A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Sistema Muscular

Pré-visualização | Página 1 de 1

Sistema Muscular
O sistema muscular é composto pelos diversos músculos do corpo humano. Note que os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a propriedade de contratilidade e de produção de movimentos. As fibras musculares são controladas pelo sistema nervoso, encarregado de receber a informação e respondê-la.
Tipos de Músculos
Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos:
​
Músculo Liso ou Não estriado: músculos de contração involuntária, localizados nas estruturas ocas do corpo, ou seja, estômago, bexiga, útero, intestino, além da pele e dos vasos sanguíneos. Assim, sua função assegura a movimentação dos órgãos internos.
Músculo Estriado Cardíaco: músculos de contração involuntária, presentes no coração (miocárdio). Esses músculos asseguram os vigorosos batimentos cardíacos.
Músculo Estriado Esquelético: músculos de contração voluntária, ou seja, os movimentos são controlados pela vontade do ser humano. São conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.
Grupos Musculares
O corpo humano é formado por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações, e tendões para permitir que façamos diversos movimentos. São agrupados nos seguintes grupos musculares:
Músculos da Cabeça e do Pescoço
Contem mais de 30 pequenos músculos que ajudam a exprimir os sentimentos, mover os maxilares ou manter a cabeça erguida. Por exemplo: para enrugar a testa usamos o frontal, para mastigar ou morder são os masseteres que movimentam as mandíbulas. Já o esternocleidomastoideo é que faz a cabeça girar ou se inclinar para frente e para trás.
Músculos do Tórax e do Abdômen
Esses músculos permitem a respiração, impedem o corpo de se curvar e ceder ao próprio peso, entre outros movimentos. Para fazer levantamento de peso, por exemplo: a pessoa precisa usar os músculos peitorais e os deltoides. Os músculos intercostais funcionam em conjunto com o diafragma para levarem o ar até os pulmões.
Músculos dos Membros Superiores
São músculos capazes de fazer a pressão exata e permitem flexibilidade e precisão para tarefas delicadas ou que exigem muita força. O bíceps ligado aos ossos omoplata e rádio, ao se contrair faz o braço se dobrar. O polegar é a parte mais móvel da mão, para o mover são necessários músculos do antebraço e da mão, como o oponente do polegar, o curto flexor (flete) e o curto adutor (move para fora).
Músculos dos Membros Inferiores
Esses são os músculos mais fortes do corpo, graças aos músculos das pernas podemos ficar de pé e manter o equilíbrio. O costureiro (ou sartório) é o mais longo músculo do corpo, ao se contrair dobra a perna e gira o quadril, é o músculo das costureiras, por isso o nome. Os flexores dorsais do pé fazem os dedos levantarem. O tendão de Aquiles é o tendão mais forte do corpo, inserido no osso calcâneo, está ligado aos músculos flexores plantares (o sóleo, o plantar delgado e o gastrocnêmio); é responsável pelo movimento das bailarinas de ficar na ponta dos pés.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.