Buscar

Atuação do Psicólogo no Cras e CREAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atuação do Psicólogo no Cras:
As atividades do psicólogo no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tem como foco o trabalho social e são desenvolvidas com famílias, tendo como intuito o enfrentamento de situações de vulnerabilidade vivenciadas pelas, contribuindo para sua proteção de forma integral. Nesta unidade de serviço da Assitência Social tem se como missão o trabalho preventivo, de situações denominadas de baixa complexidade, onde não envolvam assuntos de riscos ou direitos violados.
O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Plano de Atendimento Integral à Família (PAIF), onde a execução é obrigatória e exclusiva. Tal serviço consiste num trabalho de caráter continuado, visando o fortalecimento das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
O trabalho social do Paif deve utilizar-se também de atividades nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar conhecimentos e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. Os atendimentos podem ser em grupo ou individuais, não possuindo caráter terapêutico, mas, sim psicossocial.
Atuação do Psicólogo no CREAS:
As atividades do psicólogo no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também tem como foco o trabalho social, contudo tem seu serviço direcionado a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.), situações que são denominadas pela Assistência Social como de média ou alta complexidade. 
O serviço especializado ofertado pelo CREAS deve ser continuado e busca o amparo à família e a situação vivenciada, tendo como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção. O profissional deve ter uma escuta qualificada, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares, focando o fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. 
O principal serviço ofertado pelo CREAS é o Plano de Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI), que oferta apoio, orientação e acompanhamento especializado a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Nele compreendem atenções e orientações direcionadas à promoção de direitos, à preservação e ao fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, além do fortalecimento da função de proteção das famílias diante do conjunto de condições que causam fragilidades ou as submetem a situações de risco pessoal e social. O PAEFI oferece atendimento a indivíduos e famílias em diversas situações de violação de direitos, como violência (física, psicológica e negligência, abuso e/ou exploração sexual), afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua; mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual ou raça/etnia e outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações ou submissões. Os atendimentos podem ser em grupo ou individuais, não possuindo caráter terapêutico, mas, sim psicossocial.
Principais dificuldades para o Psicólogo no CREAS e CRAS:
Tendo em vista a impossibilidade do psicólogo de exercer a função terapêutica na área de Assistência Social, entendemos que a principal dificuldade se encontra na deficiência do serviço ofertado pelo SUS, que é o responsável pelo atendimento clínico, quando detectada a necessidade de tal atendimento. Dentre as demais dificuldades estão incluídas: articulação de rede ineficiente, desconhecimento das atividades exercidas em ambos os equipamentos, falta de unidades e profissionais para atender as demandas apresentadas, resistência dos familiares e indivíduos envolvidos aos atendimentos, ingerência dos órgãos superiores ao CREAS e CRAS, lentidão judicial e policial para punição dos violadores dos direitos das famílias ou indivíduos atendidos.

Outros materiais