Buscar

Analise texto de Mao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA CHINA CONTEMPORANEA
DOCENTE: CHRISTINA DABAT
DISCENTE: MANUEL SILVESTRE DA SILVA JÚNIOR
Análise de texto
SADER, Eder. Mao Tsé-Tung – Política. São Paulo, Ática, 1982.
O texto analisado faz parte de um informe dos movimentos camponeses ocorridos na China, na província de Hunan escrito por Mao Tsé-Tung. Este informe esta presente no livro Mao Tsé-Tung – Política, com organização de Eder Sader.
Mao Tsé-Tung foi um dos grandes políticos da China comunista, tendo participado da Revolução Chinesa em 1911, da Longa Marcha, da guerra sino-japonesa, da guerra contra as forças do Kuo Min Tang comandas por Chiang Kai-shek e sua vitória sobre este, e foi também fundador da Republica Popular da China. Mao demonstrou ser um homem inteligente no seu tempo que compreendia tudo que se passava no Estado chinês, na qual mostra neste informe sobre as revoltas camponesas.
Este texto é de suma importância para o historiador, pois sendo um fato histórico, mostra os acontecimentos ocorridos no principal centro do movimento camponês em Hunan, suas causas e consequências que seriam de forma essencial para a formação do governo, da economia e da sociedade chinesa sob o comando de Mao nos próximos anos.
Ao pesquisar sobre a situação da província, decidiu escrever este documento em março 1927. Mao tinha como propósito responder as acusações que eram contra a causa revolucionária camponesas na China, mais precisamente em cinco distritos do centro e sul de Hunan, localidade onde ele nasceu: Xiangtan, Xiangxiang, Hangshan, Liling e Changsha. É apresentada a revolta dos camponeses como um acontecimento grandioso, que lutava contra o domínio dos homens que dominavam as pequenas cidades, entre eles os tiranos, latifundiários sem lei e os shenshis – estes últimos dominavam a localidade que viviam – como também os funcionários corruptos da cidade e os maus costumes da área rural. 
O movimento camponês é dividido em duas frentes, sendo a primeira a fase da organização e a segunda a própria revolução. As associações camponesas tornaram-se extremamente fortes, sendo os únicos órgãos de poder, onde todos os temas eram resolvidos com as presenças das associações, tirando o poder que outrora pertencia aos shensis e latifundiários. Todo tipo de assunto era resolvido pelas associações, o poder outrora pertencido aos tiranos, senshis e latifundiários, estes tentam ser admitidos pelas associações.
O autor informa que os camponeses estavam usando o antigo tipo de registro para o censo da população, que era dividido em dois tipos: regular e outro. As associações estavam intimidando as pessoas ricas, pois a inclusão no registro regular significava que elas eram pessoas de bem, jáa inclusão no outro registro as tornariam pessoas do mal. Muitos latifundiários tentam a todo custo ingressar nas associações, com medo de terem seus nomes incluídos nos registros. A classe média acredita que a revolução não iria atrair vantagens. Somente com aumento da força das associações, a classe média ingressava nestas, mas ainda não ficavam entusiasmados.
Mao Tsé-Tung mostra que as forças democráticas do campo ergueram-se para lutar contra as forças feudais, sendo estas o verdadeiro objetivo da revolução. Ele coloca a revolução em um patamar gigantesco, informando que a revolução nacional foi realizada pelos camponeses em alguns meses e foi uma proeza extraordinária que nunca em outra local tinha sido realizada. Chama os camponeses de escravos que estão lutando e vencendo os inimigos, chamando-os de devoradores de homens, e achando justas as atitudes dos camponeses. Para Mao, a Revolução de 1911 foifracassada pelo motivo que os camponeses não compreendiam que era exigida uma transformação no campo. Operando-se esta transformação, é possível realizar a luta das pessoas do campo contras os ricos. 
Interessante é a defesa que o autor faz diante das violências que os camponeses fizeram contra os senshis, latifundiários e tiranos. Defendeu que a insurreição é um ato de violência de uma classe derrubando a outra, lutou as calúnias contra-revolucionárias que denominavam a revolução camponesa como um movimento de vilões e movimento de camponeses preguiçosos. Não é a toa que o próprio Mao iria usar a violência quando comandou a China, com a justificativa do pensamento revolucionário da nação chinesa.
Mao define quatorze grandes conquistas da revolução camponesa. Entre as quais destaca a organização camponesa em associações, os golpes políticos contra os latifundiários, golpes econômicos, criação das forças armadas dos camponeses. Todos esses acontecimentos sempre contra os homens ricos, latifundiários, senshis e tiranos locais. Algumas destas conquistas se destacam mais em alguns vilarejos do que em outros, como a derrubada das forças armadas dos latifundiários e a criação das forças armadas camponesas, onde teve maior destaque em Hunan, sendo este local o movimento camponês se desenvolveu muito bem. 
A força da revolução camponesa é bastante reforçada no pensamento de Mao Tsé-Tung, mostrando que a destruição da autoridade dos latifúndios é fundamental na empreitada. No texto, o autor descreve sob sua ótica e opinião pessoal como iniciou e como se desenrolou a revolução camponesa na China, o que deve ser desconfiado do que se escreve, mesmo assim trata-se de um importante documento a ser analisado e estudado para entender-se China contemporânea.

Outros materiais

Outros materiais