Buscar

Resumo G2 linguistica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estruturalismo: Saussure, ligação com a psicologia, sociologia e antropologia/ Língua é um sistema, ou seja, conjunto de unidades que obedecem a certos princípios de funcionamento/ A língua, uma vez formada por elementos coesos, que funcionam a partir de um conjunto de regras forma uma organização, um sistema, uma estrutura/ A linguagem é vista como um sistema articulado, uma estrutura/ Estrutura linguística (Saussure): estabelecemos comunicação porque conhecemos as regras de gramática de uma língua. O que regula o funcionamento do sistema linguístico são as normas que internalizamos muito cedo e que começam a se manifestar na aquisição da linguagem/ Língua é forma (estrutura). Dicotomias/ Língua e fala/ Sincronia e diacronia (Diacronia (através do tempo, evolutivo) Sincronia (em um tempo, estático))/ Significado e significante (signo). Língua: a linguagem tem um lado social. A língua é um sistema “supra individual” utilizado como meio de comunicação entre os membros de uma comunidade. Fala: tem um lado individual, onde corresponde a dois momentos -> combinação realizada pelo falante objetivando exprimir seu pensamento, e o mecanismo psicofísico que lhe permite exteriorizar estas combinações. O objeto de estudo do estruturalismo é a LÍNGUA, pois é na língua que se encontra a essência da atividade comunicativa. Sincrônico: elege somente um estado de língua para a análise, em qualquer ponto da linha do tempo, e realiza a descrição desse estado considerando os casos coexistentes na língua naquele dado momento. Explica o sistema pelo sistema, isto é, despreza as informações externas ao sistema, tais como o contexto histórico, os condicionamentos sociais, as variações semânticas, etc. Diacrônico: Diz respeito às evoluções. Esta a linguística histórica. O estudo sincrônico tem como finalidade a descrição de um determinado estado dessa língua em um determinado momento no tempo. O estudo diacrônico (através do tempo) busca estabelecer uma comparação entre dois momentos da evolução histórica da língua. (exemplo: pane > pãe > pão) Significante: imagem acústica (cadeia de sons). Significado: um conceito.
Arbitrariedade: não existe uma razão para que um significante (som) esteja associado a um significado (conceito). Cada língua usa significantes diferentes para um mesmo significado. 
Estruturalismo Norte-Americano: Leonard Bloomfield buscava um método rápido e eficaz de descrição de línguas aborígenes, nos Estados Unidos. Assim, a preocupação de Saussure era explicar o funcionamento da língua, enquanto objeto de estudo da Linguística, já Bloomfield tinha a preocupação de descrever o máximo possível de línguas indígenas (que eram ágrafas, isto é, sem escrita). Bloomfield, sob a influência do antropólogo Franz Boas, fazia um “trabalho de campo”: ia até as aldeias indígenas para estar em contato direto com as suas línguas e, sob influência do behaviorismo, buscava fazer experiências empíricas através de um corpus de dados observáveis. Para isso, utilizava do distribucionalismo, isto é, um método de comutação que permite verificar a distribuição dos elementos linguísticos na cadeia sintagmática e assim podia observar a posição desses elementos uns em relação aos outros, depreendendo as categorias de sujeito, verbo, predicado, etc., ou até mesmo a ausência delas. Os dois linguistas pensaram muitas coisas em comum: se preocuparam em afirmar a Linguística enquanto Ciência; compreendem que a língua é um sistema que possui uma estrutura interna de funcionamento analisável; Privilegiam o estudo sincrônico das línguas; “estruturalismos” não há indagação sobre o significado dos enunciados que compõem o corpus. Ambas são abordagens que privilegiam o significante; É possível afirmar que a noção de Valor Linguístico está presente nas concepções de ambos os linguistas, mesmo que Bloomfield não tenha teorizado a respeito: o método distribucionalista usado por ele possibilitava o entendimentos dos elementos linguísticos através da relação que um estabelece com o outro na cadeia sintagmática, e a diferenciação se dava, pois, na oposição entre eles. Assim, é possível dizer 	que a análise partia do pressuposto de que “um era o que o outro não era”. 
Gerativismo: Estuda a linguagem de forma matemática e abstrataConstituir modelo teórico capaz de descrever e explicar a natureza e o funcionamento dessa faculdade; compreender um dos aspectos mais importantes da mente humana./ Tentativa de formalização dos fatos linguísticos, aplicando um tratamento matemático preciso, explícito e finito às propriedades das línguas naturais. Isto é, a linguagem purista pode ser compreendida e com isso facilitar o aprendizado dos idiomas. Ele foi criado por Noam Chomsky, em oposição ao estruturalismo bloomfieldiano. / Conhecida como Gramática Universal (GU), foi desenvolvida a partir das idéias de Noam Chomsky, e propõe que as línguas naturais possuam uma gramática comum, básica, inata ao ser humano, isto é, que já nasce com o ser humano. As gramáticas das línguas naturais seriam, portanto, variações previstas dessa Gramática Universal. Por exemplo, a categoria de sujeito e de tópico seria prevista na GU, mas há línguas que elegem somente uma dessas categorias e línguas que elegem ambas. O português permite ambas, embora o sujeito seja a categoria privilegiada. Ex: Aline é monitora de Linguística I (“Aline” é sujeito); Aline, ela é monitora de Linguística I (“Aline” é tópico, “ela” é sujeito) Todos os indivíduos são capazes de apresentar uma competência linguística/ Linguagem como característica marcante que separa homem de outros animais;
Bloomfiel: Linguagem humana é um sistema de hábitos gerado como resposta a estímulos e fixado pela repetição. Chomsky: O individuo humano sempre age criativamente no uso da linguagem, a todo momento os seres humanos constroem novas frases e inéditas. Todos os falantes são criativos. 
A capacidade humana de falar e entender uma língua deve ser entendida como resultado de um dispositivo inato, uma capacidade genética, interna do organismo humano. Acredita na independência da sintaxe em relação aos outros níveis de análise linguística e que sendo a competência linguística inata ao ser-humano, ele acredita que a linguagem se desenvolve independente do estímulo, da vivência no mundo, da experiência em outras palavras, desprezando a pragmática. 
Competência Linguística: sistema de regras interiorizadas pelos falantes que permite produzir um conjunto infinitamente grande de sentenças. Conhecimento a estrutura da língua. Desempenho Linguístico: conjunto de imposições que limitam o uso da competência. É a imperfeita manifestação do sistema. Uso real da língua em uma situação concreta. Manifestação imperfeita da língua. 
Funcionalismo: O funcionalismo é vertente linguística que vê a relação entre a estrutura gramatical e o contexto comunicativo; É social, Envolve interlocutores, intenções, contexto; Procura explicar as regularidades observadas no uso interativo, verificando as condições em que se encontra.
A linguagem não constitui um conhecimento específico, mas um conjunto complexo de atividades comunicativas, sociais e cognitivas integradas ao resto da psicologia humana. *A língua desempenha funções que são externas ao sistema em si; * As funções externas influenciam a organização interna do sistema linguístico.
Funcionalismo europeu: surgiu para análise da fonologia. Com os linguistas da escola de Praga, o funcionalismo foi estendido para outras subáreas. Aproxima-se, em consequência, da pragmática.
Tema – parte que contém menor grau de dinamismo comunicativo; Rema – parte que contém maior grau de dinamismo comunicativo. O que Maria comprou? Maria comprou uma bolsa preta.
Princípios e categorias: Informatividade/ Iconicidade/ Marcação/ Transitividade e plano discursivo/ Gramaticalização.
Informatividade: Conhecimento que os interlocutores compartilham;Status informacional dos sintagmas nominais:
Dado – já ocorreu no texto ou está disponível/ Novo – quando é introduzido pela primeira vez no discursivo/ Disponível
– se está na mente do ouvinte por ter um único referente/ Inferível – é identificado através de processo inferencial.
Iconicidade: Correlação natural e motivada entre forma e função (código linguístico e significado); A codificação morfossintática é opaca: O código sofre constante alteração/ A mensagem é alterada pela elaboração criativa através de processos metafóricos e metonímicos.
Subprincípios: Subprincípio da quantidade – quanto mais informação mais forma/ Subprincípio da integração – conteúdos mais próximos cognitivamente também estarão integrados no nível da codificação (distância linear)/ Subprincípio da relação entre ordem sequencial e topicalidade – ordenação dos sintagmas.
Marcação: Um elemento é marcado quando apresenta certo traço; As formas não marcadas apresentam várias características: Maior frequência de ocorrência nas línguas em geral e em uma língua particular; Contexto de ocorrência mais amplo; Forma mais simples ou menor; Aquisição mais precoce pelas crianças.
Transitividade e plano discursivo: Propriedade escalar que focaliza diferentes ângulos da transferência de um agente para um paciente em diferentes porções da oração;
Gramaticalização: Necessidade de refazer.
Atos de fala: locutório: corresponde ao ato de pronunciar um enunciado./ ilocutório: corresponde ao ato que o locutor realiza quando pronuncia um enunciado em certas condições comunicativas e com certas intenções, tais como ordenar, avisar, criticar, perguntar, convidar, ameaçar, etc. Assim, num ato ilocutório, a intenção comunicativa de execução vem associada ao significado de determinado enunciado./ perlocutório: corresponde aos efeitos que um dado ato ilocutório produz no alocutário. Verbos como convencer, persuadir ou assustar ocorrem neste tipo de atos de fala, pois informam-nos do efeito causado no alocutário.
Tipos de atos ilocutórios: 
Assertivo: ato de fala que o locutor realiza pela pronunciação de um enunciado que implica um certo comprometimento com o valor relativo de verdade/ falsidade, ocorrendo em frases com verbos assertivos e expressões verbais. Exs.: No mês de março, compro-te uma bicicleta/ O Pedro faz anos no dia 20 de maio.
Diretivo: atos de fala a partir dos quais o locutor pretende levar o alocutário a fazer ou a dizer alguma coisa. Estão-lhe associados verbos como convidar, pedir, requerer, ordenar. Os enunciados produzidos com intenção de levar o alocutário a realizar algo, ocorrem mais frequentemente em frases imperativas, interrogativas, com verbos exortativos e de inquirição. Exs.: Põe a pesa!/ Fiquem para o jantar!
Compromissivo: ato de fala que o locutor realiza com a intenção de se comprometer a realizar uma determinada ação no futuro. Ex.: Ligo-te mal chegue a casa. [Ato de fala que implica uma promessa]
Expressivo: ato de fala em que locutor pretende exprimir os seus sentimentos ou emoções face ao estado de coisas representado pelo conteúdo proposicional do enunciado produzido. Exs.: Os meus pêsames!/ Bem-haja!
Declarativo: ato de fala que institui ou altera um estado de coisas pela simples declaração de que elas existem. Está associado a rituais, como o casamento ou o batismo. Estes atos declarativos têm de obedecer às regras linguísticas específicas da instituição em questão (igreja, tribunal, estado) e os papéis sociais do locutor e do alocutário estão bem definidos. Ex.: Declaro-vos marido e mulher. [Neste ato de fala está pré-estabelecido que o padre desempenha o papel de locutor e os noivos o de alocutários]
Declarativo assertivo: ato ilocutório declarativo em que o locutor tem autoridade específica, por exemplo, para excluir ou aceitar alguém num concurso, declarar alguém inapto para o serviço militar. Assim, estes atos de fala são, simultaneamente, asserções e declarações. 
Indireto: ato de fala em que o locutor tem a intenção de dizer algo diferente daquilo que expressa, contando com a capacidade do alocutário em reconhecer o objetivo ilocutório do enunciado. Este tipo de atos prende-se com a necessidade de o locutor evitar formas que possam ser interpretadas como agressivas pelo alocutário. Exs.: Está frio!/ Já fecho a janela!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais