Buscar

Princípios básicos em oclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

OCLUSAO
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE OCLUSÃO
MOVIMENTOS MANDIBULARES
Movimentos Cêntricos : Abertura e Fechamento
Movimentos Excentricos : Protrusão e Lateralidade
Abertura Bucal: Rotação (25mm) - Gira em torno do proprio eixo
		 Translação (Deslocamento)
	'' Tanto na Oclusão balanceada bilateral (que é a oclusão do paciente desdentado total que foi reabilitado) quanto na Oclusão totalmente protegida (que é a oclusão dos pacientes dentados) vai haver movimentos centricos e excentricos. 
	Durante a abertura da boca o condilo faz dois tipos de movimento, primeiro realiza a rotação e quando essa abertura se torna uma abertura forçada ele faz o movimento de translação. Durante a abertura inicial que vai ocorrer a rotação em torno do próprio eixo dentro do menisco, quando se trata de uma sobre abertura (a boca abre muito) o côndilo desliza pela eminência articular, esse movimento de deslizar é chamado translação.
		Existem alguns tipos de toque que fogem o natural tanto da Oclusão balanceada bilateral quanto a Oclusão totalmente protegida. Estes toque são: Contato Prematuro e Interferência Oclusal.
CONTATO PREMATURO
É o contato dentário que ocorre antes que os outros dentes se toquem em movimento centrico (Abertura e Fechamento) 
Este tipo de contato interfere nos movimentos mandibulares e pode eliminar parcial ou totalmente, uma ou mais vias oclusais do paciente.
	'' Um bom exemplo de contato prematuro é quando uma restauração dica alta, e durante o fechamento o paciente sente que um dente toca antes que os outros. Alguma vezes esse ponto de contato é tão alto que inibe os pontos de contatos de todos os outros dentes. É possível identificar pequenos contatos prematuros com o uso do papel carbono.
	Quando o paciente não possui uma adequada oclusão balanceada bilateral ou oclusão totalmente protegida, pode existir algumas guias e quando os toques fogem do normal destas guias é porque ela acontecendo o que chamamos de interferência oclusal. ''
INTERFERENCIA OCLUSAL
É o contato que ocorre nos dentes posteriores durante os movimentos excentricos da mansíbula.
Por gerarem forças horizontais, podem determinar trauma oclusal localizado.
	''Ao realizar protrusão, tanto na Oclusal balanceada Bilateral quanto na Oclusão Totalmente Protegida, deve ocorrer toques dos dentes anteriores o que determina a guia anterior e como guia posterior deve haver a vertente posterior da eminência articular que vai determinar apoio nos movimentos de protusão.
MOVIMENTO DE PROTRUSÃO
GUIA ANTERIOR: Os incisivos e caninos inferiores se movem para frente e para baixo ao longo da face palatina dos dentes anteriores superiores.
GUIA INCISIVA: Apenas os incisivos inferiores se movem para frente e para baixo ao longo da face palatina dos dentes anteriores superiores.
	'' Na guia anterior vai estar incluso os caninos, diferente da guia incisiva onde apenas os dentes incisivos inferiores se movem para frente e para baixo ao longo da face palatina dos dentes anteriores superiores.
	O que diferencia a guia anterior da guia incisiva é que na guia anterior está incluso os caninos.'' 
MOVIMENTO DE LATERALIDADE
LADO DE TRABALHO: É o lado para onde a mandíbula está se deslocando durante um movimento lateral da mandíbula, isto é, se a mesma estive
r se deslocando para a direita, este será o lado de trabalho. 
LADO DE BALANCEIO: É o lado posto para onde a mandíbula está se deslocando durante um movimento lateral da mandíbula, isto é, se a mesma estiver se deslocando para a direita, o lado de não trabalho será o esquerdo.
LIGAMENTO TEMPORO MANDIBULAR: Fibras horizontais ( lado de trabalho)
ESPAÇO DA PAREDE MEDIAL DA FOSSA: côndilo ( lado de balanceio)
	'' Durante o movimento de lateralidade os côndilos fazem movimentos distintos dentro da fossa articular, ao tempo que um faz rotação (lado de trabalho) o outro faz translação (lado de balanceio). O lado de balanceio fornece o suporte necessário para que o lado de trabalho possa fazer o movimento de rotação, em outras palavras ele faz o '' balanço '' deste movimento.
	Ao se realizar lateralidade para o lado direito, o lado direito será o lado de trabalho e o lado esquerdo o de balanceio. Quando a lateralidade é para esquerda isso se inverte.
	Durante a lateralidade no lado de trabalho o côndilo permanece dentro da fossa articular e ele faz o movimento rotacional com o auxilio das fibras horizontais do ligamento temporo mandibular. Já no lado de balanceio, o condilo acompanha o movimento de rotação e para que isso seja possivel ele realiza o movimento de translação onde irar sair da fossa articular em direção a eminência articular para que consiga fazer o balanceio. A intensidade desta translação é ditada pelo espaço da parede medial da fossa.
LATERALIDADE
GUIA CANINA: Durante o movimento de lateralidade somente o canino inferior do lado que a mandíbula esta se direcionando toca a face palatina do canino superior.
FUNÇÃO EM GRUPO: Padrão de função oclusal, o canino, pré molar e molares em um lado se tocam durante o movimento de lateralidade.
	'' Na lateralidade existem alguns toques dentários que são a Guia canina e a Função em grupo. A guia canina é usada para pacientes dentados, nesta guia somente os dentes caninos de tocam.
	Já a Função em grupo é usado para pacientes desdentados reabilitados com prótese total, aqui ocorre o toque de mais que um dente. Podemos encontrar o toque de Canino com pré molar, pré molar com pré molar, Canino com molar etc. ''
OCLUSAO MUTUAMENTE PROTEGIDA
Padrão em que os dentes posteriores evitam o contato excessivo dos dentes anteriores em maxima intercuspidação e os dentes anteriores liberam os dentes posteriores em todos os movimentos excursivos mandibulares. 
DENTES ANTERIORES
Raizes longas
Unirradiculares
Suportam cargas horizontais
Guias os movimentos mandibulares (Protrusão e lateralidade)
DENTES POSTERIORES
Raizes curtas
Multirradiculares
Suportam cargas verticais
Meio oclusal maior
Contatos centricos (abertura e fechamento)
	'' Na oclusao mutuamente protegida devemos levar em consideração a anatomia dos dentes e a função de cada um.
	Os dentes anteriores são descritos na literatura sendo dentes com anatomia favorável para morder e arrancar os alimentos, os dentes posteriores pela anatomia de uns terem 3 raizes e outros terem 2, teem plataformas oclusais maiores e portanto feitos para macerar os alimentor.
	Os dentes anteriores são responsáveis em fazer os movimentos excursivos da mandíbula (Protrusao e lateralidade), já os posteriores tem anatmia que ajuda a liberar e dissipar as cargas oclusais verticais, em seu eixo longitudinal, favorecem também os contatos oclusais centricos (Abertura e fechamento)
	Ao aplicar uma força de lateralidade sobre um molar (feitos para suportar forças verticais) ele não suporta sofrer este tipo de discipação de carga, Dizemos entao que esta força é uma interferencia oclusal.''
OCLUSAO BALANCEADA BILATERAL
A oclusão bilateral é simultânea entre os dentes anteriores e posteriores estando o paciente em relação centrica e excentrica.
	'' A oclusão balanceada bilateral é uma oclusão estabelecida para pacientes desdentados que fazem uso de protese total, estes paciente perderam a dimensão vertical e portanto é necessário restabelecer uma posição de equilíbrio ortopédico e oclusal. Neste caso deve - se levar o paciente em relação centrica para conseguir uma oclusão em relação centrica que é a oclusão balanceada bilateral.
	Nestes casos a protese total é tratada como uma unica plataforma onde o contato oclusal será realizado simultâneamente entre todos os dentes. A função a Olcusao balanceada bilateral é dar estabilidade para a protese total durante os movimentos centricos e excentricos. ''
COMPARAÇÃO 
OCLUSAO BALANCEDA BILATERA x OCLUSAO MUTUAMENTE PROTEGIDA
	O. B. B
	O. M. P
	Desdentados
	Dendentados
	Movimentos: centricos e excentricos
	Movimento: centricos e excentricos
	Movimento centrico:R. O. C
Ocorre poligono de Roy
durante os toques dentários
	Movimento centrico: MIH
Anterior protege posterior e Posterior
	PROTRUSÃO
	Guia anterior
Desoclusão posterior
	Toque dos anteriores
Pelo menos 1 toque em cada lado na posterior
	LATERALIDADE
	Lado Trabalho: Guia Canina
Lado Balanceio: Desoclusão
	Lado Trabalho: Função em Grupo
Lado Balanceio: Pelo menos 1 toque

Outros materiais