Buscar

Gêneros e Mapeamento Musical

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Prof. Márcio Fazolin
mafazolin@gmail.com
Educação Física
UNIP
*
*
são categorias que contêm sons musicais que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades, e entre os diversos elementos que concorrem para a definição dos gêneros pode-se apontar:
 Instrumentação (que instrumentos são mais frequentemente usados);
 Texto (conteúdo sacro, profano, romântico, idílico, etc.);
 Função (prelúdio, encerramento, dança, ritual, etc.);
 Estrutura (linear, segmentada, repetitiva, etc.);
 Contextualização (local de interpretação, contextualização geográfica, contextualização cronológica, contextualização etnográfica, etc.)
*
*
 O samba é um gênero musical, do qual se deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
 Apesar de ser um gênero musical resultante das estruturas musicais européias e africanas, foi com os símbolos da cultura negra que o samba se alastrou pelo território nacional.
*
*
*
*
 A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha. É um gênero musical de compasso ternário, ou então binário composto (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época. 
*
*
*
*
 Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas. 
 Entre os músicos brasileiros que fizeram obras neste gênero estão os compositores Villa Lobos, Carlos Gomes e Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Tom Jobim e Chico Buarque.
*
*
O ritmo africano é caracterizado pelo uso de instrumentos de percussão, na forma mais pura e simples, e dá origem aos demais, refletindo toda a essência da ligação da cultura negra no campo musical (ANCHIETA, 1995). Com uma melodia, sugere movimentos naturais, espontâneos e fortes. É de fácil percepção, por ser muito marcado e compassado, adaptando-se naturalmente para a execução de sequências em repetições. Alguns movimentos e suas partes apresentam características como:
 Molejo;
 Movimentação pélvica;
 Ondulação de tronco;
 Cabeça.
 Braços e mãos.
*
*
*
*
A salsa, mistura músicas caribenhas, como o mambo, o merengue e a rumba, e nasceu em Cuba nos anos 1960 (SZEGO, 2007, p. 63). Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor". O movimento que originou este novo estilo de música latino-americana começou em Nova Iorque, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando a criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano.
Em 2000, surgiu a primeira companhia especializada em salsa no Brasil, a Conexión Caribe Companhia de Danças, que, em 2001, criou o Encontro Nacional de Salsa, evento anual que, a partir de 2003, se transformou no Congresso Mundial de Salsa do Brasil, um dos maiores eventos do gênero no mundo
*
*
*
*
Forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante da imprecisão do termo, o nome como uma generalização de vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que têm influências holandesas e portuguesa. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. 
*
*
*
*
*
*
É a divisão de compassos (quaternário, binário ou ternário), quantos compassos a música apresenta, quantos compassos têm a introdução (se é instrumental ou não). Quantos compassos têm o vocal, a parte instrumental da música, etc. 
*
*
32 tempos ou um bloco musical. (Introdução: oito compassos de 4T em instrumental. Cada um dos riscos apresentados, representa 8T (pulsos) isto é, dois compassos de 4T). Ex: Pode ser feita a entrada caminhando no pulso da música, rolamentos utilizando o solo, exploração rítmica corporal.
COMPASSO
*
*
64 tempos ou dois blocos musicais. (Vocal – aqui se pode destacar algo de que você gostaria). Movimentação com exploração espacial, nível alto, médio, baixo...
*
*
(Elaborar algo especial na coreografia, de acordo com o que a música apresenta).
*
*
(Refrão – pode-se colocar algum movimento de destaque, de acordo com instrumentos. Geralmente o refrão é a parte forte da música.
*
*
 Nem sempre as músicas seguem o mesmo padrão. Muitas vezes encontramos “quebra” na música, que representa uma frase incompleta. Em todo o mapeamento musical, é necessário contar o número de pulsos, compassos, frases musicais e blocos musicais para facilitar a elaboração de coreografias.
*
*
 É um trecho de música que se repetem em um sentido lógico. As frases são formados com compassos e pulsações. Na prática, as frases têm quatro ou, mais frequentemente, oito compassos (REINA, 2001).
1º compasso
2º compasso
Frase musical
*
*
 É um trecho de música que se repetem em um sentido lógico. As frases são formados com compassos e pulsações. Na prática, as frases têm quatro ou, mais frequentemente, oito compassos (REINA, 2001).
*
*
A percussão corporal é o termo atual para definir o fazer musical com o corpo. Com o advento da Arte Contemporânea, a Body Art (Arte com o Corpo) pode ter dado início ao que chamamos de percussão corporal como sendo uma forma de exploração das possibilidades sonoras e de produção musical. 
*
*
*
*
 Assim, sendo a percussão corporal um gênero musical contemporâneo, em princípio, podemos considerar que a prática de uma música corporal remonta ao período no qual surgiram os primeiros gestos de comunicação não verbal, como ato de balbuciar, bater palmas e pés. A música nesse momento apresentava um caráter ritual no qual os primitivos cantavam e dançavam.
 Outro aspecto a considerar é que essa música corporal se encontra, também, em diversas culturas preservadas e cultivadas em âmbito familiar, transmitidas de pai para filho.
*
*
*
*
*
*
*
*
Instrumento de percussão é um instrumento musical cujo som é obtido através de: impacto (percussão), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
 A percussão corporal se destaca por ser uma ferramenta que vem sendo usada no ensino de música, tanto em escolas, quanto em projetos. Nesse sentido podemos ver a percussão corporal não apenas como produção artística para formação de grupos, mas como uma proposta musical para o ensino.
 A proposta da percussão corporal no ensino de música, especialmente nas escolas, teve como influência pedagógica os métodos ativos que fazem uso do corpo como uma ferramenta para o ensino de música. Esse reconhecimento do aprendizado e a criação em música virou padrão matriz estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
*
*
[...]
Percepção e identificação dos elementos da linguagem musical em atividades de produção, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos disponíveis.
[...]
Percepção e identificação dos elementos da linguagem musical (motivos, forma, estilos, gêneros, sonoridades, dinâmica, texturas, etc.) em atividades de apreciação, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros disponíveis, de notações ou de representações diversas (PCN, 1997, p.55).
*
*
 A percussão corporal ou música corporal sendo um hábito familiar cultural denota um aprendizado natural por meio de vivência e da prática coletiva, sendo assim, fazer uso da percussão corporal torna-se o ato
de aprender não por uma imposição conservadora e sim por meio da vivência, da prática e da coletividade. 
 Atualmente a percussão corporal encontra-se disposta no meio artístico e também no meio pedagógico. 
 No meio educacional sua utilidade é pensada e desenvolvida por músicos e educadores musicais a fim de proporcionar o melhor aprendizado de seus alunos e também promover capacitação para educadores musicais. 
 
*
*
*
*
 TEMPO DA COREOGRAFIA
 NÚMERO DE PARTICIPANTES 
LOCAL 
TEMA
 OBJETIVO DA COROGRAFIA
 VESTIMENTA
 MÚSICA
MATERIAL A SER UTILIZADO 
*
*
APRESENTAÇÕES PRÁTICAS
CADA GRUPO VAI APRESENTAR
COMO FAZER:
GRUPOS DE 10 ALUNOS
Cada grupo vai escolher um tema;
Realizar uma apresentação prática do tema proposto;
Todos deverão estar caracterizados adequadamente ao tema e participar da apresentação.
*
*
 DESENVOLVA DUAS SEQUENCIAS DE MOVIMENTOS EM UMA FRASE MUSICAL.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais