Buscar

ciclismo e meio ambiente (trabalho de meio ambiente_)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciclismo e meio ambiente
No Brasil os veículos automotores ocupam o primeiro lugar entre os grandes vilões do aquecimento global, é o que aponta o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inma). Cerca de 87% das emissões de substâncias poluentes em nosso território vêm dos escapamentos. De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), e ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é ainda mais poluído que o ar do lado de fora, a informação é comprovada pelo Instituto do Coração (InCor) e a Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos.
Uma das grandes fontes de emissão de CO2 é o veículo automotor. São eles que abarrotam nossas cidades diariamente e são eles também que são utilizados como um dos principais meios de transporte atuais. Ao deixar o carro em casa o cidadão deixa de lançar no ar, em apenas um dia, 6 quilos de gás carbônico a cada 30km, a distância média que uma pessoa motorizada percorre numa grande cidade. Sendo assim, cada pessoa que pedala os mesmos 30km no decorrer de um ano, livra a atmosfera de quase 2 toneladas de gás carbônico. Em alguns estados/cidades utilizam-se o sistema de rodízio de placas, para diminuir o número de veículos diários nas ruas e incentivar a chamada “carona solidária”. No entanto, mesmo com este sistema, a situação da mobilidade urbana é um grave problema, cuja solução é ainda mais simples do que se imagina.
Na imagem mostrada abaixo, pode-se entender a eficiência energética trazida pelo transporte individual não motorizado. A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente dentre os principais analisados, por que além de ter uma emissão zero de qualquer gás do efeito estufa ou outro componente dos combustíveis fósseis, ainda ganha na velocidade, já que não é necessário ficar horas parado no trânsito.
Por ser um veículo ecologicamente correto a bicicleta é uma grande parceira do meio ambiente.
http://graltec.com/mobilidade-urbana-sustentavel-5-vantagens-uso-da-bicicleta-como-meio-de-transporte/
https://domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=674238

Outros materiais