Buscar

Caso Concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Direito do Trabalho I
Professor: Daniela Matos
Acadêmico: Paulo Roberto Aguiar
CASO CONCRETO 1
A convenção coletiva de trabalho é fonte formal do direito do trabalho e não fonte material. 
As fontes materiais são caracterizadas por provirem de um momento pré jurídico onde os trabalhadores exercem uma pressão sobre o capitalismo a fim de obter melhores condições de trabalho, ou para assegurar algum direito, fonte material, “greve” prevista na constituição federal. Portanto, os acordos coletivos de trabalho são fontes formais por possuir caráter normativo. 
As fontes formais são os meios (formas) onde se estabelece uma norma jurídica, nesse vertente seria quando o direito toma forma (CLT, sentenças normativas, convenções coletivas etc) algumas doutrinadoras subdividem as fontes formais em autônomas e heterônomas. 
Atribui-se a denominação de fonte formal heterônoma as normas cuja a formação é materializada através de agente externo, um terceiro em geral do estado, sem participação imediata dos destinatários principais das regras jurídicas. Ex.: Emenda a constituição, a lei complementar e a lei ordinária. A medida provisória, o decreto, a sentença normativa, as sumulas vinculantes. 
Distingui-se das fontes formais autônomas justamente por estas se caracterizarem pela participação imediata dos destinatários das regras produzidas sem interferências do agente externo. São estas as convenções coletivas de trabalho, o acordo de trabalho e o costume. 
Questão Objetiva
Resposta - Letra c

Outros materiais