Buscar

Niras inenf

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Enfermeiro Rogério
Especialista em Centro Cirúrgico e CME
Especializando MBA Gestão de CME
*
*
Conceito
Núcleo de Infecções relacionadas a assistência a saúde
*
*
Objetivo
 Reduzir Infecções Primárias da Corrente Sanguínea (IPCS);
 Reduzir Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC);
 Estabelecer mecanismos de controle sobre a Resistência Microbiana (RM) em Serviços de Saúde; 
*
*
Obrigatoriedade
No Brasil, a publicação da Lei nº 9.431 de 06 de janeiro de 1997 que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de programa de controle de infecções hospitalares pelos hospitais do País, bem como, da Portaria Nº 2616 de 12 de maio de 1998 que define as diretrizes e normas para prevenção e o controle das infecções hospitalares, tornam evidente a preocupação com o tema e justificam a manutenção de um Programa Nacional de Prevenção e Controle das Infecções relacionadas à Assistência à Saúde – PNPCIRAS
*
*
A partir de janeiro de 2014, todos os serviços de saúde com qualquer número de leitos de UTI passaram a ter, obrigatoriamente, que notificar mensalmente á ANVISA seus dados sobre IPCS(infeccção por corrente sanguinea) relacionadas ao uso de CVC(cateter venoso central) em UTI e marcadores de resistência microbiana relacionados a estas infecções, além de notificar Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC) relacionadas ao parto cirúrgico: cesariana (Anvisa, 2014).
*
*
 Nessa nova versão foram incluídos, além dos indicadores já existentes, os indicadores de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) e de Infecção do trato urinário (ITU) associadas à sonda vesical de demora.
*
*
Outro tema de extrema relevância no contexto da vigilância e monitoramento das IRAS é a resistência aos antimicrobianos que vem sendo discutida em todo o mundo e consiste em um dos mais sérios problemas de saúde da atualidade, uma vez que infecções causadas por bactérias resistentes a múltiplas classes de antimicrobianos tem se tornado cada vez mais comum.
*
*
Plano de Ação Global
Em 2015, a Assembleia Mundial de Saúde aprovou um Plano de Ação Global em Resistência Microbiana cujo objetivo geral é assegurar a continuidade da capacidade de tratar e prevenir doenças infecciosas utilizando medicamentos eficazes, seguros e com qualidade comprovada, usados de forma responsável, e que sejam acessíveis a todos os que deles necessitam.
*
*
Objetivos do Plano Global
1) melhorar a consciência e a compreensão da resistência antimicrobiana;
 2) fortalecer o conhecimento através da vigilância e investigação;
 3) reduzir a incidência de infecção através de saneamento eficaz, higiene e medidas de prevenção de infecção; 
4) otimizar a utilização de agentes antimicrobianos na saúde humana e animal; 
 5) garantir o investimento sustentável em novos medicamentos, diagnósticos, vacinas e outras intervenções para as necessidades de todos os países.
*
*
Coloração Gram
O procedimento de coloração de Gram permite que as bactérias retenham a cor com base nas diferenças nas propriedades químicas e físicas da parede celular. O uso dos corantes permite aumentar o contraste e evidenciar a estrutura bacteriana.
A coloração envolve 3 etapas principais: •    Coloração com violeta de cristal (um corante solúvel em água, roxo); •    A descoloração (utilizando etanol / acetona); •    A contra-coloração (utilizando corante Safranina, vermelho)
*
*
Gram Positiva
As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptideoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.
*
*
*
*
Principais Gram Positivas
Bacillus,
 Nocardia,
 Clostridium,
 Propionibacterium,
 Actinomyces,
 Enterococcus,
 Cornyebacterium,
 Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.
*
*
Gram Negativa
As bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptideoglicano mais fina  que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
*
*
*
*
Principais Gram Negativas
Escherichia,
 Helicobcater
 Hemophilus,
 Neisseria,
 Klebsiella,
 Enterobacter,
 Chlamydia,
 Pseudomonas,
 Salmonella
*
*
Antibióticos
Naturais, quando produzidos por fungos ou bactérias;
Sintéticos capazes de interferir no crescimento bacteriano ou causar a morte desses seres.
 Quando causam a morte das bactérias, são chamados de bactericidas, mas quando apenas inibem seu crescimento, recebem o nome de bacteriostáticos.
*
*
Penicilina
O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, que teve sua ação conhecida por acaso durante os estudos de Alexander Fleming, em 1928.
 O pesquisador esqueceu uma cultura de Staphylococcus aureus sobre a mesa e partiu para suas férias. Ao voltar, as placas com a cultura estavam cheias de mofo e ele pôde observar a presença de um halo transparente em volta do fungo. Fleming então relacionou o halo a uma possível lise das bactérias, percebendo, assim, que aquele fungo era capaz de matá-las.
 O fungo identificado como Penicillium deu o nome ao antibiótico penicilina.
*
*
Apesar de ser descoberta em 1928, a penicilina só foi usada em humanos em 1940. Iniciava-se aí uma nova era para a medicina, uma vez que seria possível controlar doenças que muitas vezes levavam várias pessoas à morte, como a tuberculose.
*
*
Importante!!!
O uso de antibióticos é uma ótima forma de combate às doenças causadas por bactérias, no entanto, o uso descontrolado desses medicamentos está ocasionando um grave problema: a resistência bacteriana.
 Essa resistência diminui os medicamentos eficientes contra uma determinada infecção. 
Com isso, aumenta-se o tempo de internações e o uso de medicamentos caros e mais fortes.
*
*
Antimicrobianos
Os antimicrobianos correspondem a uma classe de fármacos que é consumida freqüentemente em hospitais e na comunidade.
O conhecimento dos princípios gerais que norteiam o uso de antimicrobianos, assim como das propriedades e características básicas dos antimicrobianos disponíveis, são essenciais para uma escolha terapêutica adequada.
*
*
Diversos estudos têm demonstrado que aproximadamente 50% das prescrições médicas de antimicrobianos são feitas de forma inadequada;
O uso excessivo destes fármacos não apenas está associado à emergência e seleção de cepas de bactérias resistentes, mas também a eventos adversos, elevação dos custos e da morbi-mortalidade.
O uso racional de antimicrobianos é uma das metas definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o século XXI.
*
*
Para que o antimicrobiano exerça sua atividade, primeiramente deverá atingir concentração ideal no local da infecção, ser capaz de atravessar, de forma passiva ou ativa, a parede celular, apresentar afinidade pelo sítio de ligação no interior da bactéria e permanecer tempo suficiente para exercer seu efeito inibitório (Figura 1).
 
*
*
*
*
Classes de Antimicrobianos
Macrolídeos
Penicilinas
Cefalosporinas
Carbapenêmicos
Aminoglicosídeos
Quinolonas
Anfenicóis
Sulfonamidas
Glicopeptídeos
Nitroimidazólicos
*
*
Licozamidas
Polimixinas
Glicilciclina
Antituberculosos
Antifúngicos
Equinocandinas
Antiparasitários
*
*
Medidas Preventivas
Higienização das Mãos,
EPIS,
Racionalização de Medicamentos,
Comissão de NIRAS.
*
*
Referências Bibliográficas
SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é antibiótico?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-antibiotico.htm>. Acesso em 07 de setembro de 2017.
www.kasvi.com.br. Acesso em 07 de setembro de 2017
Anvisa
https://farmacia.hc.ufg.br/up/734/o/Guia_de_Antimicrobianos_do_HC-UFG.pdf?1409055717. Acesso em 07 de setembro de 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais