Buscar

Teoria Psicanalítica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
Instituição: ESTÁCIO
Professora: Maria Cristina
Curso: Psicologia	
Turno: Noite
Tema do Trabalho: A teoria psicanalítica
A teoria da Psicanálise
A psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, um médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos. Conversando com os pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originaram da não aceitação cultural, sendo assim reprimidos seus desejos inconscientes e suas fantasias de natureza sexual. Desde Freud, a psicanálise se desenvolveu de muitas maneiras, assim como as suas práticas.
Dani Fala
2
O método básico da psicanálise
É a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação. O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente. Sonhos, esperanças, desejos e fantasias são de interesse, como também as experiências vividas nos primeiros anos de vida em família. Geralmente, o analista simplesmente escuta, fazendo comentários somente quando no seu julgamento profissional visualiza uma crescente oportunidade para que o analisando torne consciente os conteúdos reprimidos que são supostos, a partir de suas associações.
Jack fala
3
A originalidade do conceito
O conceito de Inconsciente introduzido por Freud deve-se à proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes. É preciso diferenciar inconsciente, sem consciência, de Inconsciente, conforme elaborado por Freud, que diz respeito a uma instância psíquica tem como base a constituição da Personalidade.
 
Mylena fala
4
Outro ponto a ser levado em conta sobre o inconsciente é que ele introduz na dimensão da consciência uma opacidade. Isto indica um modelo no qual a consciência aparece, não como instituidora de significativa, mas sim como receptora de toda significação desde o inconsciente. Pode-se prever que a mente inconsciente é outro "eu", e essa é a grande ideia de que temos no inconsciente outra personalidade atuante, em conjuntura com a nossa consciência, mas com liberdade de associação e ação.
Angela fala
5
Vídeo: Sigmund Freud - Teoria Psicanalítica e suas fases
http://www.youtube.com/watch?v=USrhal4aJ24 
Sigmund Freud - Teoria Psicanalítica O Vídeo deve parar em 4 minutos e 13 segundos Vou passar para você amanhã. É preciso que tenhamos em mais de dois pen driver um meu e um seu. 
6
Teste psicanalítico
Nas seguintes imagens o seu cérebro só ira ver o que ele quer ver.
Nesse momento entregaremos uma folha de ofício a cada aluno, com algumas gravuras, para que a turma observe. E logo após a observação digam o que viram? Não há certo nem errado, mas uma construção no cérebro de cada um no qual identifique-se com a cada uma delas e faça a partir dessa visualização uma constituição mental do que seja cada uma...
7
Bibliografias: 
http://www.webartigos.com/artigos/introducao-a-teoria-da-psicanalise/19134; horário 21h
Freud Uma vida para o nosso tempo; pag. 118
Mylena procure ordenar as bibliografia de forma correta e completa (somente a do livro de freud
8
Nome dos alunos (as): 
Matriculas:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais