Buscar

Processo de Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Comunicação: definição
Sobre a problematização
Comunicação nas organizações
Necessidades do mercado
As habilidades no processo de comunicação
Processo de comunicação: “emissor “,”receptor” e “código”
Nível de linguagem de acordo com o público ( STAKEHOLDERS) Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles. Em inglês stake significa interesse, participação, risco
Tema 1: A Comunicação Organizacional: Conceitos e Histórico
Uma empresa é como um organismo vivo, e se desenvolve a partir do fluxo de informações que nela circula. Esse fluxo é vital porque promove o relacionamento entre as diferentes partes da organização.
Dar tratamento profissional a esse fluxo de informações é cuidar da Comunicação Organizacional e buscar, com ela, os melhores resultados.
A Comunicação Organizacional pode ser dividida em 3 esferas operacionais e estratégicas:
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL ( RELAÇÕES PÚBLICAS) imagem da empresa
COMUNICAÇÃO INTERNA ( COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA)
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA ( MARKETING )
A Comunicação Organizacional deve englobar todo o processo de comunicação que ocorre dentro de uma organização, seja esta pública ou privada.
Isso inclui todo o seu público, chamado STAKEHOLDERS-colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e a sociedade; engloba a comunicação estruturada par o público interno e para o externo.
Comunicação não é o que se fala! É o que se entende!
Gerações diferentes – Linguagens diferentes
Case Baby Boomers /Almoço de domingo na casa da vovó(essa expressão é usada para definir grupos de pessoas principalmente no meio empresarial. Baby Boomer são as pessoas que nasceram logo após II Guerra mundial (1945). São as que gostam de emprego fixo e estável)
Tema 2: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: IMPORTÂNCIA, EVOLUÇÃO E CRESCIMENTO
 A Comunicação Organizacional tem uma importância crescente no mundo das organizações em que estamos inseridos. (...)
(...) Na atualidade, tudo gira em torno das organizações, mesmo as relações humanas. O senso comum aponta que as pessoas passam 2/3 da vida no trabalho, e fazem da empresa sua segunda família.
Na gestão, a evolução de teorias e conceitos vem fazendo com que o foco das ações seja mais e mais direcionado às pessoas, e assim direcionando para uma melhor comunicação.
Weber diferenciou três tipos de autoridade (adequação de comunicação) dentro da sociedade: 
• tradicional – no dia a dia das organizações, é aquela em que a aceitação da autoridade se dá simplesmente pela tradição. Subordinados aceitam como legítimas ordens superiores advindas de hábitos tradicionais. Nas sociedades tradicionais predominam as características conservadoras e patriarcais.
 carismática – nas organizações, a aceitação vem da confiança conquistada pelo líder. Nas sociedades carismáticas, partidos e líderes políticos se sobressaem com características que beiram ao místico.
 Racional ou burocrática – a aceitação da autoridade vem da crença nas leis e nos regulamentos. Da mesma forma, nas sociedades burocráticas predominam as normas impessoais definidas de forma racional.
AUTORREALIZAÇÃO
AUTOESTIMA
NECESSIDADES SOCIAIS
NECESSIDADES DE SEGURANÇA
NECESSIDADES FISIOLÓGICAS BÁSICAS
TEMA 3: O ATO DE COMUNICAÇÃO
O ser humano é o mais relacional e dependente de toda a natureza. Desde que nasce, e até o fim dos seus dias, depende da interação com seu semelhante, seja a figura materna ou outros atores com quem nos relacionamos durante o tempo todo. Toda essa interação pode ser chamada comunicação, pois envolve troca e compreensão mútua.
A palavra comunicação vem do latim, communicare, que significa “tornar comum”, “compartilhar”. Portanto, o ato da comunicação implica na troca de informações entre sujeitos ou objetos, utilizando como suportes sistemas simbólicos.
Nada Disso! Semiótica é a ótica pela metade ou seria o estudo dos símios?
Agora Sim! “O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica é a ciência dos signos.”.
A ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais como se fossem fenômenos produtores de significado
 Veja mais sobre Semiótica no vídeo Semiótica para Todos
• Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AIDwRcyb4rw>
“Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura.”
Na frase acima, onde você acha que a vírgula deve ser colocada?
Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro à sua procura.
Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro à sua procura.
TEMA 4: ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
 O fato de o homem ser social e precisar se comunicar com seus semelhantes fez com que ele desenvolvesse um instrumento para essa interação: a linguagem. É por meio da linguagem que fazemos contatos com outras pessoas, seja por meio da palavra escrita ou falada, dos gestos, sinais, das cores e tantas outras formas de se transmitir informações.
Quando há informações a serem comunicadas, esperamos obter respostas. Para isso, a mensagem precisa ser a mais fiel possível à ideia que sequer transmitir. Em outras palavras, esta comunicação será tanto mais efetiva quanto mais o emissor conseguir expor o que ele realmente quer ou precisa transmitir, para o quanto melhor o receptor compreender esta mesma mensagem, nos mesmos significados.
Nesses casos, o emissor é o codificador – porque irá transformar em código a mensagem a ser transmitida. E o receptor é o decodificador, pois precisará interpretar todo o código.
TEMA 5: NÍVEIS DA LINGUAGEM
Cada ocasião que uma pessoa enfrenta exige dela a utilização de uma linguagem diferente. Proferir um discurso em um congresso científico, por exemplo, exigirá uma linguagem formal. Dirigirmo-nos ao chefe no trabalho exigirá uma linguagem de respeito, mas o nível de formalidade dependerá da cultura organizacional. É provável que, se for se dirigir a um subordinado no trabalho, não use as mesmas palavras que usaria com o chefe. Esta mesma pessoa, quando entre amigos, terá outro linguajar, e usará diferentes formas para se expressar com a esposa, com o filho mais velho, com um adolescente ou com um bebê.
Proferir um discurso em um congresso científico, por exemplo, exigirá uma linguagem formal
Dirigir-se ao chefe no trabalho exigirá uma linguagem de respeito, mas o nível de formalidade dependerá da cultura organizacional
É provável que, se for se dirigir a um subordinado no trabalho, não use as mesmas palavras que usaria com o chefe. Essa mesma pessoa, quando entre amigos, terá outro linguajar, e usará diferentes formas para se expressar com a esposa, com um filho, com um adolescente ou com um bebê
FINALIZANDO – SÍNTESE
Síntese da Aula 
 Definição de comunicação 
Comunicação nas organizações 
Necessidades do mercado 
As habilidades no processo de comunicação 
Processo de comunicação: “emissor”, “receptor” e “código” 
 Nível de linguagem de acordo com o público (stakeholders)
Finalizando
Tivemos, nesta primeira aula de Comunicação Organizacional, um panorama extenso sobre como se dá a comunicação em suas diversas formas dentro das empresas. Primeiramente, abordamos conceitos e o histórico da Comunicação Organizacional.
Vimos que a Comunicação Organizacional trata de todo o processo de comunicação que ocorre dentro de uma organização pública ou privada, desde a promoção da imagem positiva de uma empresa, a administração de uma crise, o processo de motivação das equipes de trabalho e também a criação de campanhas específicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes