Buscar

AV BASES PARA GESTÃO EM ENGENHARIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403358778)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Wallace Silva, Gestor Nacional de Vendas, conduz uma reunião com os Gerente Regionais sobre o planejamento de vendas para o próximo ano. Wallace menciona: "Vocês, como Gerentes Regionais de Vendas, devem ter a capacidade de visualizar a nossa empresa como um conjunto integrado e perceber que as várias funções são interdependentes, ou seja, devem observar as necessidades e as posições da área de Pós-vendas, da Controladoria e da Gerência de Operações. Devem estar também atentos ao mercado em constante evolução, principalmente as ações em curso de nossos concorrentes e as exigências de nossos clientes". Andréa Quintanilha, Gerente Regional de São Paulo, por sua vez, ressalta: "Não podemos deixar de destacar outra questão muito relevante, precisamos valorizar a nossa equipe de análise de riscos, pois a qualidade de nossa venda só será alcançada se o trabalho analítico for eficaz. Para tanto, precisamos desenvolver e ampliar a nossa equipe de analistas". Por último, Flavio Gouvêa, Gerente Regional Rio menciona: "Colegas, não podemos minimizar a importância das nossas Supervisões de Vendas. Os nossos supervisores vão ter que demonstrar capacidade na formação e manutenção das suas equipes de vendas, administrando os interesses individuais, distribuindo os recursos materiais e promocionais, entrosando os vendedores novos com os veteranos e distribuindo as cotas de vendas, em função da capacidade e da experiência individual".
- Com base no texto, destaque as três habilidades do administrador ressaltadas pelos Gestores. A habilidade destacada por Wallace Silva, a habilidade mencionada pela Andréa Quintanilha e a referida por Flavio Gouvêa. É necessário justificar cada habilidade, com menção ao texto.
		
	
Resposta: wallace habilidade conceitual nivel estratetegico. entender de toda a empresa flavio habilidade de administrar RH. caso manutencao e formacao das equipes andrea habilidade analitica foco na analise
	
Gabarito: - Wallace Silva destaca a HABILIDADE CONCEITUAL (quando trata da capacidade de visualizar a organização como um conjunto integrado, perceber que as funções são interdependentes e visualizar o ambiente externo): "Vocês devem ter a capacidade de visualizar a nossa empresa como um conjunto integrado e perceber que as várias funções são interdependentes, ou seja, devem observar as necessidades e as posições da área de Pós-vendas, da Controladoria e da Gerência de Operações. Devem estar também atentos ao mercado em constante evolução". / - Andréa Quintanilha a HABILIDADE TÉCNICA (Conhecimento especializado, capacidade analítica dentro da especialidade): "Precisamos valorizar a nossa equipe de análise de riscos, pois a qualidade de nossa venda só será alcançada se o trabalho analítico for eficaz. Para tanto, precisamos desenvolver e ampliar a nossa equipe de analista". / - Flavio Gouvêa a HABILIDADE HUMANA (Conseguir esforços cooperativos em prol do alcance dos objetivos comuns, ou seja, aptidão para trabalhar com pessoas e obter resultados.): "Os nossos supervisores vão ter que demonstrar capacidade na formação e manutenção das suas equipes de vendas, administrando os interesses individuais, distribuindo os recursos materiais e promocionais, entrosando os vendedores novos com os veteranos e distribuindo as cotas de vendas, em função da capacidade e da experiência individua".
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403358217)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A área de Recursos Humanos deixou de ter uma atuação estritamente funcional, passando a ter também uma responsabilidade estratégica e a manter um relacionamento mais estreito com as áreas de negócio das empresas. Dessa forma, que ações essa área deve tomar para ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócio? 
		
	
Resposta: deve ser alinhada com a evolucao no modo como sao administradas as empresas em uma economia de forma global, compatibilizando as necessidades do negocio com a diversidade e no novo perfil profissipnal desejado necessario em uma epoca de mudancas continuas.
	
Gabarito: Deve estar alinhada com a evolução no modo como são administradas as empresas em uma economia globalizada, compatibilizando as necessidades do negócio com a diversidade e o novo perfil profissional desejado e necessário em uma época de mudanças contínuas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403358439)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Presidente e Vice-Presidente são todos os títulos típicos de que nível de gestão? 
		
	
	Funcional 
	
	Tático 
	
	Operacional 
	
	Regional
	
	Estratégico 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403360045)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O planejamento estratégico, normalmente acontece no topo da pirâmide organizacional. Marque a opção correta a respeito desta afirmativa:
		
	
	No topo da pirâmide encontra-se o nível tático, onde o poder técnico, e, a visão de liderança é de suma importância para a criação dos objetivos empresariais.
	
	No topo da pirâmide encontra-se o nível Operacional, onde o poder técnico, e, a visão da totalidade é de suma importância para a criação dos objetivos empresariais.
	
	No topo da pirâmide encontra-se o nível tático, onde o poder conceitual, e, a visão da totalidade é de suma importância para a criação dos objetivos empresariais.
	
	No topo da pirâmide encontra-se o nível estratégico, onde o poder conceitual, e, a visão da totalidade é de suma importância para a criação dos objetivos empresariais.
	
	No topo da pirâmide encontra-se o nível estratégico, onde o poder de geração de ideias é mínimo, e, não é necessária a visão da totalidade pois o topo só precisa de conhecer o mínimo possível das atividades.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403358105)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As principais características do planejamento tático são: I - É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos. II - Interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo. III - Aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no longo prazo. IV - São materializados em planos de Produção, Financeiro, de Marketing, de Recursos Humanos, etc. 
		
	
	Somente a I está ERRADA 
	
	Somente a IV está ERRADA 
	
	Todas estão CORRETAS 
	
	Somente a III está ERRADA 
	
	Somente a II está ERRADA
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403361010)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A partir do planejamento segue-se a organização. A função administrativa organização abrange: 
		
	
	dividir, planejar, distribuir e controlar as tarefas operacionais 
	
	dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais 
	
	planejar, organizar, dirigir e controlar a amplitude de controle 
	
	dividir, integrar e coordenar o processo decisório institucional
	
	planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos organizacionais 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403361280)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O gestor de uma área de Produção da empresa de sapatos Q conforto S/A acredita que seus subordinados necessitam de supervisão constante e que sem orientações precisas não serão capazes de participações contributivas, chegando mesmo a prejudicar o sistema produtivo. Segundo suas palavras "empregados são como crianças, se piscarmos os olhos vão fazer besteira e se não controlamos vão procurar burlar o sistema para trabalhares menos". A forma de pensar e agir desse gestor o classifica segundo teoria de Douglas Mc Gregor com características de um típico gestor:
		
	
	A forma de pensar e agir do gestor da área de Produção da empresa de Sapatos Q conforto S/A o classifica como um gestor com características: X da Teoria de Douglas McGregor.
	
	A forma de pensar e agir do gestor da área de Produção da empresa de Sapatos Q conforto S/A o classifica como um gestor com características:Y da Teoria de Douglas McGregor.
	
	A forma de pensar e agir do gestor da área de Produção da empresa de Sapatos Q conforto S/A o classifica como um gestor com características: X,Y,Z da Teoria de Douglas McGregor.
	
	Nenhuma das alternativas apresentadas. 
	
	A forma de pensar e agir do gestor da área de Produção da empresa de Sapatos Q conforto S/A o classifica como um gestor com características: Z da Teoria de Douglas McGregor.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403357307)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A função controle pode ser analisada tanto como um processo coercivo e repressivo, quanto como um mecanismo na orientação e planejamento das organizações. O controle macro-orientado, direcionado ao longo prazo e genérico quanto ao seu conteúdo é chamado de: 
		
	
	Controle estratégico ou controle organizacional. 
	
	Controle tático ou controle corporativo. 
	
	Controle corporativo ou controle operacional. 
	
	Controle operacional ou controle empresarial. 
	
	Controle intermediário ou controle departamental. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403358478)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Tomar as decisões corretas é uma tarefa importante para os gerentes de marketing. Com relação a este conceito podemos afirmar: 
I- O marketing envolve a satisfação e as necessidades dos clientes.
II-As empresas precisam monitorar seus clientes e concorrentes.
III-O bom marketing resulta de planejamento e pesquisa 
		
	
	As alternativas I e III estão corretas 
	
	Todas as alternativa estāo corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas 
	
	Somente a alternativa II está correta 
	
	Somente a alternativa I está correta 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403359501)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"Como será uma organização que atinge a execelência ? Que características precisa ter para conseguir o sucesso ? Chegar a execelência é difícil , agora manter seus talentos isso é ainda muito mais ". (S.Jordão) A constatação apontada pela articulista evidencia sobretudo , para o mundo empresarial , a importância e o papel de seus : 
		
	
	Métodos e controle empregados 
	
	Produtos e preços praticados 
	
	Recursos materiais 
	
	Recursos humanos 
	
	Recursos financeiros

Continue navegando