Buscar

Resumo micro p2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo micro 2-p2
Descreva os estágios da progressão da doença periodontal
Clinicamente uma gengiva saudável apresenta cor rosa claro com aspecto de casca de laranja, não há sangramento e possui profundidade de ate 3 mm. Com a instalação da doença periodontal ocorre formação de bolsa periodontal que ultrapassa 3 mm, sendo a periodontite a progressão da gengivite. Os microorganismos causadores da doença periodontal foram separados segundo a pirâmide de scravisk , onde na base temos colonizadores primários gram + aeróbios ou anaeróbios facultativos , compatíveis com a saúde. No meio da pirâmide temos os primeiros anaeróbios gram +, compatíveis com a doença gengivite e no topo temos as espiroquetas anaeróbias gram -.
Sucessao microbiana da periodontite
Na saúde temos actnomyces, streptococus e veilonella. Na gengivite temos actinomyces , prevotella intermedia e F. nucleatum. Já na periodontite temos porphyromonas gengivalis, treponema denticula e B. forsythus.
Caracterize uma gengiva saudável e uma com doença
Em uma gengiva saudável encontra-se com uma cor rosa claro, aspecto de casca de laranja, não sangra, altura normal da gengiva e ao utilizar a sonda não pode ultrapassar 3 mm.
Na doente ocorre acumulo de biofilme, sangramento, aumento de volume , presença de bolsa maior que 3 mm.
Descreva a sucessão microbiológica na doença endodôntica
A sucessão microbiana tende a bactérias anaeróbias Gram-, pois irá ocorrer o consumo de oxigênio, gerando assim um ambiente de enaerobiose. Com isso só sobreviverão microrganismos anaeróbios estritos( Gram-, anaeróbios e proteolíticos) Ex: Prevotella sp. e Porphyromonas sp.
Descreva o desenvolvimento da peri-implantite.
A peri- implantite é a infecção que acomete tecidos duros e moles ao redor de implantes. Ela tem inicio com uma doença inicial chamada de mucosite peri- implantar, ela e causada devido ao acumulo de biofilme, que provoca uma inflamação da gengiva semelhante a gengivite,sem perda ossea. Se a causa ( biofilme) não for retirada, a mucosite peri- implantar progride para a peri – implantite, caracteriza da pela continuidade da inflamação ao longo do osso de suporte e por perda óssea ao redor do implante que pode levar a desestabilização. Alguns microorganismos como S. sanguis, actinomyces estão presentes.
Fatores que afetam o desenvolvimento do biofilme
Fatores Físicos: Anatomia dos tecidos, Estrutura dentária, Higiene Bucal, Atrito da dieta ,Tempo
Nutrientes: Fluido bucal, Fluido gengival, Constituição do Biofilme, Células epiteliais, Leucócitos
.
Fatores determinantes e modificadores da carie
Os fatores determinantes são os biológicos, que são os mesmos nas varias populações, ex: dieta, saliva, acesso ao flúor.
Já os fatores modificadores são características das diferentes culturas, ex: fatores socioeconômicos, epidemiológico, etc
Cite e explique a etapa de formação do biofilme
formação da película adquirida;
 formação de comunidade pioneira (predomínio de coco e bacilo g+, s. sanguis, s. mutans, actinomyces... aderem-se as fissuras) 
 comunidade intermediária (invasores secundários, strepto constellatus, eubacterium e prevotella; criam condições pra instalação da comunidade clímax)
comunidade clímax, biofilme amadurecido (espiroquetas). 
OU( RESPOSTA CAIQUE)
Fase de aderência inicial – envolve mecanismo inespecíficos (envolvem interações fracas de cargas) e mecanismos específicos (envolve interações de ptns bacterianas com ptns da parede do esmalte) de aderência, marcada pela colonização de Streptococcus com maior capacidade de aderência, estes são chamados de colonizadores primários que formam a COMUNIDADE PIONEIRA.
Fase de acumulo – envolve o período de onde os M.O.s que não conseguiram se aderir ao esmalte se adere aos M.O.s ali presentes (co-adesão). Neste momento a população de Streptococcus começam a reduzir e as do anaeróbicos começam a aumentar, isso devido ao consumo de nutrientes pelos Streptococcus e a produção de ácido como subproduto isso gera um ambiente desfavorável pra eles e favorável a população de anaeróbios que crescem gradativamente. Este M.O.s que colonizam mediantes a assistência de outro M.O. representam os colonizadores secundários que formam a COMUNIDADE INTERMEDIÁRIA.
Fase da comunidade Clímax – apresenta colonizadores primários, secundários e agora os colonizadores tardios, isto é, são os Mos que aumentam em proporção devido as alterações no ambiente do biofilme, são eles os bastonetes gram –, as bactérias anaeróbicas e as espiroquetas. No biofilme haverá um aumento na altura e na espessura e aumentará o número de camadas nas proximais dos dentes.
Comunicação entre bactérias por meio de sinalizações = quorum-sensing
Colonizadores Primários – S. sanguinis, S. mitis, S. oralis e se houver presença de sacarose, S. Mutans
Colonizadores Secundários – Actinomyces spp.,
Colonizadores Terciários – Porphyromonas, Prevotella, Treponema (essas três são responsáveis por causar as doenças periodontais) e Actinobacillus.
Comente sobre o PEC (polímero extracelular)
 via importante para aderência de bactérias da mesma espécie, sua produção tem como objetivo suprir as demandas energéticas e nutricionais dos MO, muitas vezes servindo de reserva para os períodos entre as refeições. A via pec é produzida por streptococcus mutans, salivarius, sanguis, mitis e lactobacilos. 
 Qual a função da película adquirida
A película adquirida é o primeiro estagio na formação do biofilme dentário, é formada após a erupção do dente, aderindo-se ao esmalte e a outras superfícies solidas da boca. É composta por glicoproteínas salivares e fluido gengival, além de imunoglobulinas, carboidratos, albumina e amilase. A película adquirida protege a superfície do esmalte contra ácidos de origem bacteriana, também facilita a aderência dos MO bucais. 
 Quais são as vias de infecção pulpar e periapical
via túbulo-dentinario: quando ocorre perda do esmalte e cemento, os túbulos dentinarios ficam expostos e a lesão da carie é o principal tipo dessa via; 
via exposição pulpar direta: com a perda de estrutura dentaria (cárie, iatrogenia) a polpa fica exposta, com maior risco de contaminação; 
via hematogenica: os MO invadem a popla por meio de corrente sanguínea, nessa via pode-se observar dentes íntegros que sofreram algum tipo de trauma ou movimentação orto; 
via linfática: dentes íntegros acidentalmente luxados e contaminados por MO do sulco gengival;
 extensão: a infecção evolui para dentes próximos 
Quais as bactérias do biofilme
bacilos gram -, espiroquetas, streptococcus e prevotella. 
Quais são os grupos de microorganismos do complexo vermelho de scrovisk e explique ela
- Há colinizadores tardios , sendo: 
 ●porphyronoma gengivalis, que possui enzimas e toxinas
● treponema denticola, faz parte da placa subgengival 
●tannerella forsythia, que leva a periodontite crônica
● prevotella intermedia
 É composto por colonizadores iniciais; colonizadores intermediários, que são responsáveis pelo amadurecimento do biofilme e complexo vermelho de socranski, que possui as bactérias odontopatogênicas
Relacione os dois mecanismos de adesão (retenção) dos MO a cavidade oral. Em cada um, cite 2 maneiras de aderência utilizadas. retenção adesiva: consiste na fixação de bactérias na superfície dos tecidos bucais por meio de glicocálice bacteriano, fimbrias ou adesinas, polímeros bacterianos extracelulares e polímeros salivares e aderência entre MO. retenção não adesiva: ocorre por retenção mecânica; ficam retidos nas fossas, fissuras dos dentes, lesões de carie, sulco gengival, bolsa periodontal, retenção mecânica por partículas salivares. 
O que são MO acidogênicas e acidúricas?
 ACIDOGÊNICOS: MOs que elaboram ácido a partir de carboidratos, principalmente ácido lático. Estão frequentemente relacionados a etiologia da carie dentária (desmineralização dos tecidos duros, causando a lesão; ph baixa propiciando a proliferação dos MOs) EX: Lactobacillus e Streptococcus. ACIDÚRICOS: MOs
que sobrevivem em pH ácido. Toleram pH inferior a 5,5 (ideal pro ecossistema da cárie). Bactérias também relacionadas a cárie dentária. EX: lactobacillus, streptococcus e levedura. 
Quais os fatores que influenciam a aquisição e equilíbrio da microbiota oral?
 FÍSICOS: anaerobiose, temperatura e pH 
ADERÊNCIA: fímbrias, glicocálix, PEC, retenção não adesiva... NUTRICIONAIS: qualidade da dieta, composição química dos alimentos, consistência dos alimentos, frequência de apresentação... 
 Quais os fatores inibitórios da microbiota oral
Defesa do hospedeiro: células descamativas, fluido gengival ( iga) , capacidade tampão e lisozima da saliva...fatores sistêmicos : alterações hormonais, estresse, diabetes. Isso reduz o fluxo salivar e aumenta o risco de infecção...acao micanica: higiene bucal, fluxo salivar etc.
Cite 4 vantagens do biofilme dentário para os MO que o formam.
 - proteção contra defesas do hospedeiro; - proteção contra antimicrobianos; - PEC como reserva nutritiva - MO se relacionam entre si tornando-se mais virulentos 
Quais os requisitos para os MO serem cariogênico?
 - atividade acidogênica e acidúrica; - aderência na superfície dental para que ocorra a formação do biofilme - produção de polissacarídeos de reserva 
O que é biofilme? consiste no acúmulo de MO na superfície dos dentes. É composto por uma ou mais comunidades diferentes, embebidos por uma matriz glicoproteica e firmemente aderida a superfície dos dentes e em outras estruturas da cavidade oral (nichos: sulco gengival, dorso da língua e mucosa). O biofilme é responsável pela formação e desenvolvimento de um ambiente químico e físico propicio para o estabelecimento dos MOs no local, já que facilita a obtenção e utilização de nutrientes, assim como a remoção de substancias toxicas, como antibióticos. Além disso, realiza defesa contra a defesa do hospedeiro. 
Quais as bactérias do biofilme? bacilos gram -, espiroquetas, streptococcus e prevotella 
O que são mo proteolíticos? 
são os que utilizam proteínas para realizar seu metabolismo. Estão associados a doenças periodontais pois degradam proteínas e acabam destruindo o tecido. 
Quais as enzimas liberadas pelo hospedeiro em resposta a agressão dos MO, e qual o resultado?
 O hospedeiro libera enzimas como colagenase, hialuronidase e lisossômica. O resultado é uma resposta inflamatória. 
Explique os processos de sucessão microbiana da microbiota oral:
 A sucessão microbiana é um processo em que ocorre a mudança de um tipo de comunidade por outra em função de modificações no meio. sucessão alogênica: são causados por fatores não microbianos, como o nascimento, a erupção e perda dos dentes, mudanças nos hábitos alimentares, doenças sistêmicas, uso de fármacos, higiene bucal e inserção de aparelhos e restaurações dentarias. sucessão autogênica: comunidade altera o meio de tal forma que é substituída por outras espécies mais adaptadas; MO pioneiros criam ambiente favorável aos secundários: remoção de nutrientes e produção de ácidos e outras substancias 
inibitórias.
 
Relacione os dois mecanismos de adesão (retenção) dos MO a cavidade oral. Em cada um, cite 2 maneiras de aderência utilizadas. 
retenção adesiva: consiste na fixação de bactérias na superfície dos tecidos bucais por meio de glicocálice bacteriano, fimbrias ou adesinas, polímeros bacterianos extracelulares e polímeros salivares e aderência entre MO. retenção não adesiva: ocorre por retenção mecânica; ficam retidos nas fossas, fissuras dos dentes, lesões de carie, sulco gengival, bolsa periodontal, retenção mecânica por partículas salivares. 
 Porque os cloristiduim causam doenças
Devido a formação de esporos, que favorece sua sobrevivência em condições ambientais adversas e produzem toxinas autoliticas , enterotoxinas e neurotoxinas.
 Fatores que afetam na progessão da doença causada por anaeróbias
Resistência do hospedeiro, quantidade de bactérias, fatores de virulência, fatores predisponentes do hospedeiro
 Qual o principal microorganismo associado a progressão da carie
Lactobacilos, que é anaeróbio e aerotolerante, acidogenico e acidofilico, e pode realizar metabolismo tanto exidativo quando fermentativo
. Existem infecções endógenas e exógenas, explique cada uma.
R: Endógenas – ocorre um desequilíbrio da microbiota favorecendo um microrganismo já presente no corpo, pode ser por cirurgia, traumas e aspiração de conteúdo oral. 
Exógenas – Bactérias gram-positivas esporulados presentes no solo que adentram o hospedeiro através da lesão
. Quais são os principais processos infecciosos por anaeróbios?
R: Intra-abdominais (abcessos, peritonites), pélvicos (infecção vaginal e/ou uretral), de pele e tecidos moles, abcessos, orais e/ou dentários, endocardite, toxi-infecção
	
 Porque há a presença de S.mutans na bengala do tubo contendo sacarose
O S. mutans possui uma enzima , a glicosiltransferase que quebra a sacarose em monômeros de glicose, com isso, o S mutans so faz aderência na presença de sacarose, por isso aderiu- se a bengala e há crescimento. Já em glicose há crescimento mas não há aderência
32- Explique a prática de bacterioscopia dos nichos da boca.
R: Com auxilio de um swab será coletado o material da cavidade bucal, é importante que não haja contato com outra estrutura, coloca o material na lâmina e colore (cristal violeta – lugol – álcool – fucsina). Na microscopia será observado a morfologia colonial. Cocos e bacilos gram positivo. 
33- Como foi feita a prática de cultivo dos microrganismo totais da saliva?
R: A técnica consiste em sucessivas diluições da saliva e cada diluição (-1,-2,-3,-4 e -5) é espalhada nas placas de petri. Isso é feito para contagem de colônias; após o planejamento e incubação, por tempo e temperatura adequada, os pequenos agrupamentos vão crescer isoladamente, dando origem a colônias e serão contadas nas diluição apropriada, chamadas de unidade formadora de colônias UFC. O ideal é que tenha entre 30 e 300 colônias para que o resultado seja estatisticamente valido. Usa: pipetas, alça de drigaslski, placas de petri e tubos de ensaio.
34- Como foi feita a prática de contagem de Lactobacillus, S.Mutans e C.albicans?
R: A técnica consiste em sucessivas diluições da saliva (0,-1 e -2). Para contagem de lactobacillus é feita no Ágar Rogosa, o S.Mutans no MSB e o C.albicans no Ágar Sabouraud.
35- Como é feita a conta Do UFC?
R: UFC = contagem x diluição x ml 
Ex.: UFC = 22 x 10 5 x 10 1 = 2,2 x 10 7
100ml = 100/1000= 1/10 = 10 -1 
10ml= 10/1000= 10 -2
1ml= 1/1000 = 10 -3
36- Explique a prática de Efeitos de antissépticos “in vitro”.
R: A prática foi realizada com o objetivo de comparar a quantidade de colônias antes de depois de usar um antisséptico. Foi coletada 1ml de saliva e diluído nas concentrações -1,-2,-3,-4 e -5 após isso foi coletada 2 gotas do tubo -4 e -5 e colocada em cada placa de petri respectivamente e espalhada com a alça de drigalski. Depois foi feito o bochecho com o respectivo antisséptico e colhido mais 1ml de saliva, foi distribuído nas concentrações de -1,-2,-3, -4 e -5 e passado para placa de petri as diluições -4 e -5. Ao final, foi escolhido a diluição com colônias de 30 a 300 e feito a conta do UFC, e foi comparado a quantidade de colônias antes de depois de se utilizar o antisséptico. 
37- Explique a prática de biofilme “in vitro”.
R: Possui um eppendorf com S.Mutans, com a pipeta foi coletada 2 gotas para cada tubo de ensaio, um continha glicose e o outro sacarose. Foi avaliado que em ambos teve a formação de biofilme, contudo em apenas na sacarose teve a aderência, pois ele possui uma enzima que faz com que tenha afinidade pelos constituintes salivares na película que recobre os dentes. 
38- Explique a prática de Desinfecção Rápida de Cones de Guta-percha em Endodontia.
R: Foram usados 4 cones de Guta-percha infectados, três deles foram colocados na clorexidina ou hipoclorito (em um único tubo de ensaio); o outro cone foi colocado na solução salina direto; Os 3 cones
que estavam na clorexidina ou hipoclorito, foi colocado na solução salina com gradação de 0,1,2,5 e 10 min. Depois colocou duas gotas de cada tubo com a pipeta e colocou na placa de petri e espalhado com a alça de Drigalski. Ao final foi observado que o tempo mínimo que de deve deixar é de 5min e que houve grande diminuição do tempo 0 para o 1; Clorexidina e hipoclorito de sódio não possuem significativas diferenças, sendo os dois indicados. 
39- Qual foi o intuito da prática de antissépticos, formação de biofilme e desinfecção dos cones de Guta percha, respectivamente ?
Na pratica de antissépticos foi observar a redução do número de microorganismos com o uso de diferentes produtos antissépticos, com o objetivo de reduzir a infecção e evitar a disseminação de microorganismos através dos produtos.
Na prática de biofilme o intuito foi observar a formação e aderência do biofilme em diferentes substratos, analisando o crescimento na presença de glicose e sacarose apenas. Conclui-se que embora exista crescimento em ambos os meios, a adesão ocorreu apenas no meio em que há sacarose, cuja a resposta metabólica envolve a clivagem da sacarose em frutose e glicose pela enzima invertase, seguida de outra clivagem gerando frutano e glugano. O glugano será quebrado novamente em lugano, que é altamente insolúvel e em dextrano . O lugano serve para aumentar a aderência e a dextrana aumenta a reserva energética. 
Na prática de desinfecção dos cone de guta percha foi mostrar o tempo necessário para a desinfecção dos cones através da clorexidina e hipoclorito.
40. Explique a infeção por Bacteroides spp..
R: É uma infecção endógena associada a peritonites, infecção ginecológica e pé diabético. Causada por um bacilo gram negativo. O tratamento é cirúrgico – drenagem , debridamento (raspagem) ou amputação - e antibioticoterapia.
41. Explique a infecção por Clostridium.
R: Infecção exógena de Gram positivo esporulados. Encontrados no solo, água, esgoto e raramente na microbiota normal. 
42. Explique a infecção Clostridium tetani.
R: É uma doença infecciosa aguda não contagiosa, a toxna tetânica é absorvida por via neural motora e se liga a receptores de membrana pré-sináptica, bloqueando a liberação de GABA, oque resulta em contração muscular irreversível. Existe o tétano acidental o qual ocorre a introdução de esporos através de ferimentos e o tétano neonatal o qual ocorre a infecção do coto umbilical que progride se tornando generalizada.
43. Explique a infecção Clostridium botulinum.
R: é uma doença neuroparalítica grave, causada por bastonetes Gram + esporulados. Pode ter botulismo alimentar causada pelo consumo de conservas caseiras e botulismo infantil, causada pelo consumo de alimentos contaminados e esporos. Ingere-se o alimento com a toxina pré-formada ou com o esporo que com anaerobiose germina e produz a toxina, então é transferida para junções neuromusculares, a acetilcolina não é liberada pelo neurônio, o que impede a contração muscular e causa paralisia.
44. Qual é o fungo da candidíase e aonde encontramos?
R: Candida albicans, estão presentes na cavidade oral, intestino e na vagina.
45. Quais são os fatores predisponentes para candidíase? 
R: Idade, antibioticoterapia, corticoterapia, desnutrição, doenças crônicas e imunossupressão. Caso haja desequilíbrio , ocorrem infecções cutâneas, cutâneo-mucosas ou sistêmicas. 
46. Quais são os tipos de candidíase bucal?
R: Pseudomembranosa – em caso de imunodeficiência ou sistema imunológico pouco desenvolvido. Ocorrem placas brancas e cremosas na superfície bucal , que pode ser removido com raspagem. 
Eritomatosa – Surge após uso de antibióticos ou em caso de xerostomia. São lesões avermelhadas.
Hiperplásica – Relacionada ao hábito de fumar. São placas brancas fortemente aderida a mucosa e que não saem com raspagem.
Ente outros..
47. Quais são as subdivisões do herpesvirus?
R: alfa-herpesvirinae : herpes simples tipo 1 e 2 (HHV1 e 2) e vírus varicela Zoster (HHV3); são neurotrópicos- atuam em células do sistema nervoso e citolítico. 
beta- herpesvirinae: tropismo celular abrangente; citomegalovírus humano (HHV-5) e herpes humano 6 e 7.
Gama – herpesvirinae: linfotrópicos e oncogênicos; vírus Epstein –Barr (HHV4) e HHV-8.
48. Qual é a composição do vírus?
R: Envelope, tegumento amorfo, capsídeo ecosaédrico e DNA dupla fita.
49. Explique HHV-1, 3,5 e 8.
R: HHV-1: transmitido pela saliva, penetra e se replica no local. Há disseminação hematogênica e neurogênica (infecção primária) tendo tropismo pelo nervo trigêmeo, permanece latente podendo ser reativo por fatores diversos, infecção secundária.
HHV-3: Virus da Varicela Zoster, acomete o nervo trigêmeo, podendo causar complicações como paralisia o mesmo, nervralgia pós-herpéticas, le~são periapical e reabsorção radicular. Associada a catapora na infância. 
HHV-5: Tropismo para glândulas salivares causando aumento do volume citoplasmático das células epiteliais que revestem os ductos; associado a xerostomia.
HHV-8: Sacoma de Kaposi; associa-se a imunossupressão; mais comuns na pele, podendo ocorrer na cavidade oral.
50. Explique sífilis.
R: Causada pelo Treponema pallidum, DST, divide-se em: Primaria (cancro duro), secundária (erupções cutâneas e lesões orais) e terciaria (acomete sistema nervoso e cardiovascular).
51. Explique Gonorreia.
R: Causada pelo Neisseria gonorrhaeae. Diplococos G- que pentram através da mucosa genital e causam alterações na garganta e reto.
52. Explique Actinomicose cervicofacial.
R: Espécia do gênero actinomices. Associa-se a dentição precária, manipulação dentária e outras infecções de cabeça e pescoço.
53. Explique Tuberculose.
R: A primaria ocorre no pulmão com calcificação local e a secundaria tem lesões na língua, palato e gengiva. 
54- . Sobre as técnicas de controle de crescimento microbiano, defina os conceitos de esterilização, desinfeção, anti-sepsia, assepsia e degerminação. 
R: Esterilização: remove todos os microrganismo na autoclave em 121º por 15min. Desinfecção: reduz a quantidade de microrganismo em objetos. Anti-sepsia: reduz a quantidade de microrganismo em organismos vivos. Assepsia: impede a contaminação. Degerminação: diminui a quantidade de microrganimos de forma mais geral que a desinfecção, limpeza básica. 
55- As bactérias, além de adesinas, podem apresenta outros fatores opcionais, cite-os.
R: Invasinas (invasão), agressinas ( enzimas e toxinas) e evasinas ( permite escapar das respostas inflamatórias. 
56- . Quais são as semelhanças entre os processos de peri-implantite e periodontite?
R: em ambos ocorre edema, sangramento espontâneo, aumento da exsudação do plasma sanguíneo (fluido gengival), reabsorção óssea, mobilidade tardia e supuração. Como também, O gradativo aumento do número de bactérias instaladas no ambiente peri-implantar promove severas alterações nesse ecossistema, observando-se os mesmos tipos de sucessões bacterianas observadas na passagem de gengivite para periodontite
57- Descreva os casos onde é necessária a antibiótico terapia profilática e como ela é feita.
R: O uso de antibiótico terapia profilática é indicado para pacientes com endocardite previa, doença cardíaca congênita, dispositivo invasivo ou transplante com válvulapatia. É feita com amoxicilina ou penicilina, em adulto são 2g em 30 a 60minutos antes do tratamento e em crianças 50mg/kg em 50 a 60 minutos antes do tratamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais