Buscar

Pesquisa de Campo - Visita a escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pesquisa de Campo
Disciplina: Escola e Curriculo
Orientadora: Bianca Guizzo
Alunos (as): Daniel, Felipe Goulart, Ligia, Telmo
Historia da escola
	O instituto de educação Barão de Tramandaí foi fundado em 1962, como Ginásio Estadual Barão de Tramandaí, visando atender a necessidade da comunidade que ansiava por mais um espaço onde seus filhos pudessem estudar. Em 1979, passou-a escola de 1ª e 2ª grau.
	Mais tarde em 1985 passou a unificação de Ensino de 1ª e 2ª grau, mais uma vez para atender a necessidade da comunidade que necessitava de uma escola de ensino médio.
	Em 1999, tornou-se Instituto de Educação; Atualmente o Instituto de Barão conta com vários cursos: Ensino Fundamental, Ensino Médio Politécnico, Ensino Médio Curso Normal, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dois Cursos Pós-Médio, o Normal com aproveitamento de estudos (NAE) e o Técnico em Contabilidade, funcionando nos turno manhã, tarde e noite.
2) Características socioeconômicas e cultura
	A escola atende uma comunidade bem heterogênea atendendo alunos dos mais diversos bairros dos municípios de Tramandaí, Ímbe, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal, Tornando-a bem diversa no aspecto social, como no econômico e no cultural. Mas mesmo com essa diversidade a convivência entre os alunos é harmônica, bem como não há grande atrito dos pais com a escola. A escola possui conselho escolar e C.P.M. (circulo de pais e mestres), não possuindo grêmio estudantil por falta de interesse dos alunos.
3) Estrutura física e material
	A escola possui número suficiente de salas de aula e o mobiliário é adequado, sendo que possui salas adaptadas e mobiliário adequado para alunos cadeirante. A escola possui uma boa estrutura de apoio, com os professores podendo contar com auditório, laboratório de informática, laboratório de ciências e matemática contando com óculos de proteção para os alunos e jaleco próprios para uso dos alunos, biblioteca, refeitório, cantina, área de convivência. Foi possível identificar a falta de uma quadra coberta para a prática de esporte, a escola possui xerox pago permitindo aos alunos a copia dos exemplares.
4) Pessoal
	As turmas de ensino fundamental possuem, em média, de 25 a 30 alunos e, no ensino médio e EJA e cursos pós-médio, em torno de 40 alunos. Entre professores e funcionários a escola conta hoje com 91 profissionais nos quais existem profissionais com especializações e doutorados e mestrados.
	
5) Planejamento Escolar
	O PPP da escola é construído com a participação da comunidade escolar, através de reuniões que em alguns momentos são realizados por turma, série e em outros em reuniões gerais.
	Filosofia – Oportunizar condições ao educando, para que ele possa tornar-se um cidadão consciente, participativo e crítico, em busca de progresso e aperfeiçoamento profissional e pessoal.
	Objetivos 
	Ensino fundamental, séries finais; Ao concluírem este curso, espera-se que os alunos sejam capazes de agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania através do desenvolvimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social.
	Ensino Médio – espera-se que, ao final do curso, o aluno consiga conviver em sociedade de maneira crítica, consciente e responsável, com capacidade de argumentação, tendo uma base sólida de conhecimentos científicos, engajando-se nas novas tendências tecnológicas, preparando-se para um nível superior, considerando aspectos sociais, éticos e morais. 
	Curso Normal Nível Médio e Curso Normal Aproveitamento de Estudos – oportunizar ao educando conhecimentos sobre o processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo sua capacidade de observação pensamento autônomo, análise crítica e criatividade, instrumentalizando-o através de teoria e prática para atuar com eficácia e segurança na carreira do magistério.
Avaliação
	A escola possui dois métodos de avaliação; Um para o curso normal e outro para o politécnico. No curso Normal a avaliação é realizada através de provas (escritas ou orais), trabalhos (individuais ou em grupo). São oferecidos, durante o trimestre, no mínimo dois instrumentos de avaliação, com pesos já estabelecidos, além de acompanhamento diário das atividades realizadas em sala de aula.
	Os resultados são expressos através de notas, numa escala de zero a dez, em cada trimestre. Ao final do ano será feita uma média aritmética dos resultados obtidos nos três trimestres letivos e, considerar-se-á aprovado todo e qualquer aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75%, salvo os casos excepcionais previstos em lei.
	A escola adotou o boletim informativo trimestral de notas e frequência do aluno para divulgar os resultados obtidos, junto à comunidade estudantil. No final do ano letivo, a secretaria preenche as atas com os resultados de todas as turmas. 
	Os resultados finais são comunicados aos alunos, através da entrega de boletins aos responsáveis e/ou aos próprios alunos (maiores de idade ou devidamente autorizados). Ao final de cada trimestre, a partir da data marcada para a entrega dos resultados, o aluno ou seu responsável, terá um prazo de três dias para solicitar esclarecimentos.
	No Ensino Médio Politécnico possui a seguinte formulação: CSA – Construção satisfatória da Aprendizagem, expressa a construção de conceitos necessários para o desenvolvimento dos processos da aprendizagem, CPA – Construção Parcial da Aprendizagem, expressa a construção parcial de conceitos sobre o desenvolvimento dos processos de aprendizagem, CRA – Construção Restrita da Aprendizagem, expressa a restrição circunstancial.
	No final do ano, se este conceito for atribuído ao aluno em apenas uma área do conhecimento, transforma-se em CPA e o aluno é Aprovado com Progressão Parcial no final do ano, se este for atribuído ao aluno em mais de uma área de conhecimento, determinado retenção, e o aluno está Reprovado.
	
6) Organização e funcionamento
	A escola e seus professores estão em constante aperfeiçoamento. A formação continuada por professores acontece durante todo o ano letivo. Sempre no início do ano letivo há 2 ou 3 dias de formação, depois no decorrer do ano letivo semanalmente ocorrem encontros semanais de 2 horas e em julho há novamente 3 dias de formação.
7) Direção e Gestão da escola
	A direção procura desenvolver uma gestão democrática com a participação de todos. Essa participação se dá através de questionamentos por escrito, reuniões, encontros, onde a opinião de professores, funcionários, pais, alunos, enfim, a comunidade escolar é ouvida. 
	Um ponto que esta sendo melhorado para melhor atender a comunidade é a implantação do curso técnico de turismo, técnico imobiliário, técnico em informática e a captação de recursos com a comunidade e o poder publico para a construção das coberturas para as quadras de basquete, vôlei, e futebol, nas quais possuem quadras com um piso emborrachado e devidamente pintado.

Outros materiais