Buscar

CCJ0016-WL-A-PA-14-Direito Civil V-126886

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: Alimentos
			 DIREITO CIVIL V
			
		
		
			Título
			Alimentos
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				
			
			Número de Semana de Aula
			
				14
			
 
 Tema
		 Alimentos
		
		 Objetivos
		 
1.    Conceituar alimentos e identificar suas características.
 
2.    Identificar as espécies de alimentos.
 
3.    Diferenciar obrigação alimentar de direito a alimentos.
 
4.    Compreender as regras de quantificação dos alimentos.
 
5.    Discorrer sobre os princípios informadores dos alimentos.
 
6.    Estudar os pressupostos da obrigação alimentar.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 
1.    Alimentos.
a.   Conceito.
b.   Natureza Jurídica.
c.   Características.
 
2.    Espécies de Alimentos.
a.    Quanto à natureza: naturais e civis.
b.   Quanto à causa jurídica: legais ou legítimos; voluntários e indenizatórios.
c.    Quanto à finalidade: definitivos; provisórios e provisionais.
d.   Quanto ao momento em que são reclamados: pretéritos; atuais e futuros.
 
3.    Obrigação alimentar e direito a alimentos.
 
4.    Quantificação dos alimentos.
 
5.    Princípios:
a.    Da reciprocidade.
b.    Da preferência.
c.    Da complementaridade.
d.    Da mutabilidade.
e.    Da transmissibilidade.
f.    Da alternatividade.
g.    Da divisibilidade.
h.   Da condicionalidade.
i.     Da irrenunciabilidade.
 
6.    Pressupostos da obrigação alimentar.
	
	 Aplicação Prática Teórica
 Caso Concreto 
 (IX Exame OAB adaptada) Moema, brasileira, solteira, natural e residente em Fortaleza, no Ceara´, maior e capaz, conheceu Toma´s, brasileiro, solteiro, natural do Rio de Janeiro, tambe´m maior e capaz. Toma´s era um pro´spero empresa´rio que visitava o Ceara´ semanalmente para tratar de nego´cios, durante o ano de 2010. Desde enta~o passaram a namorar e Moema passou a frequentar todos os lugares com Toma´s que sempre a apresentou como sua namorada. Apo´s algum tempo, Moema engravidou de Toma´s. Este, ao receber a noti´cia, se recusou a reconhecer o filho, dizendo que o relacionamento estava acabado, que na~o queria ser pai naquele momento, raza~o pela qual na~o reconheceria a paternidade da crianc¸a e tampouco iria contribuir economicamente para o bom curso da gestac¸a~o e subsiste^ncia da crianc¸a, que deveria ser criada por Moema sozinha. 
 Moema ficou desesperada com a reac¸a~o de Toma´s, pois quando da descoberta da gravidez estava desempregada e sem condic¸o~es de custear seu plano de sau´de e todas as despesas da gestac¸a~o que, conforme atestado por seu me´dico, era de risco. 
 Como sua condic¸a~o financeira tambe´m na~o permitia custear as despesas necessa´rias para a sobrevive^ncia da futura crianc¸a, Moema decidiu procurar orientac¸a~o juri´dica. E´ certo que as fotografias, declarac¸o~es de amigos e alguns documentos fornecidos por Moema conferiam indi´cios suficientes da paternidade de Toma´s. 
 Diante desses fatos, e cabendo a voce^ pleitear em jui´zo a tutela dos interesses de Moema como poderia ela garantir condic¸o~es financeiras de levar a termo sua gravidez e de assegurar que a futura crianc¸a, ao nascer, tenha condic¸o~es de sobrevida? Justifique (em no máximo dez linhas) sua resposta e nela destaque o que aconteceria com eventuais alimentos pagos se após o nascimento, feito o exame de DNA, restasse consta que Tomás não é o pai da criança.
 
 Questão objetiva 1
 (IX Exame OAB) Henrique e Nata´lia, casados sob o regime de comunha~o parcial de bens, decidiram se divorciar apo´s 10 anos de unia~o conjugal. Do relacionamento nasceram Gabriela e Bruno, hoje, com 8 e 6 anos, respectivamente. Enquanto esteve casada, Nata´lia, apesar de ter curso superior completo, ser pessoa jovem e capaz para o trabalho, na~o exerceu atividade profissional para se dedicar integralmente aos cuidados da casa e dos filhos. Considerando a hipo´tese acima e as regras atinentes a` prestac¸a~o de alimentos, assinale a afirmativa correta. 
 a.     Uma vez homologado judicialmente o valor da prestac¸a~o alimenti´cia devida por Henrique em favor de seus filhos Gabriela e Bruno, no percentual de um sala´rio mi´nimo para cada um, ocorrendo a constituic¸a~o de nova fami´lia por parte de Henrique, automaticamente sera´ minorado o valor dos alimentos devido aos filhos do primeiro casamento.
b. Henrique podera´ opor a impenhorabillidade de sua u´nica casa, por ser bem de fami´lia, na hipo´tese de ser acionado judicialmente para pagar de´bito alimentar atual aos seus filhos Gabriela e Bruno.
c. Nata´lia podera´ pleitear alimentos transito´rios e por prazo razoa´vel, se demonstrar sua dificuldade em ingressar no mercado de trabalho em raza~o do longo peri´odo que permaneceu afastada do desempenho de suas atividades profissionais para se dedicar integralmente aos cuidados do lar.
d. Caso Nata´lia descubra, apo´s dois meses de separac¸a~o de fato, que espera um filho de Henrique, sera~o devidos alimentos gravi´dicos ate´ o nascimento da crianc¸a, pois apo´s este fato a obrigac¸a~o alimentar somente sera´ exigida em ac¸a~o judicial pro´pria.
 Questão objetiva 2
 (XI Exame OAB) Fernanda, ma~e da menor Joana, celebrou um acordo na presenc¸a do Juiz de Direito para que Arnaldo, pai de Joana, pague, mensalmente, 20% (vinte por cento) de 01 (um) sala´rio mi´nimo a ti´tulo de alimentos para a menor. O Juiz homologou por sentenc¸a tal acordo, apesar de a necessidade de Joana ser maior do que a verba fixada, pois na~o existiam condic¸o~es materiais para a majorac¸a~o da pensa~o em face das possibilidades do devedor. Apo´s um me^s, Fernanda tomou conhecimento que Arnaldo trocou seu emprego por outro com sala´rio maior e procurou seu advogado para saber da possibilidade de rever o valor dos alimentos fixados em sentenc¸a transitada em julgado. 
 Analisando o caso concreto, assinale a afirmativa correta. 
 a.     Na~o e´ possi´vel rever o valor dos alimentos fixados, pois o mesmo ja´ foi decidido em sentenc¸a com tra^nsito em julgado formal
b. Na~o e´ possi´vel rever o valor dos alimentos fixados, pois o mesmo e´ fruto de acordo celebrado entre as partes e homologado por juiz de direito
c. E´ possi´vel rever o valor dos alimentos, pois no caso concreto houve mudanc¸a do bino^mio “necessidade x possibilidade�.
d. E´ possi´vel rever o valor dos alimentos, pois o acordo celebrado entre as partes e homologado pelo juiz de direito esta´ abaixo do limite mi´nimo de 30% (trinta por cento) de 01 (um) sala´rio mi´nimo, fixado em lei, como mi´nimo indispensa´vel que uma pessoa deve receber de alimentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes