Buscar

MATERIAL SOBRE RH

Prévia do material em texto

O RH deve ficar próximo dos colaboradores
O crescimento da economia impulsiona empresas a buscarem profissionais mais preparados. O trabalho de reconhecer os profissionais preparados para assumir funções na empresa, transmitir valores, treinar e manter os profissionais motivados é realizado pelo departamento de Recursos Humanos.
O departamento de RH deve ser aberto e acolhedor às ideias e necessidades dos colaboradores. A proximidade com os outros departamentos facilita o relacionamento com os membros da empresa e permite conhecer melhor a organização.
O profissional de RH tem o papel de disseminar a cultura, missão e valores da empresa. O objetivo é alinhar as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização. No cronograma de ações do departamento deverá ter espaço para o feedback. Todos os colaboradores devem receber retorno dos questionamentos, opiniões e ideias enviadas ao setor.
É importante que o setor de RH estabeleça um cronograma de visitas aos demais setores da empresa. Essa atividade ajudará a conhecer melhor os colaboradores, suas funções e setores. A área de RH deve ser conhecida em toda a empresa. Ouvir os funcionários também é atividade importante. Eles têm boas ideias que, aproveitadas, contribuem para maior desenvolvimento da organização e engajamento dos funcionários.
Para facilitar o acesso ao RH a demais setores, algumas empresas estão adotando software de comunicação corporativa, vista a sua importância para o desenvolvimento. A ferramenta pode facilitar o acesso à informação e fomentar a troca de ideias e opiniões, realizar reuniões, agendar treinamentos e ainda colabora com a disseminação de conhecimento dentro da organização.
Veja algumas funções importantes do setor de RH:
Recrutamento e seleção
Treinamento, desenvolvimento e capacitação
Administração de pessoal
Definição de cargos e salários
Avaliação de desempenho
Manter a motivação da equipe
Orientação dos colaboradores
Participação nos eventos da empresa
O RH precisa assumir um papel estratégico dentro das organizações, dando sustentação às estratégias da empresa, na gestão do seu principal recurso: as pessoas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes