Buscar

historia da cirurgia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História da Cirurgia
Enfermeiro Rogério Xavier
Especialista em Centro Cirúrgico e CME
Especializando em MBA Gestão em CME
No final da idade média, quando a medicina parecia estagnada, a cirurgia desenvolveu- se mais do que outras áreas da medicina. No Renascentismo, os cirurgiões e os médicos não-cirurgiões vislumbraram que a sua união permitiria um maior desenvolvimento no combate às doenças, uma vez que durante 1.500 anos houve uma nítida separação entre o que hoje poderíamos definir como clínicos e cirurgiões. 
As origens do estudo da anatomia são obscuras, contudo, os primeiros cirurgiões que tratavam pacientes feridos tinham algum conhecimento a respeito. A dissecção anatômica começou a ser efetuada no final do século XIII, entretanto, os primeiros trabalhos ilustrados sobre anatomia humana devem- se ao estudo magnífico de André Vesálio.
Henry Gray, que, em 1859, apresentou a primeira edição de sua obra Anatomia descritiva e cirúrgica.
John Hunter (1728-1793) é considerado o precursor da cirurgia experimental. 
Além do desenvolvimento dessa arte, cabe a Hunter o Tratado sobre o sangue, a inflamação e feridas por projéteis de armas de fogo, publicado um ano após a sua morte.
 Sendo assim, Hunter mereceu o pitáfio proposto pelo médico historiador Fielding Garrison: “Com o advento de John Hunter, a cirurgia deixou de ser considerada apenas uma forma técnica de tratamento e começou a se impor como um ramo da medicina científica, firmemente embasado na fisiologia e na patologia”. 
No início do século XIX, os procedimentos cirúrgicos ainda não eram frequentes. 
Na Inglaterra e na América, alguns dias da semana eram dedicados a operações cirúrgicas.
 Contudo, a dor, a infecção, a hemorragia e o choque eram as quatro maiores dificuldades para o desenvolvimento da cirurgia. Uma vez que o objetivo da ciência médica é aliviar a dor e o sofrimento, o desenvolvimento da anestesia para uso durante as cirurgias figura como uma das maiores descobertas da ciência. O uso de álcool, raiz de mandrágora e ópio era, de algum modo, já conhecido.
o uso realmente efetivo da anestesia geral pode ser datado da década de 1840. Wiliam T.G. Morton (1819-1868), um cientista de Boston, demonstrou o bem-sucedido uso da anestesia com éter em 16 de Outubro de 1846, no Massachusetts General Hospital.
 Lister como o criador da cirurgia anti-séptica. 
Na Escócia, Lister investigou problemas relacionados à cirurgia, como a inflamação, a cicatrização das feridas e o papel da coagulação. 
Por volta de 1865, o cientista francês Louis Pasteur (1822-1895) desenvolveu a teoria da produção da doença infecciosa por germes, e coube a Lister a plena compreensão do significado e da importância do trabalho de Pasteur. Portanto, talvez seja digno definir que a anti-sepsia e o controle inicial da infecção têm nesses dois nomes a referência histórica que fez mudar os horizontes da cirurgia, fazendo dessa arte uma ciência mais segura no combate às enfermidades
Yale, 1904, que define as atribuições do cirurgião, bem como os métodos de treinamento para ser alcançada a prática cirúrgica. 
Em 1987, Philippe Mouret, de Lyon, realizou a primeira colecistectomia laparoscópica da história da medicina. Já a partir do ano seguinte, iniciaramse na videocolecistectomia vários cirurgiões renomados, tais como François Dubois, da França, Saye e Mickernan, dos Estados Unidos.
A história da cirurgia mostra a evolução das técnicas cirúrgicas, da tecnologia científica e de equipamentos e das interações profissionais ao longo do tempo;
Apesar de haver relatos de procedimentos cirúrgicos desde a pré história, somente a partir do final do sec XIX, a cirurgia começou a evoluir com sucesso, em parte devido à contribuição dos estudos sobre anatomia e fisiologia;
As cirurgias deixaram de ser realizadas nos teatros e passaram para as salas cirúrgicas;
A Enfermagem perioperatória cresceu junto com a evolução da cirurgia, principalmente por meio do cuidado e da limpeza dos materiais e do ambiente, onde eram realizadas as cirurgias, inicialmente nas casas, depois teatros e por fim nas salas operatórias;
O Hospital contemporâneo surgiu a partir do sec XVII, na Europa;
Durante o sec XIX a anestesia e as técnicas assépticas foram aprimoradas, assim como a prática da enfermagem, onde Florence Nightingale deu o primeiro olhar para o cuidado com o enfermo.
Com o grande desenvolvimento tecnológico da época, o conceito da verticalização dos prédios foi introduzido, surgindo o hospital monobloco. O CC assumiu papel importante nas instituições hospitalares, sendo então chamado de bloco cirúrgico;
Em 21 de fevereiro de 2002 a ANVISA normatizou o planejamento, organização e a avaliação dos projetos físicos para estabelecimentos de assistência a saúde por meio da RDC 50/2002 que posteriormente sofreu alteração na RDC 307/2002.
Referência Bibliográfica
SOBECC 2017
Cavazolla LT, Silva RS, Bregeiron R. et al. Histórico e Evolução da Cirurgia. Condutas em Cirurgia geral. Ed. ARTMED. 2008.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes