Buscar

prova pensamento sociologico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introducao ao pensamento sociologico
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado
1. A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava  a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o) 
Alternativa Correta – E - A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuírem para a consolidação do capitalismo. 
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
O renascimento  foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social  marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos.  Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ? 
Alternativa Correta – A  - A burguesia comercial
EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
Foi  no Renascimento que o homem europeu retornou  a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como  Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
C  - compreensão da  vida social  como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé;
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
A partir do século XV, o Renascimento possibilitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são: 
Alternativa Correta – C  - A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
Leia o texto a seguir: 
"Artigo 6 - A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos". 
(Declaração dos direitos do homem e do cidadão, 26 de agosto de 1789.) 
Qual é a teoria política que o texto representa? 
Alternativa Correta – A  - liberal, por defender o princípio da liberdade e igualdade entre os seres humanos. 
Habilitado 
Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia, podemos afirmar que: 
Alternativa Correta – D  - As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofia positivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio. 
B1 - EXAME - AVAL. SUB Desabilitado 
O renascimento é considerado um dos mais importantes momentos da história do Ocidente, entendido como a ruptura entre o mundo medieval, com características de sociedade agrária, estamental e teocrática e o mundo moderno urbano, burguês e comercial. Neste período emerge um novo pensamento social que tem por base: 
Alternativa Correta – A - Estímulo ao individualismo, rejeição do pensamento religioso e valorização da razão.
TRANSFOMAÇÕES DO CAPITALISMO NO SECULO XVIII – 1 BIMESTRE
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
No início da Revolução Industrial o trabalho infantil foi utilizado com grande intensidade pelos capitalistas por quê: 
Alternativa Correta – D - supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de sua fragilidade. 
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
ENADE 2004
"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com  o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos."
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s\d, p. 10.
De acordo  com o texto, pode-se afirmar que:
Alternativa Correta – E  - O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquistas no início do século XX são decorrentes de:
Alternativa Correta – C  a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses 
Habilitado 
A Revolução Industrial provocou mudanças profundas na sociedade resultante da movimentação maciça dos trabalhadores rurais para as cidades. Quais são as consequência deste processo de urbanização? 
Alternativa Correta – C  - Falta de habitação, higiene, desemprego, aumento do alcoolismo e da prostituição nas áreas urbanas, o que resultou em revoltas populares contra a desigualdade social entre empresários e trabalhadores.
Habilitado 
ENADE 2005 
 O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta.
Alternativa Correta – E - A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo.
B1 - EXAME - AVAL. SUB Desabilitado 
A Sociologia, enquanto uma ciência social básica, surgiu num específico momento histórico, relacionada aos efeitos de importantes fatos e processos históricos que colaboraram para o seu aparecimento. Assinale a alternativa correta, que diz respeito àquele momento histórico:
Alternativa Correta – C - A Sociologia foi fruto de grandes transformações decorrentes das Revoluções Industrial e Francesa, que caracterizaram a afirmação do modo de produção capitalista, no início do século XIX.
B1 - EXAME - AVAL. SUB Desabilitado 
As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.“ Martins: 1990 pág.13.
A partir do texto acima podemos afirmar que este fenômeno favoreceu o surgimento:
Alternativa Correta – A  - da Sociologia como ciência para compreender  os problemas sociais do mundo moderno.
Desabilitado 
Com relação às consequências da Revolução Industrial, podemos afirmar que:
- Promoveu a substituição da manufatura pela indústria,  maior divisão técnica do trabalho e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
- Levou à redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
- Provocou o declínio do proletariado
como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
- A constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de subsistência a venda de seu trabalho e a submissão do trabalhador à disciplina fabril.
  Estão corretas as afirmativas:
Alternativa Correta – D  - I e IV
AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DAS CIENCIAS SOCIAIS – 1 BIMESTRE
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa:
C a mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista.
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
 
Max Weber elaborou importante teoria sobre os tipos ou formas de poder e de dominação. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, contém os três tipos de poder e de dominação:
Alternativa Correta – B - Legal ou racional, tradicional e carismático 
Habilitado
O positivismo derivou do "cientificismo" que significa a crença no poder da razão em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida dos homens. Qual é o objetivo do positivismo? 
Alternativa Correta – B - Substituir as explicações teológicas e do senso comum por meio das quais o homem explicava sua participação na vida social.  
B1 - EXAME - AVAL. SUB Desabilitado 
Na teoria de Émile Durkheim há a importante análise dos fatos sociais, considerado pelo autor o objeto de estudo da Sociologia. Segundo o autor, os fatos sociais:
Alternativa Correta – A  - Caracterizam-se por sua generalidade, por seu caráter coercitivo sobre os indivíduos, sendo ainda, independentes e exteriores a eles.
B1 - EXAME - AVAL. SUB Desabilitado 
Baseando-se na dinâmica econômica, Karl Marx (1818-1883) desenvolveu a teoria da alienação do operário pelo trabalho que é:
E A atividade parcelada, rotineira, despersonalizada que leva o operário a sentir-se distante ou estranho àquilo que produz.
B1 Desabilitado 
Leia o texto a seguir: 
"Se não me submeto às convenções mundanas; se, ao me vestir, não levo em consideração os usos seguidos em meu país e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam, produzem os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita (...) Não sou obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem empregar as moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira (...) Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável". (DURKHEIM: 1985, p.02) 
A partir da análise do texto, que relação que Durkheim estabelece entre indivíduo e sociedade? 
Alternativa Correta – B - Existe uma imposição do social sobre o individual, pois quando nascemos já encontramos uma sociedade pronta com regras e valores que devemos seguir
B1 - EXAME - AVAL. SUB Desabilitado 
Leia o texto a seguir: 
“A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos” 
(MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 10ª Edição, p.09 e 11 – Coleção Leitura). 
Agora assinale a alternativa correta sobre a concepção de Karl Marx sobre a sociedade moderna:
Alternativa Correta – B - A sociedade moderna é constituída em meio ao antagonismo de classes sociais, que opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. 
EXAME - AVAL. SUB Desabilitado 
Sob a inspiração do método de investigação das ciências da natureza, a filosofia positivista analisou o funcionamento da sociedade a partir do organicismo, cujo significado é: 
Alternativa Correta – A  - A sociedade é concebida como um grande corpo humano onde cada membro tem sua função
A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA NO BRASIL – 1 BIMESTRE
B1 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil  desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa  EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais  a afirmar que  "o Brasil era um país com vocação agrária". Esta afirmativa   exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria.  
Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural.
Alternativa Correta – A  
A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural. 
B1- EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
A cultura do café no Oeste paulista a partir do século XIX teve consequências relevantes para o país. Assinale a alternativa que NÃO corresponde  a este contexto.
Alternativa Correta – E - A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam população. 
B1 - EXAME - AVAL. SUB Desabilitado 
O padrão clássico de desenvolvimento do capitalismo ocorreu na Europa, a partir do século XVI, com o desenvolvimento das  atividades comerciais, acumulo crescente de capital  e ascenção da burguesia como classe social. No  Brasil, o desenvolvimento do capitalismo ocorreu a partir do século XIX, e teve caracteristicas específicas que o diferenciam do padrão clássico.  Assinale a alternativa que indique as características e aspectos da constituição do capitalismo no Brasil. 
Alternativa Correta – A  - Formação de uma indústria de bens de consumo em São Paulo , no início do século XX,  que dependeu de recursos e capital acumulados com a exportação do café e da existência da mão de obra assalariada decorrente, principalmente, dos imigrantes europeus.
B1 - EXAME - AVAL. SUB Desabilitado
O grau de dependência que a economia brasileira têm em relação às potências estrangeiras deve ser analisado a partir da compreensão do modelo de desenvolvimento industrial que o país adotou que privilegiou:
Alternativa Correta – A  - Indústria de bens de consumo e ausência de pesquisa tecnológica no pais
EXAME Desabilitado
(ENADE 2004 - adaptado )  Analise as afirmativas que se seguem, referentes às particularidades históricas da sociedade brasileira.
I - O desenvolvimento do capitalismo no Brasil se processou sem transformações que erradicassem relações econômico-sociais pré-capitalistas.
II - No período de 1930 a 1980, a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou, registrando notável mobilidade social. 
III - Uma das principais características da sociedade brasileira, de 1930 a 1980, foi um expressivo crescimento econômico, acompanhado da redução da desigualdade social. 
Estão corretas apenas as afirmativas: 
Alternativa Correta – A - I e II 
A GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUENCIAS – 2 BIMESTRE
B2 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:
Alternativa Correta – D - Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global. 
B2 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado 
ENADE 2004 - “Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.” GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das idéias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).
SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.
“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos,
o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.
1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?
2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?
3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?
A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:
Alternativa Correta – C - revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos/ garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional.
B2 - EXAME - AVAL. SUB Habilitado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes