Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APS 2° período engenharia PONTE DE MACARRÃO

Pré-visualização | Página 1 de 1

APS
 “Atividades práticas supervisionadas”
 2º Período
 
 Goiânia 
 Novembro de 2015
 UNIP
 Universidade Paulista
 “Projeto Ponte de Macarrão”
Alunos: RA:
Antonio Jose Martins da Silva C63IA0
Anna Victória Costa de Oliveira C4888I4
Fernanda Fonseca Faria C49JCC0
Hellen Kassia Candida da Silva C701610
Iasmin Rodrigues de Oliveira C471FC7
Marcela Andrade Silva C4995F0
Rafael Palmeira Mendes C488640
Thaisa Aureliano Oliveira C500062
Vanessa Tolentino de Faria C5293D5
Victor Hugo Duarte Evangelista C58EGE3
Turmas: EB2 D/F/H 42
Introdução
Este trabalho prático consiste no projeto e construção de uma ponte feita de macarrão do tipo espaguete, a partir de conhecimentos básicos de engenharia para a elaboração da mesma, que passará por um teste de carga realizado na Universidade.
Objetivo
De acordo com as regras especificadas pela Instituição, construiremos uma ponte de que deverá suportar uma carga mínima de 2kg utilizando apenas macarrão e cola epóxi. Deverá ter um vão livre de 1 metro e não ultrapassar 1 kg de seu peso total. 
Um dos objetivos deste trabalho é colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos até aqui e também termos uma primeira experiência em grupo de como se desenvolver um projeto.
Materiais Utilizados 
Macarrão tipo espaguete – marca: Barilla nº7
Cola Epóxi
Régua 
Transferidos de grau
Lixa 
Linha 
Tesoura
Tubo pvc
Passo a passo 
Como ponto de partida, pesquisamos qual modelo seria construído, levando em consideração as regras, que tivesse uma maior resistência e fosse simples. O grupo optou por fazer uma ponte em forma de arco com 6 barras de sustentação em um único ponto fixo. 
Construção do primeiro protótipo 
 Esta primeira ponte, ao passar pelo teste de carga suportou aproximadamente 2 kg. Ao notarmos aonde estavam os erros, partimos para a construção da ponte que será entregue na Universidade para a avaliação e testes. 
 
 Primeiro protótipo 
Ponte final 
Resultado final 
Conclusão 
Após o teste de carga realizado na Universidade, foi constatado que a ponte suportou uma carga de 4,5 Kg, obedecendo todas as regras a serem cumpridas para sua construção. Concluímos que o objetivo do trabalho proposto foi atingido, onde a ponte de macarrão teria que suportar um peso mínimo de 2kg, além do conhecimento prático de cada aluno.