Buscar

ombro atualizado desordens musculo esqueleticas ugf

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
OMBRO
*
*
*
Ombro
*
*
*
Ombro
O ombro é a articulação com a maior capacidade e amplitude de movimento, tendo mais de 180 graus de amplitude em todos os planos. Devido a esta grande mobilidade, a articulação glenoumeral é uma das mais instáveis e freqüentemente luxadas do corpo, correspondendo a cerca de 50% de todas as luxações
Os estabilizadores estáticos do ombro são: 
Glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais e intervalo dos rotadores (espaço entre a margem anterior do músculo supraespinhal e a margem superior do músculo subescapular, contendo no seu interior o tendão da cabeça longa do bíceps, ligamento coracoumeral e o ligamento glenoumeral superior)
 (Fernandes, 2006)
*
*
*
Ombro
Estudos têm relatado que a prevalência estimada de dor no ombro na população esteja entre 11,7 e 16%1,2, chegando a 21% na população.
A incidência de queixas de dor no ombro, na prática geral dos serviços de saúde, é 11,2 por 1.000 pacientes atendidos. 
Esta patologia, que é mais freqüente com o envelhecimento e com a prática de certas ocupações ou esportes, é evidenciada principalmente por dor, restrição de movimentos e força e diminuição da funcionalidade do braço. 
 (Fonseca, 2008)
*
*
*
Ombro
*
*
*
*
*
*
Ombro
Os estabilizadores dinâmicos são: 
Músculos do manguito rotador e escapuloumerais. 
O balanço entre eles é responsável pela estabilidade da articulação do ombro 
 (Fernandes, 2006)
*
*
*
Manguito Rotador
*
*
*
Síndrome do Impacto
*
*
*
Síndrome do Impacto
Articulação instável 
Patologia Comum: 
Bursite
Tendinite
Lesão do manguito
 
 (Dangelo e Fattini, 2002)
*
*
*
Síndrome do Impacto
A síndrome do impacto é semelhante a uma ler/dort, que pode ser causada pelo excesso de movimentos com o ombro em abdução maior do que 90º de amplitude ou por um trauma. É uma denominação geral de algumas lesões no ombro, como por exemplo, as tendinites, as bursites, além de outras.  
 
A síndrome do impacto é uma das causas mais comuns de 
 dores no ombro em adultos. 
 Resulta de uma pressão na musculatura do ombro 
 (manguito rotador) exercida por parte da escápula 
 quando o braço é elevado, por diminuição do espaço 
 subacromial
 (O´Sullivan, 2004)
*
*
*
Etiologia:
Tipo de acrômio: plano, curvo ou ganchoso
Osteófitos
Posicionamento 
 irregular do úmero
Fraqueza dos 
 depressores do úmero
 (O´Sullivan, 2004)
*
*
*
Diagnóstico
Anamnese
ADM 
HMA de trauma
 
Raio-X, US e RNM
Testes Especiais:
Jobe
Gerber
Queda de braço
Yergason
Poppye
 
*
*
*
Bursite: normal x patológico
*
*
*
Tendinite do Supra:
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Síndrome do Impacto: Supra ?
*
*
*
Fatores de risco 
A síndrome do impacto é comum tanto em atletas jovens como em pessoas da meia idade.
Atletas jovens do tênis, da natação e basquetebol
Também aqueles que utilizam 
 as mãos acima da cabeça e 
 em atividades repetitivas. 
*
*
*
As diversas causas de dor no ombro do nadador 
Radiol Bras vol.41 no.4 São Paulo July/Aug. 2008
Rodrigo Aguiar Doutor, Médico Voluntário do Hospital  de Clínicas da Universidade Federal 
do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
Os nadadores, assim como os praticantes de voleibol, beisebol e pólo aquático, encontram-se no grupo de atletas que exercem atividades físicas repetitivas com a mão acima do nível da cabeça. 
Este tipo de movimento proporciona alterações particulares na biomecânica da articulação glenoumeral, desequilíbrio das forças musculares, hipertrofiando os grupos dos rotadores internos e adutores, com fadiga da musculatura dos rotadores externos e abdutores, que agem como antagonistas. 
Estudos também mostram que os nadadores de elite são mais propensos a apresentar frouxidão ligamentar multidirecional, parte adquirida devido às atividades de repetição e parte facilitada pelo biotipo do atleta.
 Estas alterações biomecânicas, associadas aos movimentos repetitivos crônicos, contribuem para lesões por impacto, tanto subacromial como póstero-superior, além de alterações do lábio glenoidal. 
O resultado da artroscopia do ombro em 18 nadadores de alta performance. Foi constatado que a maioria das lesões encontradas durante a cirurgia era referente ao lábio glenoidal (Bankart), em 11 pacientes (61%), associadas a sinais de impacto póstero-superior em cinco casos e subacromial em dois casos. Em outros cinco casos foram encontrados sinais de impacto subacromial (28%), sendo que em dois destes também havia sinais de impacto póstero-superior. 
*
*
*
Revista Radiologia Brasileira
Avaliaram as lesões tendíneas do manguito rotador em 11 nadadores de elite, independentemente dos sintomas, concluindo que estes não têm maior incidência de lesões tendíneas quando comparados com a população geral
Aprevalência da dor nestes atletas resulta, na maioria das vezes, de um processo inflamatório que ocorre na bursa subacromiodeltoideana
Deve-se ter cautela com a segunda parte da conclusão, pois o estudo foi realizado por ultra-sonografia, que permite uma avaliação minuciosa das estruturas mais superficiais da articulação, como a bursa e os tendões, mas não tão bem das estruturas profundas, como o lábio da glenóide vistos peo uma RN ou por Artroscopia por exemplo. 
(Cunha et al.2007)
*
*
*
Incidência:
Ambos os sexos 1:1
Esportes de arremesso
Formato do acrômio 
Degeneração articular de base
 (Peterson, 2002)
*
*
*
Quem pode desenvolver ?
Atletas:
Nadadores
Beisebol
Tênis
Vôlei
Basquete
Sedentários:
Marceneiros
Metalúrgicos
Pintores
Faxineiras
Donas de casa
Domésticas
 (Peterson, 2002)
*
*
*
Lesões músculo-esqueléticas no ombro do
atleta: mecanismo de lesão, diagnóstico
e retorno à prática esportiva
BENNO EJNISMAN, ABDALLA, MOISÉS COHEN
Rev Bras Ortop _ Vol. 36, Nº 10 – Outubro, 2001
RESUMO
Os autores avaliaram 119 atletas com queixas relacionadas à região do ombro, dos quais 95 (79,8%) eram do sexo masculino, 71 (59,6%) arremessadores e 76 (63,8%) competitivos. 
O membro dominante foi acometido em 76 (66,3%) dos casos. 
As lesões traumáticas foram mais freqüentes nos esportes de contato e as lesões atraumáticas nos atletas arremessadores. Os esportes com maior incidência de lesão associada foram o vôlei, com 14 (11,7%) atletas, seguido da natação, com 13(10,9%) e jiu-jítsu, com 11 (9,2%). O seguimento médio dos atletas foi de nove meses e seis dias. 
A queixa de dor estava presente em 86 (72,2%) atletas. 
O mecanismo atraumático, com 66 (55,4%) casos, foi mais freqüente, seguido dos traumas diretos, com 37 (31%), e dos traumas indiretos, com 16 (13,6%). O tipo de lesão mais freqüente foi a luxação, com 32,7%, seguido das tendinites, com 31%. As afecções relacionadas à instabilidade do ombro, com 48 casos (40%), foram mais freqüentes, seguidas das relacionadas ao manguito rotador, com 38 (31,9%), e das acromioclaviculares, com 22 (18,5%). 
O retorno ao esporte ocorreu em média após sete semanas; 89 (74,8%)atletas retornaram ao mesmo nível de competição e 24 (20,2%) diminuíram seu desempenho; seis (5%) não voltaram ao esporte.
*
*
*
Estágios da Síndrome
I - Tendinite:
O primeiro acomete jovens em torno de 20-40 anos de idade, principalmente esportistas que fazem movimentos repetitivos e vigorosos de abdução e flexão do braço acima de 90º. 
É caracterizado
por 
Edema
Hemorragia, hiperemia 
Bursite
Dor à movimentação
*
*
*
Estágios da Síndrome
II- Tendinose e Tendinopatia:
O segundo estágio, que atinge pessoas com 40-50 anos de idade, é caracterizado por tendinite e fibrose do manguito rotador (principalmente do supra-espinhoso) bursite subacromial (esta quase sempre secundária ao processo patológico dos tendões)
*
*
*
Estágios da Síndrome
II: Dor ao movimento e ao repouso
Rubor, Calor
Perda da Função
Creptação
Diminuição ADM
Diminuição de FM
*
*
*
Estágios da Síndrome
III- Ruptura:
O terceiro estágio atinge indivíduos acima de 50 anos, é caracterizado pelo aparecimento de osteófitos no acrômio, articulação acrômio-clavicular e tubérculo maior do úmero, bem como, por ruptura do manguito rotador
Não sustenta o braço em movimento
*
*
*
Estágios da Síndrome
III- Rotura:
Exposição da cartilagem e da cabeça longa do bíceps
*
*
*
*
*
*
Tratamento:
Tratamento Conservador:
Consiste de cuidados antiinflamatórios,analgésicos e fisioterápicos. Passando depois para os exercícios com fortalecimento muscular.
Tratamento Cirúrgico:
As cirurgias são feitas por via artroscópica o que gera menor esgotamento de forças pós-operatória e a recuperação tende a ser mais rápida, para sutura muscular
Acromioplastia,
Bursectomia
Sutura de manguito
E aberta para substituição da articulação por prótese- Artroplastia
 
*
*
*
Cuidados nos Exercícios
Elevação de ombro
Rotação externa
Rotação Interna
Alongamentos em adução pura
Alongamentos acima do ombro
*
*
*
Alongamentos
Cintura Escapular
Cervical
Peitoral Maior e Menor
Bíceps Braquial
Exercícios Pendulares
 (O´Sullivan, 2004)
*
*
*
Fortalecimento: solo
Estabilizadores Primários:
Rotadores
Bíceps Braquial
Estabilizadores Secundários:
Deltóide
*
*
*
Fortalecimento: água
Reabilitação aquática segundo Ruoti (2000), para o manguito rotador em fase inicial na piscina é efetuado com os braços ao lado do corpo, cotovelos estendidos
Rotações e exercícios de pêndulo são métodos eficazes para introduzir a ação do manguito
Flexionar o cotovelo a 90 graus potencializa a resistência à rotação interna e externa, a medida que a força aumenta, aposição de abdução deve ser aumentada gradualmente para fornecer um desafio adicional contra o vetor Força 
*
*
*
Fortalecimento: água
Exercícios de FNP em solo ou meio aquático associado ao Bad Ragaz, são eficazes para melhorar a força do manguito em um padrão funcional de movimento
Esses padrões podem ser executados em posição sentada, em pé ou em supino, usando pesos, luvas ou apenas com a mão fechada através da resistência da água
Especificidade esportiva pode ser feita em baixo da água
 (McNamara, 2000)
*
*
*
Instabilidade Gleno Umeral
*
*
*
Instabilidade Gleno Umeral
A instabilidade do ombro é definida como o escorregamento da cabeça umeral para fora da cavidade glenoidal durante atividades, causando sintomas, podendo variar desde subluxação até luxação (45%).
(Fernandes, 2006)
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Incidência:
Esta ocorre em cerca de 2% da população, sendo a maioria homens (85-90%), com menos de 20 anos (88-95%), durante eventos esportivos (75%)
Aproximadamente 25% dos pacientes relatam história familiar de frouxidão ligamentar ou incongruencia articular e alguns estudos demonstraram que a taxa de recorrência da lesão é alta (Fernandes, 2006)
*
*
*
Classificação:
Direção: 
Anterior 75%, posterior, inferior e multidirecional
Grau:
Subluxação, luxação e microtrauma
Freqüência:
Aguda, recorrente e crônica
*
*
*
Classificação:
Etiologia:
Traumática, atraumática - voluntária ou involuntária, congênita e neuromuscular- frouxidão ligamentar
*
*
*
Anamnese
Tal como a história, o exame físico do ombro com suspeita de instabilidade recorrente é um desafio. 
Em geral, começa-se procurando evidências de frouxidão ligamentar generalizada como: instabilidade do ombro contralateral, hiperextensão dos joelhos, cotovelos e articulações metacarpofalangeanas, flexibilidade do polegar e pés planos. 
A força do deltóide anterior, médio e posterior é verificada posteriormente, juntamente com os testes especiais a seguir descritos
 (LECH, 2005) 
*
*
*
Sinais de Frouxidão
Sulco
Gaveta
Apreensão para o deslocamento
*
*
*
Lesões Associadas
Bankart: lesão da porção ântero-inferior do lábio glenoidal 
Hill-Sachs : fratura por impactação da borda póstero-superior da cabeça umeral 
Outras lesões associadas descritas são: ruptura do manguito (13%), corpos livres (14%), fratura com avulsão glenoidal (4%) e lesão do lábio glenoidal posterior (10%). 
*
*
*
Fortalecimento: solo 
Quanto ao treinamento com Exercício Excêntrico, recentemente tem sido renovado o interesse em seu uso no tratamento de doenças degenerativas tendíneas. 
O exercício excêntrico envolve o alongamento ativo da unidade de tendão muscular.
Seus efeitos sobre o tecido lesado têm sido reportados como reduções estatisticamente significativas no espessamento do tendão e na redução do sinal intratendíneo, após três meses de treinamento excêntrico, sugerindo melhora cicatricial com depósito de colágeno. 
 (Fonseca, 2008)
Öhberg e Alfredson (2004), em estudo com exame Doopler, evidenciaram que a neovascularização do tecido está envolvida na resposta ao exercício excêntrico.
*
*
*
Exercícios Excêntricos
O treinamento excêntrico foi realizado com o movimento de "lata vazia" (movimento de abdução do ombro no plano da escápula, com rotação medial do mesmo), quando tratamos o m. supra-espinal, ou com o movimento de "rosca direta" (o paciente realiza flexão do cotovelo, com o braço aduzido ao lado do corpo), nas disfunções do m. bíceps braquial. 
A resistência ao movimento foi oferecida manualmente de início progredindo para thera band, sempre pelo mesmo aplicador e respeitando o limite do indivíduo
Realizadas de três séries com 15 repetições por sessão de tratamento, duas vezes ao dia, durante 12 semanas. 
 (Fonseca, 2008)
*
*
*
Fortalecimento: água
Fortalecimento dos estabilizadores escapulares 
(suporte da gleno umeral)
(Ruoti, 2000)
Fase Inicial: elevação e abdução de ombro até 90 sentado usando a facilitação da flutuação, a favor do vetor força da água, mínima axial e nenhuma rotação em outros planos. 
 Kabat de ombro !
Fase Intermediária: Bad Ragaz e aumento da velocidade, CCA e CCF
Fase Avançada: exercícios contra o vetor força da água, Kabat de MMSS contra resistência.
*
*
*
Capsulite Adesiva
*
*
*
*
*
*
Capsulite Adesiva
Ombro Congelado, ocorre na cápsula articular da glenoide, de forma espessa, inelástica e friável, ocasionando a perda dos movimentos ativos e passivos na articulação glenoumeral 
 (Prentice 2002;Leck, 1993) 
*
*
*
Artrografia: rx com contraste
*
*
*
Incidência
O acometimento desta patologia no ombro aparece com certa freqüência, atingindo de 5% da população em geral, sendo mais freqüente em indivíduos do sexo feminino
 Seu aparecimento se dá durante a quinta e a sexta década de vida
Quanto ao lado acometido podemos encontrar bilateralmente
 (Checcia, et al 2006)
*
*
*
Etiologia
Segundo Craig (2000), a causa da Capsulite Adesiva do ombro é desconhecida. 
Mas em geral, qualquer processo
que leve a restrição gradual da amplitude de movimento do ombro, poderá causar contraturas dos tecidos moles e uma rigidez dolorosa. 
Entre as causas mais comuns podemos citar as afecções degenerativas da coluna cervical, síndrome do impacto subacromial, artrite acromioclavicular, bursite pós-traumática e sinuvite inflamatória do ombro e diabetes.  
*
*
*
Etiologia
É conhecida a incidência de CA em 10% a 20% de diabéticos, proporção que aumenta para 36% nos insulino dependentes.
Bunker e Anthony(1995) referem que 42% dos seus pacientes com CA bilateral eram diabéticos
 
Alguns consideram o aumento de triglicérides e as hiperlipidemias, presentes na diabetes, associação das alterações vasculares, neurológicas periféricas e metabólicas, explique não só o desencadear da doença, mas também a maior gravidade da CA nesses casos (Ferreira 2005)
*
*
*
*
*
*
Quadro Clínico
Dor mal localizada no ombro tendo início espontâneo, geralmente sem qualquer história de trauma
A dor torna-se muito intensa, mesmo em repouso, e a noite sua intensidade costuma diminuir em algumas semanas
A mobilidade do ombro torna-se limitada em todas as direções (elevação, rotação interna, rotação externa e abdução)
Bloqueio dos movimentos de rotação interna e externa.
O quadro costuma ter uma evolução lenta, não inferior de quatro a seis meses, antes do diagnóstico defendido. 
 (Severo, 2003) 
*
*
*
*
*
*
Diminuição de ADM
*
*
*
Classificação
Estágio I - pré-adesivo: reação inflamatória sinovial detectada artroscópicamente, não há nenhuma perda de movimento
Estágio II- sinovite adesiva aguda- hiperálgica: sinovite proliferativa e início do colabamento das paredes dos recessos articulares e aderências da cápsula na cabeça do úmero, dor contínua, 3 -6 meses de duração
Estágio III- maturação- enrijecimento ou colabamento: há regressão da sinovite e franco colabamento do recesso axilar, dor deixa de ser contínua mas perdura a noite, 12 meses de duração
Estágio IV- crônico- descongelamento: as aderências estão maduras e retraídas, restringem os movimentos da cabeça do úmero em relação à glenóide, porém são liberadas progressivamente, tempo indefinido, reação espontanea. 
*
*
*
Capsulite Adesiva
Segundo Chechia (2006), onde avaliou 136 pacientes (144 ombros) com Capsulite adesiva tratados no período de junho de 1994 a fevereiro de 2000, pela técnica dos bloqueios seriados do nervo supra escapular. Foram obtidos resultados satisfatórios em 121 ombros e melhora da dor em 132 ombros. 
Foi observado que a técnica dos bloqueios seriados no nervo supra escapular promoveu rápida e duradoura melhora da dor, facilitando a instituição de exercícios para a recuperação de a mobilidade articular. 
*
*
*
Capsulite Adesiva
Para Ferreira (2006), no seu artigo de revisão de literatura direciona a reabilitação a crioterapia duas vezes ao dia, exercícios pendulares e exercícios de mobilização passiva três vezes ao dia
Os exercícios de Codman são realizados para a mobilidade articular do ombro, pois as técnicas de auto mobilização fazem proveito do uso da gravidade para separar o úmero da cavidade glenoide. Ele ajuda no alivio da dor através de movimentos de leve tração (grau I e II) e dão mobilidade precoce as estruturas articulares e liquido sinovial. À medida que o individuo tolera o alongamento pode-se introduzir pesos nos punhos para conseguir uma força de separação articular (Grau III e IV). Os exercícios devem ser realizados com o individuo em pé em flexão lombar de 90º, sendo realizados no sentido horário, anti-horário, látero- lateral e antero - posterior. A musculatura escapular deve estar totalmente relaxada, com o paciente buscando, progressivamente, alcançar maiores amplitudes (Jacobs, 2005). 
*
*
*
Exercícios:
Exercícios passivos, autopassivos
Calor local durante 30 minutos para relaxamento muscular
Alongamento cintura escapular
Terapia Manual
Exercícios subaquáticos em piscina aquecida são úteis e, quando possível, são indicados como coadjuvantes do tratamento
*
*
*
Paralisia Braquial Obstétrica PBO
*
*
*
PBO
Paralisia de parte ou de toda a extremidade superior 
Lesão por tração ou compressão do plexo braquial
Manobras de parto
*
*
*
PBO
Separação forçada entre a cabeça e o ombro
Parto de nádegas
*
*
*
PBO
*
*
*
*
*
*
PBO
Plexo Braquial:
Fascículo Medial: ulnar e mediano
Fascículo Posterior: radial e axilar
Fascículo Lateral: músculo cutâneo e mediano
*
*
*
PBO
*
*
*
PBO
Quadro Clínico:
Localização anatômica e tipo de ruptura
Neuropraxia: interrupção temporária da condução nervosa
Axoniotmese: bloqueio por lesão parcial de axônio e mielina
Neurotmese: rotura completa do nervo
*
*
*
PBO
Fibras superiores são mais acometidas por neurotmese
Sofrem avulção
RN grande e mãe pequena
Parto prolongado e crânio volumoso
*
*
*
PBO
Tipos:
Erb-Duchenne:
Paralisia alta C5/C6
Mais comum 75%
Areflexia biciptal
*
*
*
PBO
*
*
*
PBO
Klumpke:
Paralisia baixa, C8/T1
Mão
Menos comum
Flexão cotovelo C7 lesão triciptal
*
*
*
Tratamento e Atividades Específicas
Conservador:
RN: enfaixamento toracobraquial contra o padrão de deformidade – 10 dias
Promove menor deformidade e redução de edema
Estimulação precoce-DNPM 
*
*
*
Tratamento e Atividades Específicas
Cirúrgico:
Resultados clínicos indesejados até 3º mês
 Casos tardios de deformidades
Reconstrução do plexo braquial
Server
*
*
*
Tratamento e Atividades Específicas
Reconstrução do Plexo:
Neurorrafia
Enxerto
Server:
Tenotomia do peitoral maior e subescapular
Melhorar a abdução e rotação externa
 Server L´episcopo:
Transferência do redondo maior e grande dorsal
Recuperar a capacidade funcional
*
*
*
Tratamento e Atividades Específicas
Objetivos:
Exercícios ativos para membro superior
Respeitar musculatura preservada
Ganhar FM e ADM
*
*
*
Tratamento e Atividades Específicas
Treino proprioceptivo
Descarga de peso
Alongamentos
*
*
*
OBRIGADA !!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais