abordar a evolução do termo empreendedorismo intrinsecamente relacionada àquele que assume riscos, um idealizador, que busca realizar seus sonhos e não somente àquele que visa abrir o próprio negócio.
Os problemas de Responsabilidade Social abordados devem beneficiar o desempenho das organizações, por adquirirem eficiência e qualidade nos produtos e serviços desenvolvidos. Devem favorecer também aos funcionários por fazerem parte deste processo de desenvolvimento, bem como propiciam a geração de maior lucratividade e resolução de problemas do século XXI.

Outros materiais