Buscar

Avaliação II - Gestão de Pessoas - 07/03/2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação II – Gestão de Pessoas – 07/03/2018
Prova: 6627739
1-O fato de um indivíduo passar por um treinamento pode proporcionar a ele mudanças consideráveis que envolvem a adoção de novos comportamentos e atitudes. O treinamento, além de estimular o processo criativo, instrui o indivíduo na melhor forma de utilizar seus conhecimentos. Sobre as mudanças que ocorrem por intervenção de um treinamento, analise as sentenças a seguir:
I-Transmissão de informações atua de forma a estimular as pessoas a terem visão global, a pensar de forma ampla. ERRADA
II-Desenvolvimento de habilidades ensina a executar determinada operação, envolvendo máquinas e equipamentos, além de propiciar o aprendizado de diversas ferramentas. CORRETA
III- Desenvolvimento de atitudes propicia ao colaborador a percepção sobre a maneira como lida com colegas e clientes, apontando os aspectos que precisam ser melhorados. CORRETA
IV-Desenvolvimento de conceitos aumenta o conhecimento das pessoas sobre a organização, os produtos e serviços, além de estabelecer as políticas e diretrizes a serem seguidas. ERRADA
2-A realização de treinamentos é um dos fatores que contribui para a melhoria de uma série de indicadores, dentre eles é possível destacar, aumento da eficácia organizacional, do clima e da imagem da empresa. Com relação aos treinamentos, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O treinamento é um processo de aprendizagem que está relacionado diretamente com a execução de tarefas.
( ) O treinamento é privilégio de poucos, somente devem ser treinados os funcionários que têm melhor rendimento.
( ) A solução de todos os problemas organizacionais está no treinamento.
( X ) O treinamento deve ser realizado para desenvolver habilidades e competências dos colaboradores.
3-Sobre a remuneração estratégica, pode-se considerar que as empresas modernas buscam valorizar os colaboradores através dos resultados alcançados, a partir do cumprimento de metas. Além de ser um aspecto saudável para a organização, pode também estimular a competitividade da empresa no mercado. Sobre as etapas na implantação do sistema da remuneração estratégica, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Diagnóstico da empresa.
II-Direcionamento da empresa.
III-Construção de um sistema de remuneração.
IV-Garantia da evolução contínua do sistema.
( III ) Verifica se o sistema de remuneração estratégica tem aderência à estratégia organizacional.
( I ) Levantamento das forças e fraquezas existentes na organização.
( IV ) Faz a checagem e o controle para a evolução constante do sistema de remuneração estratégica.
( II ) Tem o foco principal na visão da empresa e nos componentes organizacionais atuais para o alcance dessa visão.
4-Uma das principais técnicas para a avaliação dos candidatos na contratação é a entrevista, que objetiva identificar os candidatos em potencial. Existem ainda outras técnicas. Sobre elas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Provas de conhecimento ou de capacidades.
II-Técnicas de simulação.
III-Testes psicométricos.
IV-Testes de personalidade.
( II ) São considerados como complemento do diagnóstico do comportamento do candidato, através do uso de dramatizações.
( IV ) Identificam traços do caráter e do temperamento dos candidatos.
( III ) São aplicados através de provas tradicionais ou objetivas, buscando amostras de comportamento através da estatística.
( I ) Têm como objetivo mensurar o aprendizado de acordo com a especialização dos candidatos.
5-A integração e a socialização dos colaboradores são processos nos quais as pessoas se envolvem, por exemplo, com a compreensão e assimilação de determinados aspectos da organização. Tais processo têm se tornado cada vez mais, necessários para a adaptação dos colaboradores em suas tarefas. Sobre a socialização do profissional, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O candidato deve ser integrado no grupo apresentando sua experiência, iniciando com um teste de capacidade em resolver grandes problemas.
( ) A socialização e integração de novos funcionários é uma oportunidade para que as pessoas avaliem a empresa e apontem os pontos a serem melhorados.
( X ) A socialização tem o objetivo de criar um ambiente de trabalho favorável e receptivo durante e fase inicial do emprego.
( ) A socialização deve sempre ocorrer durante a seleção de candidatos, com jogos e dinâmicas avaliativas.
6-Durante o processo de seleção de pessoas para a contratação de profissionais na organização, são aplicadas provas de conhecimentos ou de capacidades, são aplicadas provas de conhecimento ou de capacidades orais, escritas e de realização. Sobre essas provas, assinale a alternativa CORRETA
( ) São aplicadas provas escritas, para verificar essencialmente a ortografia e a concordância que o candidato tem ao redigir um texto.
( ) São aplicadas provas para que o candidato se sinta desconfortáveis no processo, sendo este um critério de eliminação.
( ) São aplicadas provas escritas, para que o candidato dê sua opinião sobre a empresa em que possivelmente irá trabalhar.
( X ) São realizadas provas orais, para que o candidato possa expressar seu conhecimento sobre o cargo ou área que irá exercer.
7-Para que uma empresa seja bem-sucedida, é necessário que haja um bom planejamento de pessoal. Esse planejamento está relacionado aos processos de recrutamento e de seleção. Sobre esses processos, classifique V ou F:
( V ) Algumas empresas pecam por realizarem o processo de recrutamento e seleção com urgência, pois a probabilidade de contratar um funcionário que não atende aos requisitos é maior.
( V ) A seleção é um processo de escolha, triagem. O seu principal objetivo é escolher a pessoa certa para ocupar o cargo em aberto.
( F ) A seleção é um processo que define quais pessoas são ideais para os cargos, com base em suas religiões e etnias.
( F ) Quando um candidato é selecionado pelo departamento de Recursos Humanos, tem-se, então, a certeza de que essa pessoa desempenhará bem suas funções e permanecerá no cargo por muito tempo.
8-As organizações devem promover a socialização de seus colaboradores e integrá-los adequadamente em seu trabalho. Uma das possibilidades de realizar esta socialização e integração é por meio de um programa de integração, que necessita de um processo de orientação, o qual tem a função de enviar mensagens clara e oferecer informações a respeito da cultura da organização, do cargo a ser ocupado e das expectativas em relação ao trabalho. Sobre os objetivos deste processo de orientação, analise as sentenças a seguir:
I-Reduzir a ansiedade das pessoas, pois a ansiedade é geralmente provocada pelo receio de falhar no trabalho. CORRETA
II-Eliminar dúvidas que as pessoas têm sobre a sua capacidade de realizar as atividades que lhe são designadas no trabalho. CORRETA
III-Aumentar a rotatividade, principalmente nos primeiros 10 dias, conhecidos como o prazo de experiência. ERRADA
9-O sistema de remuneração é acompanhado por uma política de administração salarial, em que são estabelecidas normas e regras sobre cargos e salários. Neste sentido, é importante que haja um manual explicativo sobre os procedimentos exigidos pela organização. Segundo essa ideia, analise as seguintes sentenças:
I-É importante que o manual seja construído com base em uma pesquisa salarial de acordo com o mercado. CORRETA
II-É importante que o manual informe sobre a atualização da tabela salarial de acordo com o cargo. CORRETA
III-É importante que o manual torne público os salários de todos os indivíduos da organização. ERRADA
IV-É importante que o manual informe sobre os aspectos de segurança no trabalho existentes na empresa. ERRADA
10-Hoje as organizações desenvolvem seus profissionais através de treinamentos contínuos. Os investimentos em treinamentos são feitos de forma a garantir que os profissionais adquiram qualificação e capacidade necessárias para exercer com eficácia sua função. Diante desse contexto, antes da realização de umtreinamento, são feitos quatro tipos de análise. Sobre os tipos de análises, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Análise organizacional.
II-Análise dos recursos humanos.
III-Análise da estrutura de cargos.
IV-Análise do treinamento.
( I ) Considera a missão, a visão e os objetivos da empresa para a realização do treinamento.
( II ) Considera o perfil comportamental e as competências de um funcionário ou candidato para exercer sua função de acordo com a estratégica organizacional.
( III ) Determina as habilidades e as competências que as pessoas deverão ter para assumir determinado cargo e, a partir daí, executa-se o levantamento das necessidades de treinamento.
( IV ) Compara a necessidade da organização com o que pode ser oferecido como treinamento, para determinar a eficácia do mesmo.

Outros materiais